Transmissão da Pneumonia

O Que é Pneumonia?

Uma pneumonia se caracteriza como um tipo de infecção que se instala nos pulmões que são órgãos duplos que ficam localizados um de cada lado da caixa torácica. Os pulmões são componentes do sistema respiratório que também conta com faringe, cavidades nasais, traqueia, alvéolos, laringe e brônquios.

Imagem de Amostra do You Tube

Sistema Respiratório

A respiração é fundamental para a vida e esse processo se dá através da entrada do ar pelas fossas nasais em que é aquecido e depois umidificado. As fossas nasais são recobertas por cílios exatamente para essa função, pois eles retêm as partículas que são mais encorpadas de poeira. Em seguida o ar passa pela faringe, pela laringe e chega por fim na traqueia que possui anéis de cartilagem que estão dispostos horizontalmente.

A traqueia por sua vez está dividida em dois tubos que são os brônquios que irão culminar nos pulmões. Internamente nos pulmões os tubos são divididos em ramificações que vão se afinando e que terminam nos alvéolos que são basicamente bolsas pequenas e bem vascularizadas em que ocorre o processo de troca gasosa. O espaço que existe entre os alvéolos se chama interstício.

A Pneumonia e o Sistema Respiratório

A infecção que conhecemos como pneumonia como pode acontecer na região dos alvéolos e também nos interstícios. A doença pode ser mais grave em crianças e idosos e exige cuidados mais intensos. Quando as pneumonias são tratadas corretamente não resultam em sequelas.

Imagem de Amostra do You Tube

Causas da Pneumonia

As pneumonias acontecem quando um agente infeccioso ou irritante penetra no espaço alveolar (o local em que ocorre a troca gasosa). Esse espaço deve estar sempre bastante limpo e nada deve impedir que ocorra o contato entre o sangue e o ar. O tamanho da superfície alveolar dos pulmões de um adulto que precisa ser mantida limpa é bem grande.

Quando uma bactéria, um vírus, um agente que pode causar irritação ou mesmo uma substância estranha penetra essa área acarreta numa reação inflamatória que é a pneumonia. O objetivo dessa reação é colocar para fora o agente invasor.

Tipos de Germes Que Causam a Pneumonia

Em geral as pneumonias podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos, substâncias inorgânicas e também por reações alérgicas. O tipo de pneumonia mais comum é aquela conhecida como pneumonia da comunidade que é um tipo de infecção causada por bactérias e para a qual é usado um tratamento com antibióticos específicos.

Uma curiosidade é que quando a causa da pneumonia é um vírus o organismo tende a eliminá-lo de forma espontânea e natural. Claro que mesmo as pneumonias causadas por vírus podem ser tratadas com o uso de medicamentos. Uma das principais dificuldades dos médicos é identificar qual é o agente causador da pneumonia. Contudo, esse diagnóstico só interessa mesmo quando é usado um antibiótico de amplo espectro.

Sintomas da Pneumonia

O sintoma mais destacado da pneumonia é a febre alta que costuma passar dos 38°. Vale a dica de que febres mais baixas que precisam do uso do termômetro para ter certeza do estado febril não se configuram num sintoma de pneumonia. A tosse é um sintoma comum em gripes e resfriados, mas também pode ser um sintoma de pneumonia.

Observe se a tosse vem acompanhada de outros sintomas como confusão mental, febre alta, sensação de mal estar geral, alteração na pressão arterial, secreção na forma de pus e falta de ar. Em grande parte dos casos de pneumonia ocorre degradação das células o que faz com que haja a produção de muco purulento com uma cor verde-amarelada que acaba sendo eliminada pela tosse.

Outros Sintomas de Pneumonia

Outro sintoma que pode ser causado pela pneumonia é a dor torácica, isso porque o movimento de encher e esvaziar os pulmões (próprio da respiração) dói devido a inflamação. O indivíduo ainda tem uma sensação de moleza e entra num estado de prostração que é comum em doenças infecciosas.

Esse tipo de doença tem uma evolução de quadro muito rápida, num momento a pessoa está bem e depois de somente algumas horas o quadro se agrava. Nesses casos é necessário buscar atendimento médico imediatamente.

Imagem de Amostra do You Tube

Transmissão da Pneumonia

Ao contrário dos vírus da gripe que são bastante infecciosos, as bactérias, que causam pneumonia estão no ar e não são transmitidos de qualquer maneira. Sendo assim não existe a necessidade de manter o paciente isolado. Quando a medicação antibiótica está correta o quadro de febre e de toxemia costuma melhorar entre três e quatro dias.

Já os sintomas podem desaparecer entre sete e dez dias contando do começo do tratamento. Pode acontecer de a radiografia mostrar o agente infeccioso infiltrado no paciente até um mês depois que ele já está curado. Isso faz com que a cura seja determinada primeiro através do exame clínico e em segundo plano pelo exame radiológico.

Pneumonia – Marcadores de Gravidade

Tem casos de pneumonia que podem ser tratados em ambulatórios, contudo, a doença tem alguns marcadores de gravidade que compõem escores e são representados por dados objetivos para fazer a avaliação do paciente. No caso de pacientes idosos pode ser necessária a internação em especial quando há febre alta ou mesmo alterações clínicas que são causadas pela própria doença dentre as quais estão dificuldade para respirar, comprometimento da função dos rins bem como da pressão arterial e oxigenação mais baixa do sangue.

Fatores de Risco da Pneumonia

Imagem de Amostra do You Tube

Existem alguns fatores de risco da pneumonia sendo que o principal e o mais frequente é o fumo. Pessoas que fumam tem um risco maior de desenvolver a doença uma vez que o fumo já acarreta numa reação inflamatória que torna mais fácil a entrada de agentes agressores nos pulmões. Em seguida vem o álcool, pois pessoas que bebem comprometem a sua imunidade e tem a sua coordenação do sistema respiratório menor.

Também consiste num fator de risco a existência de uma doença pulmonar pré-existente como, por exemplo, a bronquite crônica que é bem comum em pessoas que fumam. Podemos acrescentar a lista de fatores de risco, embora com menos peso, o comprometimento do sistema imunológico que torna mais fácil o surgimento de pneumonias.

7 comentários

  1. nossa muito bom, interessante e educativo …me ajudou no trabalho de ciências.

  2. Eu gostei tem como pode pegar e tal maiis tinha que ter como se previnir

  3. nossa e muito interesante mim ajudou do meu trabalho de ciencia.
    GOSTEI MUITO…..

  4. muito bom….bjs e parabéns para quem tirou nota boa nesse trbalho de ciências pq esse sait ajudou muito

  5. Nossa mim ajudou mto com meu trabalho de ciências ,foi até divertido fazer ^^

  6. ela e muito entereçante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>