Síndrome Locked In

Esta doença é conhecida também por síndrome de encarceramento e síndrome pontina ventral, pois as lesões causadoras são, geralmente, de origem vascular, sendo assim atingem a parte ventral da ponte preservando segmentos como o pontino e craniais ou rostrais (mais altos) que fazem parte do tronco encefálico ou tronco cerebral.

Efeitos

Esta síndrome é conhecida também como um estado de deenferentização, pois as fibras motoras provenientes do córtex cerebral, neste caso, não são capazes de alcançar o seu destino, sendo que estão interrompidas na altura da ponte. Existem muitas patologias que podem ocasionar a síndrome Locked In ou do encarceramento, como por exemplo, meningite, traumatismos craniencefálicos e também esclerose amiotrófica lateral.

Caso Conhecido

Um caso bastante conhecido é do ex-editor, Jean Dominique Bauby que esteve a frente da conhecida revista Elle. Jean foi vitimado por um acidente vascular encefálico muito grave, no qual ele ficou com sequelas irreversíveis, sem falar e tetraplégico. Este estado de encarceramento se caracteriza pela consciência preservada onde a comunicação se dá apenas por meio de movimento palpebrais ou oculares.

Ex-editor

Mas Jean não se deixou abater pela situação, apesar de toda a gravidade do caso ele nos dá um grande exemplo de superação ao dividir experiências suas com relação a esta síndrome do encarceramento, ditando um livro inteiro letra a letra. Será que podemos imaginar como seja estar completamente aprisionado dentro do próprio corpo? Com certeza as pessoas acometidas por esta doença devem sofrer muitas angústias.

Outro Caso

O paciente Elias Musiris, peruano de grandes posses financeiras, proprietário de cassinos, experimentou todo o tormento causado pela síndrome do encarceramento, esteve impossibilitado de se comunicar até que Niels Birbaumer, neurocientista alemão, desenvolveu um método de comunicação inovador para estes casos em especial, com base em interface computador-cérebro. Este sistema foi testado, no passado, em pacientes acometidos por epilepsia, para que pudessem impedir a ocorrência de crises ou ataques epiléticos.

Reflexão

A síndrome de Locked In é o que há de mais próximo da idéia de morte, ou seja, estar preso em si mesmo pode ser comparado a ser enterrado ainda com vida, pois nem mesmo as mais simples sensações como, uma coceira, pode ser manifestada. Nenhum ser humano em sã consciência deseja estar nesta condição, mas entretanto muitas pessoas plenamente saudáveis se encarceram em si mesmas, são vítimas desta síndrome?

Preso

Não, são vítimas de seus ressentimentos, de sentimentos ruins, pessoas que vivem no passado atreladas a situações que já não existem mais, mas que ao relembrar faz sentir toda a dor e sofrimento daquele momento. E assim se tornam estagnadas, se negam a seguir adiante e criar novas formas de se comunicar com o mundo, com a vida. A história de Jean Dominique Bauby se transformou em um filme chamado “O Escafandro e a Borbleta”. Vale a pena assistir para reavaliar nossas posturas diante da vida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Amigo, gostei da abordagem do tema, eu peguei algumas informações que estão endo muito útil porem me falta a referencia!

    atenciosamente.
    Rafael

    Rafael Nascimento 1 de outubro de 2011 2:08

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *