Descoberta Super Bactéria Perigosa

Os médicos do mundo inteiro estão pedindo alerta dos governos e a criação de um sistema de vigilância de abrangência internacional durante os próximos meses, devido a um tipo de bactéria super resistente.
A bactéria é conhecida como ‘NDM-1’ (metalo-beta-lactamase 1 de Nova Délhi) e provou ser resistente a vários tipos de antibióticos conhecidos.
A nova bactéria se origina da Índia e representa uma ameaça global de saúde, segundo vários cientistas.

Bacteria

Embora os cientistas saibam da periculosidade da bactéria, eles não sabem com certeza se ela poderá se espalhar e causar danos reais à saúde das pessoas, mas pedem que os governos criem sistemas de vigilância para evitar epidemias causadas pela bactéria.

Eles sugerem ainda que todas as pessoas que forem atendidas em sistemas de saúde ao redor do mundo e principalmente nos países próximos a Índia (e inclusive neste país) e que não tenham um diagnóstico confirmado para outra doença devem ser examinadas.
O maior problema da super bactéria é que ela é resistente a quase todos os tipos testados de antibiótico, o que significa que uma epidemia provocada por ela poderia tomar proporções trágicas.

Super Bactéria

Países como França, Japão, Cingapura e China já estão tomando medidas preventivas contra a nova bactéria. No entanto, os cientistas não sabem quanto tempo levará para que a bactéria se espalhe e que danos ela pode provocar.

O Dr. Patrice Nordmann (professor de microbiologia na Faculdade de Medicina do Sul de Paris) ressalta a índia é um país superpovoado, onde nem todas as pessoas possuem acesso a água potável e tratamento adequado, e que por isso é o local ideal para o início de uma grande epidemia que pode chegar aos outros países rapidamente.

Resistente

Nordman discursou como participante da 50ª Conferência Intercientifica sobre Agentes Antimicrobianos e Quimioterapia, conferência ocorrida em Boston nos Estados Unidos. O evento reuniu 12 mil especialistas.

A primeira vez que a super bactéria foi identificada foi em 2007, na Grã-Bretanha. No entanto, a bactéria e suas variações provavelmente se originaram na Índia.
A NDM-1 se mostrou extremamente resistente a vários tipos de antibióticos, inclusive aos carbapenemas, que são reservados para emergências ou para o tratamento de infecções multirresistentes.

Vítimas

A bactéria já foi encontrada em três estados dos Estados Unidos, em pacientes que receberam atendimento médico na Índia. O Canadá também apresentou casos. Os casos de infecção na índia já estão generalizados.
Nenhum dos casos conhecidos de infecção pela nova bactéria resultou na morte do paciente.

Antibioticos

Os cientistas e médicos pedem que as pessoas parem de tomar remédios antibióticos sem prescrição médica, ou que parem de pressionar os profissionais para que os receitem sem motivo, pois a tendência é cada vez mais bactérias imunes a tratamentos antibióticos surjam, colocando várias vidas em risco.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • As informações que constam são muito importantes,eu estava buscando informações para repassar a meus alunos em termos de alerta,é uma maneira de não deixar que esse mal se espalhe,mesmo porque não temos outra forma de combatê-la a não ser pela prevenção.Gostei bastante.

    Helena Cordeiro 9 de novembro de 2010 2:13
  • Olha, eu achei bem interessante, onde constam bastante informações, que alem de servirem como alerta, conscientizam as pessoas sobre como se proteger e sobre o uso indiscriminado de antibióticos. Mas gostaria de algumas informações extras em relação as novas superbactérias que estão surgindo, quais os sintomas que se apresentam na pessoa infectada e entre outras, mas a matéria está bem informativa. Obrigado pela atenção.

    Ronimar de Oliveira 5 de Abril de 2011 23:48
  • Gostaria, de obter mais informações sobre os sitomas dessa nova bacteria, e vejo que quase tudo esta relacionado com a higiene precissamos concientizar mais a população.Em todos os banheiros dos shoppins a de feirantes e nas propagandas de tvs radios, no sites,yorkut onde se encontra os jovens. E causar um impacto.Todos sabemos que temos que ter higiene em tudo, mas precissamos,sembre de lembretes, os lembretes as vezes pesa na nossa conciência. no corre corre da vida. é importante.Mesmo assim adorei as informações.

    cristina 5 de junho de 2011 17:25
  • eu tambem axei interessante tava a fazer uma pesquisa sobre o assunto e encontrei obrigado pela ajuda

    nuno 4 de novembro de 2011 11:42
  • Minha mãe esta internada no hospital Adão Pereira Nunes e é portadora desta bactéria. Ela esta sendo tratada mais o caso é muito grave e com risco de morte. A bacteria foi transmitida no próprio hospital.

    Paulo Freire 9 de setembro de 2016 23:57

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *