Quais Os Sintomas De Gripe Forte?

Saúde: Quais São Os Sintomas De Gripe Forte?

A gripe que muitas vezes é chamada também de influenza por parte da população e dos profissionais de saúde, já virou sinônimo para muitas doenças que atingem a população brasileira, isso porque ela possui sintomas muito parecidos com diversas outras doenças, dessa forma, ao menor sinal dos sintomas, a frase automática mais comum é algo do tipo “olha deve estar com uma gripe”, mas você sabia que nem tudo é gripe, inclusive a gripe é confundida com muitas enfermidades e principalmente com o resfriado, que ao contrário do que muitas pessoas pensam, os dois não são a mesma coisa, esse talvez seja um dos maiores erros da população brasileira em relação a essas doenças “comuns”.

A principal diferença mesmo entre a gripe e o resfriado, talvez seja o fato de que o resfriado tem os seus sintomas em níveis muito mais leves e reduzidos, mas a gripe quando surge na grande maioria das vezes é mais forte e também mais duradoura em relação ao tempo de permanência no corpo das pessoas. Essa informação, esse esclarecimento é dado pelo próprio Ministério da Saúde em sua página oficial, cujo endereço eletrônico é o seguinte: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/35481-voce-sabe-a-diferenca-entre-gripes-e-o-resfriado.

Entrando neste endereço você terá acesso irrestrito, não somente à conteúdos sobre a gripe e o resfriado, mas também a conteúdos informativos sobre diversas doenças e enfermidades, como a dengue, o Covid 19 (corona vírus), entre outros. Essa página do Ministério da Saúde brasileiro existe a muito tempo, recentemente ela tem estado muito mais desorganizada e com notícias desordenadas, mas ainda assim é um canal de informação para a população que quer ter um esclarecimento de maneira mais simples e sem muitos detalhes ou aprofundamentos.

Normalmente os primeiros sintomas desse tipo de enfermidade que aparecem em uma pessoa são a dor de cabeça de moderada a forte, o nariz que pode estar escorrendo com coriza, em consequência disso começam a aparecer também o quadro de espirros com ou sem coriza, assim como a dor no corpo em geral marca presença nesse quadro que todos gostaríamos de evitar, o ponto é que esses sinais são como se fossem o primeiro sinal de alerta de que alguma coisa não está certa no organismo de uma pessoa e dependendo da maneira que eles aparecem, podem ser também indicativos diretos sobre o que ela tem realmente.

Especificamente a gripe (também chamada de influenza) tem alguns sintomas tal como o aparecimento de febre, que na maioria das vezes não é leve, pelo contrário, é inclusive bem alta. No caso da gripe é bem comum que o primeiro sintoma que apareça seja justamente a febre, o próximo passo então é o aparecimento de dores. O ciclo das dores tem início primeiro com a dor muscular, que atinge em cheio as pessoas, afetando o corpo, sua disposição e consequentemente também a sua produtividade no período do adoecimento, logo em seguida costuma aparecer a tal da dor de garganta, essa que é tão chatinha e que pode até mesmo fazer com que as pessoas percam o gosto e a vontade de consumir alimentos, independente de quais sejam e o quão gostosos sejam, a terceira dorzinha a aparecer é a tal da dor de cabeça, que termina de tirar a disposição que a dor muscular ainda não havia tirado.

Gripe

Gripe

A ordem seguinte dos sintomas ( a ordem mais comum) é que depois apareça a coriza e uma tosse que pode ser seca, ou seja, sem a eliminação de secreções. No entanto, dentro todos os sintomas mencionados, aquele que pode gerar mais preocupação e, portanto, mais atenção é a febre, ela deve ser medida constantemente para verificar a até qual temperatura ela está atingindo, pois quando esse quadro atinge temperaturas muito altas, é preciso que a pessoa doente seja levada ao hospital imediatamente, para que no mínimo permaneça em observação da evolução dos sintomas em local próximo a aonde estão médicos que podem lhe ajudar. O tempo de duração da ocorrência de febre normalmente é de até 3 dias (ou 72 horas), passando desse prazo também é imprescindível que você procure por uma unidade de saúde mais próxima, onde deverá terá um profissional capacitado para lhe atender.

Os outros sintomas, principalmente os que são ligados a respiração, estão muito relacionados ao período normal da gripe e podem continuar existindo em até muitos dias após o desaparecimento da febre, no entanto, há um ponto de observação e atenção aqui, se os sintomas como espirros, coriza, tosse, problemas com a respiração, problemas relacionados ao trato respiratório em geral, persistirem e não melhorarem, de uma maneira contrária até piorarem é preciso ir ao médico rápido, pois isso pode significar que a gripe está passando, mas que você está entrando em um quadro de pneumonia, que por sua vez está substituindo a enfermidade anterior e como todos bem sabem a pneumonia pode se tornar uma doença bem grave e que por muito tempo foi completamente fatal se o paciente não receber o tratamento adequado para a situação.

Outras Doenças

Já comentamos sobre a gripe ser continuamente confundida com a gripe, mas ela pode ser também confundida com outras enfermidades, como por exemplo, a H1N1, como a dengue e como a própria Covid 19. Para avaliar o caso e apontar o que realmente está acontecendo com a pessoa, é preciso o auxílio de um médico e é preciso também que o paciente faça exames mais específicos, de qualquer forma, qualquer um que for o quadro médico do paciente e o seu diagnóstico, um corpo com sintomas de doença nunca é bom, é preciso viver com saúde e fazer o possível para mantê-la intacta e em níveis altos. Então não demore em procurar um médico, em alguns casos é realmente verdadeira aquela frase que quanto mais rápido melhor, além disso, é bem melhor prevenir de piorar do que esperar a doença ficar ruim e depois procurar ajuda.

Vacinação

Atualmente o nosso país oferece a vacina da gripe, ela não é cobrada na maioria dos casos e é distribuída de forma completamente gratuita nos postinhos de saúde espalhados pelo Brasil. Apesar de também ser oferecida de forma paga pelo cliente em clinicas particulares brasileiras, até porque as campanhas de vacinação não comtemplam todos os grupos de pessoas e de faixa etária ao mesmo tempo, o foco principal hoje é na vacinação gratuita. As prioridades de tomar essa vacina normalmente são dos idosos e das criadas primeiro e depois vem os outros grupos, sendo que as profissões de risco e profissionais que atuam em condições especiais como os professores, algumas vezes tem as prioridades no sistema único de saúde (o SUS) em relação à essa vacina.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *