Valores Nutricionais do Leite Materno

Seis meses de vida

Especialistas informam que nos seis primeiros meses de vida do bebê, o leite materno é tão completo que é capaz de nutrir sozinho o organismo da criança. A OMS (Organização Mundial de Saúde), o indica pelos seus comprovados valores nutricionais, nesse período ou como complemnnto até os dois anos de idade.

Devido ao colostro, que é um líquido secretado pela mama da mulher depois do parto, e que possui um teor muito grande de proteínas, além de apresentar menos gordura e açúcar, e também ele ainda tem anticorpos, que deixam o recém-nascido protegido contra infecções e ainda ativa o funcionamento do instestino do bebê pois tem efeito laxativo.

Recomendações de Especialistas

De acordo com profissionais especializados, o leite produzido após o colostro, também apresenta nutrientes necessários aos seis primeiros meses de vida da criança, além de ser um alimento facilmente digerido. Alguns pediatras recomendam o uso de suplementos de flúor e vitamina D, a partir do quarto mês de vida, pois isso auxilia na absorção pelo organismo do bebê de cálcio.

Utilização de Aleitamento Artificial

Em média os recém-nascidos mamam a cada duas ou quatro horas no primeiro mês. Um indício de que o aleitamento está adequado é quando a criança procura o seio materno com mais frequência que antes,sendo esse comportamento típico do período de crescimento, estimulando a produção do leite da mãe de forma natural.

No entanto, apesar de todas as vantagens do leite materno, algumas mulheres optam por utilizarem mamadeiras. A alimentação láctea industrializada é capaz de suprir às demandas nutricionais, se forem usadas conforme orientações específicas.

Mamadeiras

Quanto ao leite de vaca, pediatras não aconselham sua ingestão em crianças com menos de um ano de idade, pois além de ser difícil digeri-lo, ele ainda pode causar algumas reações alérgicas. Por isso,as fórmulas feitas para as crianças, são compostas por esse tipo de leite adaptado.

Sintomas de Intolerância

Muitas crianças apresentam as reações alérgicas mesmo com o leite de vaca adaptado, e nesse caso as mães procuram recorrer às formulas feitas de soja e arroz. Os sintomas mais comuns desse tipo de problema são: Diarréia, manchas na pele e inquietação na criança. Nessa hora um médico deve ser consultado, para que ele possa identificar e tratar o problema corretamente.

Ingestão de Alimentos Sólidos

O desenvolvimento infantil é bem variável, no entanto a ingestão de alimentos sólidos, geralmente começa a partir do quarto mês, antes disso não é recomendável a ingestão, pois o aparelho digestivo da criança ainda não está preparado para recebê-los. Segundo especialistas, os bebês que são amamentados até o sexto mês podem prorrogar a ingestão de purês, papas,águas ou chás. A comida da criança deve ser escolhida entre alimentos de fácil digestão e com pouca probabilidade de desenvolver quadros alérgicos.

Ingestão

Alimentos como trigos, clara de ovo, peixes, entre outros devem ser evitados, pois podem causar intolerância alimentar. Nessa fase de transição de leite para alimento,a comida deve oferecer a quantidade necessária de enregia para que os nutrientes possam ser absorvidos pelo organismo, auxiliando o desenvolvimento. A ingestão de legumes na dieta da criança deve vir primeiro que as frutas, pois elas podem se acostumar com o sabor doce e não querer comer os de paladar salgado.

Alimentos Industrializados

Os alimentos industrializados, segundo especialistas, devem ser consumidos somente em condições especiais, isso porque determinados produtos contém açúcar e sal em sua formulação, e esses alimentos não podem ser incluídos na dieta dos bebês antes de um ano de vida, e devem ser evitados sempre que possível até os dois anos de idade.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dietas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *