Sintomas e Tratamentos do Joanete

O joanete é uma saliência óssea da articulação na base do dedão do pé, o que o força a ir de encontro aos outros dedos. A área do pé pode tornar-se vermelha, inflamada e causar dor.

Joanetes são hereditários e não há como prevenir o problema. Entretanto, muitos médicos afirmam que o balé pode agravar o problema. Segundo eles, os ossos se adaptam aos movimentos da dança.

Imagem de Amostra do You Tube

Você pode não ser capaz de prevenir os joanetes, mas pode impedi-los de causar desconforto, seguindo vários procedimentos simples. Confira as dicas e seguir e saiba o que fazer para que os seus joanetes incomodem o menos possível.

Um Problema Progressivo

Como dissemos, o joanete é hereditário, mas você provavelmente nunca viu um bebê com joanetes. Isso porque ele começa com uma inclinação do dedão do pé, que vai gradualmente mudando o ângulo dos ossos ao longo dos anos, formando a elevação característica, que vai ficando cada vez mais proeminente.

Os joanetes são mais frequentemente causados por um defeito genético na estrutura mecânica do pé. Na verdade, não é o joanete em si que é herdado, é o tipo de pé, que pode ser mais ou menos propenso a desenvolver joanetes.

O osso protuberante pode demorar mais ou menos tempo para aparecer, irá depender da forma como a pessoa trata seus pés. Se passa muito tempo em pé, com calçados apertados, se pratica alguma atividade como o balé, por exemplo, etc.

Se você tem casos de joanetes na família e o problema não se desenvolveu em você, cuide para que demore mais tempo. Use calçados confortáveis na maior parte do tempo e evite, ao máximo, calçados de bico fino.

Sintomas dos Joanetes

Os sintomas mais comuns dos joanetes são:

  • Dor no local
  • Inflamação e vermelhidão
  • Sensação de queimar
  • Possível dormência

Os sintomas ocorrem mais frequentemente quando se faz uso de sapatos que apertam os dedos, como calçados com biqueira ou saltos altos. Isto pode explicar porque as mulheres são mais propensas a ter os sintomas do que os homens. Além disso, passar longos períodos de tempo em pé pode agravar os sintomas dos joanetes.

Diagnóstico dos Joanetes

Os joanetes são aparentes, a proeminência é visível na base do dedão do pé ou na outra lateral do pé. No entanto, para avaliar com precisão, o ortopedista pode solicitar radiografias para determinar o grau da deformidade e avaliar as mudanças que ocorreram.

Como os joanetes são progressivos, não têm cura, e provavelmente irá piorar com o tempo. Mas nem todos os casos são iguais – alguns joanetes progridem mais rapidamente do que outros. Uma vez que seu cirurgião avaliou o seu joanete, um plano de tratamento que seja adequado às suas necessidades pode ser desenvolvido para controlar o problema.

Fatos Sobre os Joanetes

Fato 1: Os joanetes são causados ​​pelo desalinhamento articular.

Os joanetes são o resultado de desalinhamento das juntas do dedão do pé. Quando a articulação ficar desalinhada, o dedão vai em direção aos outros dedos. Isso faz com que o osso na base do dedo do pé se sobressaia, formando um calo ósseo.

Fato 2: Os joanetes não são causados ​​por saltos altos.

Muitas pessoas culpam os saltos altos e outros sapatos apertados por seus joanetes. Apesar de sapatos apertados ajudarem a agravar a dor de um joanete, eles não são a causa. Joanetes podem ser hereditários ou podem aparecer após uma lesão no pé.

Fato 3: Sem tratamento, o joanetes vai piorar.

Se você tem um joanete que não está lhe causando dor, é muito importante agir agora antes que piore. Ao longo do tempo, os joanetes podem se tornar maiores e mais dolorosos. Eles também podem dificultar que você encontre sapatos que se encaixem corretamente aos seus pés.

Fisioterapia

Fisioterapia

Tratamento do Joanete Sem Cirurgia

Mesmo que seja um problema sem cura, é possível amenizar os sintomas e impedir que o joanete se agrave com alguns cuidados. Confira.

  • Sapatos: Usar o tipo certo de sapatos é muito importante. Escolha sapatos que tenha a parte da frente com espaço suficiente para comportar os dedos sem apertar.
  • Protetores: Usar protetores sobre a área do joanete pode ajudar a minimizar a dor. Eles são feitos em material macio e podem ser encontrados em lojas de calçados ou de produtos ortopédicos.
  • Evitar Atividades Desgastantes: Evite atividades que causem dor nos joanetes, inclusive ficar em pé por muito tempo.
  • Medicamentos: Converse com o seu médico e pergunte se ele pode te receitar algum medicamento que ajude a reduzir as dores.
  • Compressa Fria: Aplicar compressas frias nos joanetes pode ajudar a reduzir as dores.
Imagem de Amostra do You Tube

Quando a Cirurgia é Necessária?

Se os tratamentos não-cirúrgicos não conseguem aliviar a dor e quando o incômodo começa a interferir nas atividades diárias, é hora de discutir as opções cirúrgicas com o seu médico. Juntos, vocês podem decidir se a cirurgia é melhor opção para você.

Uma variedade de procedimentos cirúrgicos está disponível para o tratamento de joanetes. Os procedimentos são projetados para remover o “galo” do osso, corrigir as alterações na estrutura óssea do pé, e corrigir alterações de tecido mole que também podem ter ocorrido. O objetivo da cirurgia é a redução da dor.

Para escolher o procedimento ou a combinação de tratamentos para o seu caso, o médico irá levar em consideração a extensão de sua deformidade com base nos resultados de raios-x, sua idade, seu nível de atividade e outros fatores relevantes. A duração do período de recuperação irá variar, dependendo dos procedimentos realizados.

A Importância de Se Tratar Com um Médico Experiente

A chave para o sucesso dos tratamentos, sejam eles cirúrgicos ou não, é escolher um médico experiente. Um profissional qualificado irá te oferecer as melhores opções para que o seu problema seja resolvido sem riscos para a sua saúde.

Imagem de Amostra do You Tube

É aconselhável escolher um cirurgião que realize a cirurgia em um hospital preparado para este tipo de procedimento, que lhe dê expectativas realistas e demonstre um compromisso com os cuidados pós-operatórios e uso de órteses.

As chances de um joanete voltar após a cirurgia são muito menores se você escolher um cirurgião experiente que possuir esses atributos. Além disso, seguir todas as instruções pós-operatórias, comprometer-se a um programa de terapia eficaz, e utilizar órteses personalizadas nos pés vai ajudar a aliviar a dor e melhorar a sua qualidade de vida.


Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Comentários

  • Boa tarde, há já alguns anos que tenho um joanete no pé direito junto ao dedo maior, nunca me deu problemas em termos de dor, só no estrear um calçado novo é que doía um pouco, no entanto hoje acordei durante o repouso com o referido joanete e respectivo dedo inchados, causando uma dor insuportável mesmo deitado ainda não fiz nada, apenas repouso, evitando andar . Gostava de ter mais alguma informação à cerca do assunto, os meus agradecimentos
    Manuel Simoes

    Manuel Simoes 11 de abril de 2014 16:19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *