Equilíbrio Emocional
Quando as pessoas estão passando por problemas pessoais, essa situação costuma influenciar indivíduos no trabalho ,e assumir uma postura adequada, é uma tarefa bem difícil. Segundo especialistas da área, há muita dificuldade em separar a vida íntima da profissional, pois esses aspectos convivem dentro de todos, os acompanhando em qualquer lugar que estejam.
Isso pode ser comprovado pelo fato da dificuldade em fazer uma tarefa laborativa, quando há preocupações de ordem financeira, enfermidades na família ou fim de relacionamentos, pois essas complicações interferem na produtividade dos funcionários. Deve-se ter cuidado para não se sobrecarregar de problemas, lidando com cada situação dentro de seu contexto próprio.
Sabendo Lidar com Os Problemas
De acordo com os especialistas, as pessoas durante o período que estão trabalhando, devem tentar dar atenção exclusiva às suas tarefas profissionais, sem se procuparem demasiadamente com seus assuntos pessoais.Também não é válido levar problemas na empresa, como reclamações de chefias ou discussões profissionais, para o lado pessoal, não recebendo a crítica ao trabalho como uma ofensa pessoal.
Os estudiosos ressaltam, que pelo fato de sermos seres humanos, essa situação é relativamente normal, de interferência de problemas particulares, nas atividades laborativas.
Os profissionais não devem tentar disssimular seus problemas, fingindo que eles não existem, pois em geral, as gerências notam que há algo de errado com ele, normalmente não sabem lidar com o problema, como ajudar seu funcionário, no entanto, podem encaminhá-lo ao departamento de Recursos Humanos, ficando, dese modo, mais fácil estabelecer uma comunicação com essa pessoa , na tentativa de aliviar sua tensão e fazê-la sentir-se importante para a Organização Empresarial em que atua.
Reação das Empresas ao Problema
Os especialistas em palestras sobre ambientes profissionais, ressaltam a importância das empresas ajudarem seus funcionários com problemas particulares. Se o indivíduo está com débitos financeiros; um adiantamento salarial talvez resolvesse a questão, porém, se for uma complicação de saúde, pode-se fazer um aconselhamento profissional para que se busque um tratamento adequado à sua situação no momento. O Departamento de Recurssos Humanos das Organizações, devem atuar como aliados dos trabalhadores, inclusive em casos de dependência química, quando eles devem ser encaminhados a uma psicoterapia.
Atuação do Profissional em Conflito
O funcionário que está com problemas pessoais, deve comunicar à sua chefia, para de alguma forma, se houver queda no seu rendimento,e com certeza sua produtividade não será a mesma, a gerência estar ciente do que ocasionou essa baixa produção.
Os especialistas sugerem para quem está passando por essa situação, tentar evitar ao máximo o isolamento ou ao contrário, a exposição excessiva, contando seus conflitos íntimos para todos dentro da empresa. Deve tentar ser discreto na condução dos assuntos particulares, e principalmente evitar chorar em público, pois afinal a pessoa está em um ambiente corporativo e muitas vêzes competitivo, não sendo o melhor lugar para expor sentimentos particulares.
Salete Dias