Vigorexia

Muitas pessoas hoje em dia são diagnosticada com doenças que afetam em grande parte sua visão estética de diversas maneiras, e também seu comportamento perante a sociedade. Esse acaba sendo o caso de pessoas que são diagnosticas com doenças como a vigorexia, uma doença que classifica o paciente como um indivíduo que começa a enxergar todo seu aspecto físico de uma forma ilusória.

Para que fique mais claro, alguns médicos acabam em alguns casos diagnosticando seus pacientes como portadores de anorexia, apesar dos sintomas da vigorexia nem sempre estarem relacionados à anorexia. Esse tipo de situação acaba ocorrendo em alguns diagnósticos devido a possibilidade de distúrbio de imagem que ambas doenças podem causar no paciente.

Geralmente, as pessoas que sofrem de vigorexia, acabam se enxergando de uma forma completamente diferente da real, podendo essa visão ser alterada para uma visão de um corpo desnutrido, quando não existe esse tipo situação real, e também, a visão de um corpo considerado obeso.

Esse tipo de visão errônea do próprio corpo, pode fazer com que além da vigorexia, outras doenças sejam desenvolvidas no âmbito mental desse paciente, como é o caso de ansiedade e também depressão, além de desenvolvimento de distúrbios alimentares como compulsão alimentar.

Existem geralmente dois tipos de classificações existentes da vigorexia, que se dividem referentes aos comportamentos e sintomas desenvolvidos a partir do avanço da doença, como a vigorexia classificada a partir do treinamento excessivo e também a utilização ilegal de certos anabolizantes e a vigorexia desenvolvida a partir da obsessão pela aparência física e insatisfação com o próprio corpo.

Ambos os tipos de vigorexia influenciam de forma muito impactante na vida do paciente, e como eles se enxergam perante a sociedade.

Pessoas que são classificadas com essa doença e que geralmente buscam em academias e remédios a solução para seus problemas, podem em muitos casos acabar desenvolvendo outros problemas de saúde, e em proporções consideradas muito maiores.

Quais São Os Principais Sintomas Da Vigorexia

Geralmente as pessoas que oferecem com aparecimento dessa doença em seu corpo sofrem de alguns clássicos sintomas com seu corpo de forma muito negativa. Além disso, alguns sintomas podem acabar sendo desenvolvidos no corpo do paciente, devido a sua ingestão de medicamentos ilegais para o aumento de peso, principalmente os anabolizantes, vendidos de forma ilegal em diversas academias do país.

Os sintomas considerados mais importantes no processo de análise do diagnóstico da vigorexia fazem relação com grande cansaço, insônias , e em alguns casos também o aparecimento de dores musculares por toda a região do corpo e também redução no desempenho sexual.

Com o desenvolvimento da vigorexia, alguns tipos de situações podem acabar ocorrendo, como o afastamento do individuo perante a sociedade e também a sua família, já que o mesmo poderá estar passando por um período de grande dificuldade de se aceitar na frente de outras pessoas, fazendo com que ele se exclua completamente.

Esse tipo de comportamento então, influência de forma muito direta nas relações pessoais que esses indivíduos podem desenvolver ao longo de sua vida, fazendo com que em alguns períodos o mesmo acabe preferindo se manter recluso, não se abrindo para novas oportunidades.

Como toda doença considerada de caráter mental, como a depressão, a vigorexia passou por uma época onde grande parte da população acabava não a considerando como um real problema de saúde, o que hoje já pode ser considerado praticamente extinto. Esse comportamento levou a um processo de atraso nos diagnósticos da doença e também em seu tratamento, o que é muito negativo para a saúde física e mental de muitas pessoas.

A vigorexia é assim como a anorexia, um pequeno passo para o desenvolvimento de outras doenças mentais, como a depressão e ansiedade.

O tratamento para os indivíduos diagnosticados com vigorexia são classificados como multidisciplinar, ou seja, podem envolver diversos tipos de medicamentos e também profissionais, que terão a função de avaliar e procurar um melhor tratamento para seu paciente, afim de fazer com que os sintomas da doença possam ser devidamente amenizados em seu organismo, e não atinjam de uma forma tão impactante a vida do mesmo.

Os casos onde o início de medicação é recomendado, são considerados mais graves, e que geralmente já podem estar sendo acompanhados de outras doenças mentais, para que o paciente sinta um maior alívio, e apresente também melhores resultados no tratamento da doença.

Quais São As Principais Recomendações Para O Diagnóstico Da Vigorexia

Existem alguns comportamentos que podem ser analisados no cotidiano de pessoas que sofrem de vigorexia, antes do diagnóstico de forma clínica, e que poderão fazer com que esse momento ocorra de uma forma mais rápida, gerando menos desconfortos para a vida do mesmo.

Uma das dificuldades em se observar certos tipos de sintomas da doença, acaba tendo relação com o processo de reclusão que muitas pessoas acabam desenvolvendo em certos momentos, o que dificulta o seu convívio social, e também pode diminuir as chances de uma observação por parte de outras pessoas quanto a alguns comportamentos. Por isso, é muito importante que o paciente tenha sua família ou responsável sempre por perto, para que a cada sinal considerado anormal, uma oportunidade de se levanta de suspeita sobre a vigorexia seja plantada.

Esses sintomas podem ser observados de forma superficial, como por exemplo, a necessidade compulsiva do individuo em esconder seu corpo de outras pessoas, vestindo na maioria da vezes algumas peca consideradas mais largas e longas.

O sentimento de inferioridade perante outras pessoas é também uma das características mais observadas em pessoas que sofrem de vigorexia, além de claro, a insatisfação com sua aparência física.

Alguns dos pacientes que sofrem com a necessidade de malhar de forma excessivas podem estar também em um processo de desenvolvimento da doença.

Porém, é muito importante que as pessoas que se encontram ao redor desses pacientes analisem de uma forma suave a aparição desse sintomas, e sempre relatem a algum parente ou amigo mais próximo, para que o individuo não se sinta ofendido ou outra situação desconfortável.

Apesar dessa doença poder ser classificada de uma forma rápida, por meio de análises médicas, é muito importante que a partir do momento da desconfiança de alguns comportamentos, as pessoas procurem entrar em contato com um médico especialista, que se encontrará apto para realizar o diagnóstico da doença de forma correta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *