Síndrome 47

Também conhecida por Síndrome XYY, ela se caracteriza por uma aneuploidia de cromossomas sexuais. Ela ocorre quando uma pessoa de sexo masculino acolhe, em cada célula, um cromossoma extra, Y, desta forma fica com cariótipo 47, XYY. Outras designações para esta síndrome são: trissomia XYY, síndrome do super macho ou aneuploidia 47, XYY. As ocorrências giram em torno de 2 casos para cada 1000 crianças do sexo masculino

História

Síndrome 47

Síndrome 47

A descoberta desta doença, por Sandberg, ocorreu em 1961, nos EUA. Seu paciente de 44 anos tinha inteligência não abaixo da média, não possuia anomalias físicas, apresentava constituição robusta. Viveu dois casamentos nos quais teve 6 filhos, sendo 2 anormais. Uma menins portadora da síndome de Down, a outra menina que não possuia os órgãos internos sexuais.

Outros casos foram sendo avaliados, como por exemplo, pacientes de manicômios, onde entre 197 pacientes com QI inferior a média, 7 portavam a síndrome XYY, e entre 119 doentes mentais 2 eram portadores. No ano de 1968 um homem recebeu condenação de 7 anos por homicídio sem premeditação, quando a lei vigente era de 15 anos de prisão. O autor do crime era portador da sindrome XYY e isto foi usado como atenuante. Neste mesmo ano um homem acusado pelo assassinato de uma senhora viúva foi considerado inocente, também era portador da sindrome XYY.

A síndrome

Casos

Casos

Apesar da estimativa de 2 ocorrências para 1000 nascimentos, verificou-se que entre doentes mentais e criminosos esta frequência pode chegar até 3%. Sendo assim, em muitos casos os pais de bebês em que há a identificação da síndrome 47, acabam por se tornar extremamente preocupados no que se refere ao comportamento de seus filhos.

Esta síndrome esteve associada, no passado, a comportamentos anti-sociais. Atualmente os relatos se referem a problemas comportamentais tais como, hiperatividade, distração e crises furiosas que surgem na infância e começo da adolescência, mas este comportamento agressivo não chega a se tornar um problema grave, pois as crianças aprendem a lidar com sua raiva conforme vão crescendo. Portadores desta síndrome podem apresentar doenças como: linfomas, leucemia, hipospádias e criptorquidia.

Causas possíveis

Descobertas

Descobertas

Acredita-se na possibilidade da não-disjunção paterna da meiose II, o que produz espermatozóides YY. Esta síndrome apresenta poucas anomalias físicas em função de que o cromossomo Y, relativamente falando, transporta poucos genes. Outra possibilidade seria a idade avançada da mãe. Na verdade ainda não existem fatores definidos de forma clara qanto à ocorrência desta síndrome.

Uma das descobertas, no entanto, diz respeito ao uso de fumo durante a adolescência, constatou-se que este fator esta associado ao aumento de dissomia que existe no esperma e a diminuição na qualidade do sêmen, em alguns aspectos específicos. Isto afeta a fertilidade masculina e poderá aumentar também as chances de aneuploidia na família gerando a predisposição a síndrome 47.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *