Efeitos da Bambuterapia no Corpo Humano

Definição da Técnica

A Bambuterapia ou Bamboo Massage, é um tratamento moderno para as pessoas que procuram alternativas para proporcionar bem-estar corporal, aliando-as aos tratamentos estéticos.Essa técnica é utilizada como procedimento terapêutico, apresentando excelentes resultados, de acordo com especialistas, para problemas como flacidez, gordura localizada e celulite, devido à suas propriedades relaxantes, drenantes, modeladoras e tonificantes, entre outras.

Origem da Técnica

A técnica da massagem feita com bambus, surgiu na França, criada pelo fisioterapeuta Amsallem, indicada para tratamento do rosto e do corpo. Os bambus são parecidos com varetas, e pelo seu formato se adaptam ao corpo humano, podendo por isso ser aplicados em toda sua extensão. Com as pontas deles, o profissional realiza estímulos em pontos estratégicos de energia e áreas reflexas na face, mãos e pés.

A bambuterapia pode ser associada às outras terapias para potencializar seu efeito como, drenagem linfática, acupuntura , shiatsu, reflexiologia entre outras, possibilitando a harmonização corporal da pessoa, já que quando há um problema na estética, geralmente é resultado de um desequilíbrio energético.

Aplicação da Bambuterapia

O procedimento dura em média uma hora, em ambiente adequado para pratica da técnica, com uma iluminação fraca e música suave. O Bambu deve ser aplicado de maneira leve, com a correta pressão, para que o cliente não sinta nenhum tipo de desconforto. Inicia-se a massagem pelos pés, na sequência em todo o corpo, incluindo frente, costas e lado, e finaliza-se no rosto da pessoa.

A energia produzida pelo uso do bambu, é uma novidade, mas o efeito é igual à drenagem tradicional. O único cuidado que o terapeuta deve ter é colocar mais óleo ou creme no corpo do cliente, para que o bambu deslize sem machucá-lo.

Efeitos da Técnica

O objetivo principal da bambuterapia é realizar uma massagem relaxante, que proporcione à pessoa o alívio de tensões, ativação da circulação do sangue, drenagem, revitalização da epiderme, auxiliando no tratamento contra a celulite, e realizando modelagem corporal no indivíduo.

Para isso são utilizadas varas de bambu com diâmetros e tamanhos variados, agindo como prolongamentos dos dedos do massagista, possibilitando o alcance em todas as partes do corpo, com sensações inéditas para quem recebe o tratamento.Essa técnica é muito eficiente, de acordo com especialistas, pois oferece sensação de bem-estar a mente e ao corpo, podendo ser utilizada tanto como massagem relaxante como estética.

Contra-Indicação da Técnica

A Bambuterapia apresenta as mesmas contra-indicações de outros tipos de massagens ,como a drenagem linfática, a relaxante ou modeladora, ou seja, é necessário uma avaliação feita por um profissional especializado em fisioterapia ou estética, principalmente em pesoas que sofreram de doenças como trombose, diabetes ou câncer, nesses casos sendo aconselhável indicação médica.

Os especialistas orientam que, o ideal é usar bambus com superfície regular, que não contenham nenhum tipo de farpa que provoque danos, impedindo o suave deslizamento no corpo da pessoa. Essa técnica serve principalmente, para proporcionar ao terapeuta mais precisão e firmeza no toque,quando ele trabalha várias regiões corporais como extremidades e rosto.

Salete Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>