Obesidade Afeta Mais as Mulheres

Falta de Hábitos Saudáveis

Segundo dados do Ministério da Saúde, a obesidade atinge cerca de 14 por cento das mulheres brasileiras, tendo esse número um aumento de 8 por cento em quatro anos. Essa elevação desse percentual, deve-se principalmente a falta de hábitos salutares, como a prática de exercícios físicos e uma dieta equilibrada.

Segundo uma pesquisa realizada, quase 50 por cento das brasileiras, tem excesso de peso corporal com índices alarmantes, pois apontam para a gordura no organismo humano, sendo as mulheres as mais afetadas pelo problema.

Dados Estatísticos da Pesquisa

A pesquisa revelou que a maior parte das mulheres com problemas de obesidade se encontravam na idade entre 55 a 64 anos, depois de um ano, a faixa etária onde essa situação se tornou mais presente, foi em jovens entre 18 e 24 anos. No ano de 2008 o índice de percentual nessas últimas, era de mais de três por cento e em 2009 esse número praticamente dobrou.

Obesa na Rua

Obesa na Rua

Percentual de Brasileiras Obesas

Um dado alarmante apontado pelos registros estatísticos é que o índice de obesidade aumenta todo ano. No ano de 2006, quando o estudo teve início, o percentual era de 11 por cento, crescendo em quatro anos para 22 por cento. Em média 42 por cento das mulheres no Brasil estão acima do peso ideal.

Segundo alguns especialistas, esse número é preocupante, pois indica um crescimento bastante significativo de obesidade em nosso país, embora haja uma taxa de sobrepeso na população desde a década de 70 em todos os outros países. Esse índice alarmante, pode ser uma tendência comportamental dos brasileiros, onde com o aumento de seu poder aquisitivo, houve também uma alteração nutricional, onde a pessoa pode comer mais quantidade de alimentos, mas às vezes de forma incorreta.

Sedentarismo e Alimentação Inadequada

Com o desenvolvimento financeiro da pessoa, ela compra mais produtos, que podem contribuir para o seu sedentarismo, como só andar de carro, ou ficar muito tempo parada diante da televisão ou do computador.

Além desse aspecto,houve um aumento do consumo de doces industrializados, provando que a nutrição não é somente um fenômeno de ingestão alimentar, mais que isso, é cultural, pois os indivíduos em geral, tanto do sexo feminino quanto masculino, apesar de possuírem condições financeiras para consumirem o que quiserem, não são educados para se alimentarem com comidas saudáveis, ingerindo alimentos ricos em gordura que levam à obesidade, e que podem causar comprometimentos na saúde deles como hipertensão e diabetes.

Prevenção do Problema

Segundo especialistas, várias ações associadas podem ser conduzidas, na prevenção da obesidade. Para isso, é necessário um investimento em programas que estimulem a prática de exercícios físicos,alimentos saudáveis, e principalmente, a educação para a saúde, que é um fator fundamental para prevenir esse problema, que não é só brasileiro, mas sim mundial.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *