Autismo
O autismo não é considerada uma doença, mas sim uma disfunção global no desenvolvimento do individuo, com caracteristicas muito típicas ao mesmo tempo de dificil diagnóstio. Apesar de desenvolver muitas pesquisas e estudos acerca do autismo, a comunidade cientifica ainda não conseguiu estabelecer as causas desse problema que chega a aingir 1 a cada 150 crianças nos Estados Unidos, em diferentes níveis de intensidade.
O Que é o Autismo?
O autismo é considerado como já dissemos, uma disfunção global no desenvolvimento do indivíduo, que reflete com a alteração comportamental, afetando a sua capacidade de estabelecer relacionamentos, de se comunicar, de responder ao ambiente de maneira apropriada, ou seja, segundo os padrões tidos como normais, no entanto uma das caracteristicas do autismo é a variedade de níveis de intensidade em que essas alterações se manifestam em cada paciente, algumas vezes se salientando o aspecto social e em outros o aspecto cognitivo.
Manifestações do Autismo e Mitos
O autismo se caracteriza pela grande variedade de manifestações e os diferentes niveis dessas manifestações, que se caracteriza basicamente por alterações nos padrões de relacionamento, de comunicação e de comportamento, além de que algumas pessoas com autismo apresentam a fala e a inteligencia preservadas enquanto outros apresentam graves problemas no desenvolvimento da sua linguagem. Em alguns pacientes o autismo pode se maniestar através de comportamentos restritos e com padrões rígidos, enquanto outros parecem distantes e fechados em sí mesmos.
No entanto muitos ainda conseguem manter uma vida social, dentro de suas restrições. As diversas variações da sintomologia do autismo são designadas como espectro autista, em virtude da imensa gama de possibilidades e associações de sintomas e manifestações. Alguns mitos que definem autistas como crianças que vivem exlusivamente em seu mundo, não brincam e não interagem com outras crianças não são verdadeiros, pois essas caracteristicas podem se manifestar em niveis diferentes.
Causas, Diagnóstico e Tratamento do Autismo
Apesar das inumeras pesquisas, estudos e investigações cientificas realizadas pelas comunidades cientificas em todo o mundo, ainda não se conseguiu estabelecer as causas do autismo, no entanto, mesmo sendo classificada como uma desordem cerebral, as suas causas são consideradas de ordem genética e ambiental. Entre as possiveis causas ambientais estão a contaminação pelo elemento mercúrio contido em vacinas, problemas gestacionais, contaminação também por chumbo e alumínio, infecção por cândida e outras possibilidades que também são consideradas.
O diagnóstico do autismo é dado pelo médico clinico associado a psicoterapeutas, assim como o tratamento inclui o uso de medicamentos associados a terapias apropriadas as características e necessidades do paciente, sendo muito importante a orientação adequada para o manejo cotidiano desse paciente, buscando sua inserção na sociedade, e a melhoria da sua qualidade de vida com maior grau de independencia e autonomia que for possivel ao seu caso.