Transmissão da Pneumonia

Uma das doenças que mais assusta quando falamos de infecto contagiosas é a pneumonia. Com sintomas bem semelhantes a gripe, ela sabe se disfarçar bem no meio e por isso tantos problemas para identificar e não contaminar os outros. A pneumonia é causada por um agente infeccioso como bactérias, vírus, fungos ou reações alérgicas. Mas, diferentemente do vírus da gripe, a pneumonia não é transmitida facilmente, porém não é impossível.

Transmissão da Pneumonia

Transmissão da Pneumonia

Uma das formas de transmissão que mais costumam acontecer é através do contato com pessoas doentes ou que carregam a bactéria na garganta e que a partir de gotículas respiratórias do nariz ou boca de uma pessoa infectada passa a outra pessoa o vírus. Muitas crianças, mesmo quando não estão doentes, carregam essa bactéria na garganta e não desenvolvem a doença.A pneumonia bacteriana pode levar à morte quando os sacos de ar nos pulmões se enchem de pus e outros líquidos o que faz com o que o oxigênio tenha dificuldades para alcançar o sangue.

Transmissão da Pneumonia

Transmissão da Pneumonia

A pneumonia pode começar subitamente: a pessoa pode sentir fortes tremores de calafrio e outros sintomas como febre alta, tosse, falta de fôlego, respiração rápida e dor no peito.Geralmente, a pneumonia inicia após a inalação de microrganismos para o interior dos pulmões, mas, algumas vezes, a infecção é levada aos pulmões através da circulação sanguínea ou migra aos pulmões diretamente a partir de uma infecção próxima.Bactéria da Pneumonia O Mycoplasma pneumoniae, microrganismo semelhante às bactérias, é uma causa particularmente comum de pneumonia em crianças maiores e em adultos jovens, porém alguns fungos também causam pneumonia.Outros fatores que causam a doença é que alguns indivíduos são mais suscetíveis à pneumonia que outros. Quem abusa do álcool e do tabaco ou possui doenças como a insuficiência cardíaca e a doença pulmonar obstrutiva crônica também está mais suscetível à doença.

Transmissão da Pneumonia

Transmissão da Pneumonia

A pneumonia também pode ocorrer após uma cirurgia abdominal, após um traumatismo, sobretudo um traumatismo torácico, em decorrência da respiração superficial resultante, do comprometimento da tosse e da retenção de muco.Um estudo publicado por cientistas holandeses no ano passado, durante a conferência Society for General Microbiology´s, apresentou que a bactéria da pneumonia (Streptococcus pneumoniae) só pode ser transmitida por pessoas infectadas pelo vírus da gripe. Isso porque em pessoas gripadas, a bactéria ganha mais facilidade em se locomover a outras partes do corpo, provocando não só pneumonia e meningite como também septicemia, mais conhecida como infecção generalizada.O artigo dos cientistas destaca que o vírus da gripe facilita o contágio com as doenças causadas pela bactéria da pneumonia, pois pode fazer com aqueles vírus que ainda não tinham sido colonizados fiquem mais suscetíveis à infecção por pneumococos, alterando a imunidade do ser humano.

7 comentários

  1. nossa muito bom, interessante e educativo …me ajudou no trabalho de ciências.

  2. Eu gostei tem como pode pegar e tal maiis tinha que ter como se previnir

  3. nossa e muito interesante mim ajudou do meu trabalho de ciencia.
    GOSTEI MUITO…..

  4. muito bom….bjs e parabéns para quem tirou nota boa nesse trbalho de ciências pq esse sait ajudou muito

  5. Nossa mim ajudou mto com meu trabalho de ciências ,foi até divertido fazer ^^

  6. ela e muito entereçante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>