Terçol Pega?

Culturalmente, a nossa população sempre cria mitos e tabus sobre algumas doenças, baseada apenas na especulação. Uma delas diz respeito a uma inflamação glandular que atinge as pálpebras, perto da raiz dos cílios, mais conhecida como Terçol.

Cientificamente, o Terçol é conhecido como Hordéolo, mas também é conhecido, popularmente, como belezinha, viúvo, treçolho, terçolho ou treçol.

Terçol Pega?

Terçol Pega?

Ao contrário do que se fala não pega, ou seja, não é contagioso. A inflamação glandular produz uma secreção sebácea que afeta a visão e apresentam dor e rubor, causando assim um grande incômodo.

 

A doença geralmente ocorre quando as glândulas, mais conhecidas como Glândula de Zeiss, produzem, de forma equivocada, uma substância gordurosa ou quando há presença de bactéria da família dos estafilococos, que infectam essas glândulas.

Terçol Pega?

Terçol Pega?

Os sintomas são bem característicos, como edema das pálpebras, prurido, vermelhidão, caroço, dor ao piscar e secreção purulenta. O Tratamento é simples, pois consiste na higienização da área afetada, basta aplicar um chumaço de algodão aquecido algumas vezes ao dia, e quando necessário basta usar pomada ou colírio.

Um comentário

  1. Muito obrigado por explicar como se trata estou com terçol e vou testar o chumaço do algodão aquecido obg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>