Filhos Favoritos

Pais sem Culpa pelas Preferências Filiais

Segundo uma especialista em psicologia norte-americana, existe um filho favorito dos pais, mas eles não devem ter sentimento de culpa por esse motivo. A grande maioria dos genitores que possuem mais de um filho, já ouviram outras pessoas perguntarem se eles amam suas crianças do mesmo modo. Geralmente reagem de forma esquiva, dificultando com essa reação a compreensão do assunto.

Filhos

De acordo ainda com a profissional, ter um filho favorito não viola nenhum código moral, pelo simples fato de uma criança não ser igual à outra. O problema não é ter um filho favorito e sim ter sempre o mesmo filho favorito.

Favoritismo e Amor

Vários pais demonstram receio em admitir o favoritismo por um dos seus filhos, que às vêzes pode surgir por uma questão de afinidade, ordem de nascimento ou até semelhança física com algum parente mais querido ou mais próximo aos genitores. Segundo especialistas, alguns responsáveis confundem amor com favoritismo, pelo medo de reconhecer o que gostam, preferindo ocultar seus sentimentos, pois acreditam na objetividade das emoções.

Favorito

Quem tem mais de um filho, deve perceber a diferença entre preferência e amor, pois a afinidade com cada filho muda, dependendo da situação, e isso não quer dizer que eles amam menos a um ou a outro, porque quando o favoritismo é rotativo, a preferência é benéfica para as crianças, pois preserva a identidade de cada uma, dando-lhes a segurança do amor de seus pais.

Admitindo a Preferência Por Um dos Filhos

Os responsáveis preferem não falar em favoritismo, pois sentem culpa se preferem um ou outro filho. No entanto, alguns psicólogos revelam que os genitores devem admitir que há um filho preferido, porém essa preferência será sempre temporária, uma vez que os pais podem preferir um filho por um período, isso não significando que eles não amam mais os outros irmãos. Um ponto sempre importante é existir diálogo entre pais e filhos, pois desse modo, ambos conseguem lidar melhor com seus gostos e opções de comportamento.

Quando a Preferência Se Torna Permanente

Os psicólogos alertam para o fato do favoritismo permanente por somente um dos filhos, que pode trazer problemas emocionais para a criança, fazendo com que ela se desenvolva em um adulto com personalidade fraca, sendo fácil de se manipular, e com dificuldade em criar uma identidade própria.

Problemas

Além disso, as outras pessoas da família também sofrem um impacto negativo, principalmente os outros filhos, que notam que nunca são os preferidos, podendo por causa dessa situação, ocorrer alguns distúrbios emocionais, como tentar imitar o irmão favorito, deixando de ser ele próprio, perdendo sua personalidade. Nesse momento os genitores que não conseguem dissociar preferência de amor, devem consultar um profissional especiallizado, para que suas crianças não venham a sofrer com seus favoritismos.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *