Trombose

É uma doença perigosa pois é resultado da formação aguada de um coágulo nas partes mais profundas das veias das pernas, que quando diagnosticada tardiamente podem incapacitar o indivíduo e em alguns casos levar até o óbito. Num dos países mais desenvolvidos do mundo, os Estados Unidos, há registros de 600 mil casos anuais com 80 mil óbitos.

Profunda

Sinais da Trombose

Geralmente os sinais da trombose aparecem em uma das pernas, localizada na região da panturrilha (a chamada batata das pernas) onde uma sintomática clínica geralmente aparece com dor, inchaço e uma intensa vermelhidão na coxa ou na perna. Outros sinais de trombose que denotam uma maior gravidade da situação é quando há uma elevação de temperatura e a rigidez dos músculos, onde deve ser procurado rapidamente um profissional de saúde para fazer o tratamento adequado, sob pena de reverter para uma embolia pulmonar.

Consequência Fatal

A trombose em si não é uma doença que mata o indivíduo e sim a consequência que ela traz para o indivíduo que é a embolia pulmonar. Essa consequência ocorre devido ao desprendimento do coágulo das área venosas da perna, subindo faz a obstrução dos vasos sanguíneos dos pulmões, causando falta de ar, arritimia cardíaca a diminuição vertiginosa da pressão arterial, e por fim, o inevitável óbito.

Venosa

Doença Traiçoeira

Devido a não causar alarde enquanto está na sua fase inicial, a trombose é uma doença que geralmente é diagnosticada apenas quando há alguma complicação mais séria da doença, e nem sempre é possível fazer um tratamento adequado quando a situação é grava, chegando casos em que o melhor a fazer é cortar o mal pela raiz e amputar a região afetada. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, o importante para que este quadro seja revertido é o lançamento de campanhas de conscientização e informação da população em geral, pois há um perfil identificado do grupo de risco que pode ser acometido pela Trombose e se essas pessoas passarem pela informação ao invés de ir ao médico apenas quando está no estágio final da doença, os números seriam bem melhores.

Fatores de Risco

A trombose é uma doença que acomete as pessoas geralmente após o passar dos 40 anos, com sua incidência sendo aumentada cada vez mais com o passar dos anos. As pessoas com varizes e que geralmente são obesas têm propensão enorme a este tipo de problema. Outro fator que influi negativamente na conta da trombose é a hereditariedade e complicações quanto à coagulação do sangue, pois qualquer anormalidade nesse sentido pode provocar o início da doença.

Trombose

Síndrome de Viajante

É curioso perceber que grande parte das pessoas vítimas da doença são pessoas que submetem os membros inferiores a um grande estresse, como longos períodos sentado numa posição pouco confortável, como a classe econômica dos aviões. Devido a essa peculiaridade, a trombose ficou conhecida neste ponto como Síndrome da Classe Econômica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>