Veja Dicas Para se Livrar do Incômodo
Começa a chegar a época do ano em que esfria, o ar fica mais seco, e os resfriados, gripes, infecções e inflamações de garganta proliferam.
Além de poder causar febre e provocar um desconforto gigantesco, a dor de garganta pode dificultar a ingestão de alimentos e causar danos às cordas vocais, se a pessoa possuir o hábito de coçar a garganta.
Para tratar a dor de garganta, tanto de origem inflamatória quanto infecciosa, analgésicos e antibióticos são utilizados – no entanto, até que os remédios comecem a fazer efeito, o incomodo vai persistir.
Para reduzir o mal estar provocado, muitas pessoas investem em receitinhas caseiras que, aliadas ao tratamento receitado pelo médico, mandam a dor de garganta pra longe rapidinho!
Dicas Para Aliviar a Dor de Garganta:
– Própolis: a própolis possui ação anti bacteriana e anestésica. Ajuda a tirar a sensibilidade do local, deixando a região amortecida – consequentemente, o incomodo é menor.
É possível encontrar diversas formas de consumir a substancia, como extratos, spray xarope, comprimido e balas.
– Água: a água geralmente é subestimada pelas pessoas. No entanto, possui um grande poder de ajudar na recuperação de doenças. No caso da garganta, a inflamação acaba fazendo com que a pessoa coce a região, provocando um ressecamente e irritação maior ainda. A água ajuda a hidratar novamente as cordas vocais, diminuindo o impacto da irritação.
– Suco de limão ou laranja: ajudam a remover as impurezas da região, auxiliando a diminuir a sensação de desconforto, as tosses e a coceira. Além disso, assim como a água, ajudam a hidratar as cordas vocais, diminuindo a sensação de aspereza na garganta.
– Menta: refresca a região e ajuda a deixar a garganta e a respiração livres e sem irritação. O inconveniente é que esse efeito não é duradouro, e acaba tão logo o alimento, remédio ou bala que contenha a menta tenha sido ingerida.
No entanto, pode ajudar muito nos momentos mais críticos, durante crises de tosse, por exemplo.
– Gargarejos: os gargarejos ajudam a limpar a garganta.
O mais comum é com água morna, sal e vinagre: a combinação é muito eficiente para acalmar a garganta. Isso porque a água morna dilata os casos sanguíneos facilitando a circulação sanguínea na região – isso contribui para diminuir a inflamação.
O vinagre e o sal possuem ação anti séptica, completando o tratamento.
No entanto, não é recomendável fazer muito, pois o ato de gargarejar pode ajudar a irritar ainda mais a garganta.
– Maçã: também ajuda a limpar a garganta, promovendo o conforto.
– Chá de alho: apesar de não possuir o sabor muito agradável, esse chá ajuda bastante na recuperação. O alho fortalece o sistema imunológico, e a água quente ajuda a dilatar os vasos sanguíneos.
Andressa Silva.