Sistema Nervoso Central E Periferico

O sistema nervoso  é dividido em Sistema Nervoso Central (SNC) , que se subdivide em encefalo e medula espinhal, e Sistema Nervoso Periférico (SNP), que inclui  12 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos espinhais.

Sistema Nervoso

Sistema Nervoso

O cortex cerebral tem a aparência de uma substância cinzenta e é o centro das funções superiores dos seres humanos governando o pensamento, a memória, o raciocinio as sensações e os movimenttos voluntários.

Cada metade do cérebro constitui um hemisfério cerebral. O hemisfério esquerdo é dominante em 95% das pessoas, incluindo aquelas que são canhotas. Cada hemisfério tem funções específicas.

O lobo frontal está ligado a personalidade, comportamento, emoções e funções intelectuais. O lobo pariental é o centro  primário das sensações, o lobo occiptal é o centro receptor visual primário, o lobo temporal é o centro receptor auditivo.

Os danos a qualquer uma destas áreas corticais específicas produz uma perda funcional correspondente, como fraqueza motora , paralisia, perda das sensações ou distúrbio da capacidade de compreender e processar a linguagem.

Sistema Nervoso Central

Sistema Nervoso Central

O Tálamo é o Retransmissor Do Sistema Nervoso

O hipotálamo é um importante centro de controle cerebral dos sinais vitais (controle da temperatura, frequência cardíaca,  pressão arterial, centro do sono)  regula a glândula hipófase anterior e posterior.

O tronco cerebral é constituído de três áreas: mesencefalo, que é a parte mais anterior, Ponte, que contêm as fibras eferentes e aferentes e o Bulbo, que contêm todos os tratos de fibras ascendente e descendente ligando o cérebro a medula espinhal; contêm centros autonomicos vitais (respiração,coração, função gastrointestinal, além do núcleo para os VIII e XII nervos cranianos).

A medula espinhal é a longa estrutura cilindrica que ocupa dois terços superiores do canal vertebral. Além disso, é a principal via para os tratos de fibras ascendentes e descendentes que ligam o cérebro aos  nervos espinhais e a medula aos reflexos.

Já o Sistema Nervoso Periférico (SNP) é composto pelos nervos cranianos. Os nervos são feixes de fibras fora do SNC. Os nervos periféricos levam estímulos ao NSC através de suas fibras sensoriais aferentes e recebe estímulos do SNC pelas fibras eferentes.
Os nervos cranianos entram e saem do cerebro ao invés da medula espinhal. Os 12 pares de nervos suprem principalmente a cabeça e pescoço, exceto o nervo vago, que vai até o coração, núcleo respiratório, estômago e vesícula biliar

Os pares de nervos cranianos são: I – olfatório, II – óptico, III –  oculomotor, IV – troclear, V – trigêmio, VI –abducente, VII – facial, VIII – vestibulotroclear, IX – glossorafíngeo, X – vago, XI – acessório e XII – hipoglosso.

Sistema Nervoso Periferico

Sistema Nervoso Periferico

Já os nervos espinhais são compostos por 31 nervos que se originam de toda a extensão da medula espinhal e supre o restante do corpo. Eles são designados de acordo com as regiões da coluna de que se originam, 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacro e 1 coccigeo. Estes são nervos mistos, pois têm tanto fibras sensoriais e motoras, que saem da medula de modo ordenado em que cada nervo inerva um segmento específico do corpo.

Refêrencia:

JARVIS, C. EXAME FÍSICO  E AVALIAÇÃO DE SAÚDE. Cap 21. 3 ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>