Com o avanço da idade diversos tipos de doenças e problemas acabam ficando mais propícios a serem desenvolvidos, fazendo assim com que idosos sejam mais vulneráveis a diversos tipos de doenças. A baixa imunidade dos idosos pode ser uma das principais causas de aparecimento de doenças desse âmbito, porem, o cuidado de forma antecipada com sua própria saúde pode fazer com que muitos problemas sejam evitados quando a idade mais avançada chegar.
O envelhecimento muscular é uma dessas doenças que atinge a maioria dos idosos. Apesar de ser uma doença que pode ser observada com mais frequência em pessoas acima dos sessenta anos, não é impossível que um adulto, por alguma disfunção em seu corpo, apresente também esse tipo de doença.
Porque Os Idosos Têm Mais Doenças
Quando falamos que os idosos podem apresentar uma maior taxa de doença quando comparado a adultos e jovens, isso não significa que os mesmo não possam também adoecer, e as vezes pelo mesmo motivo de uma pessoa idosa.
Quando comparado a outras idades, as pessoas que tem uma idade mais avançada, ou mesmo bebês recém-nascido, até seus dezoito meses apresentam uma maior incidência de vulnerabilidade em ficar doentes.
Os bebês acabam ficando doentes mais facilmente por seu sistema imunológico ainda estar em desenvolvimento. Como exemplo podemos observar que uma pessoa adulta quando está resfriada e fica perto de um bebê pode facilmente transmitir para o mesmo essa doença, já que o sistema imunológico do mesmo ainda não tem capacidade de combater os vírus da gripe ou resfriado. É exatamente por isso, que em épocas onde existe uma mudança de temperatura, seja para quente ou fria, a quantidade de crianças e bebês que adoecem aumenta muito.
Com as pessoas idosas, o processo imunológico é diferente, já que ao longo de suas vidas as mesmas tiveram a oportunidade de seu sistema imunológico se desenvolver. O que acontece para que pessoas idosas tenham uma maior taxa de incidência de doenças é que seu sistema de combate a possíveis bactérias e vírus ao longo de sua vida foi desenvolvido, mas como o passar da idade perdeu gradativamente seu melhor desempenho.
Todo o corpo humano é um amontoado de conjunto de células, juntamente com órgãos que desenvolvem cada um sua própria função e tecidos. Esses sistemas estão interligados e quando um deles apresenta um decréscimo ou certa falha, atinge diretamente o processo de desenvolvimento de outro.
Com os idosos, o funcionamento do sistema imunológico acaba afetando diversas partes do corpo e fazendo com que a chance de possíveis doenças serem adquiridas aumente ainda mais. O envelhecimento pode ser um problema muito sério na vida de diversas pessoas, fazendo com que doenças acabem aparecendo.
Por isso, uma vida de alimentação saudável, exercícios e atividades é muito importante, para que seu corpo se mantenha sempre ativo e propício a retardar todo o processo de envelhecimento de seu corpo, e quando o mesmo chegar, seu corpo apresente uma maior resistência a doenças que poderiam ser desenvolvidas facilmente por uma pessoa que levou ao longo de sua vida um estilo totalmente diferente, e muitas vezes sedentário.
Os idosos têm diversos tipos de doenças características de sua idade avançada e seu estado físico.
Ao longo da vida, desde o nascimento de um bebê, ele está em processo de envelhecimento, mesmo que seja difícil que recém-nascidos tenham essa característica. Por isso, a progressividade do envelhecimento é observada em toda a vida, fazendo com que diversos tipos de órgãos, tecidos e partes do corpo ao longo da vida acabe perdendo sua funcionalidade.
Os idosos geralmente conseguem observar em sua pele, cabelo e ossos. Mas além desses sistemas os músculos dos mesmos acabam apresentando uma franqueza relativa, derivada do processo de envelhecimento dos mesmos. Uma das doenças que é diretamente relacionada com esse professo se chama Sarcopenia
Sarcopenia
A Sarcopenia é uma doença que aparece em sua maioria em pessoas idosas, e é derivada do processo de envelhecimento, que acaba causando no corpo do indivíduo uma certa porcentagem de perca de músculos, ou massa muscular.
Apesar de aparecer definitivamente em pessoas com idades mais avançadas, a Sarcopenia começa a desenvolver seu processo de envelhecimento e enfraquecimento dos músculos por volta dos trinta anos de idade do mesmo. Todo o processo de desenvolvimento da doença é muito lento, tanto que seus primeiros sintomas geralmente são sentidos quando o paciente já apresenta cerca de vinte anos a mais do que quando o processo da Sarcopenia começou a ser desenvolvido em seu corpo.
Isso acontece porque após a pessoa completar seus cinquenta anos, geralmente ele acaba perdendo forças e tamanho de suas fibras musculares. Essas fibras são responsáveis pela produção, manutenção e firmação dos músculos corpóreos, e quando apresentam algum tipo de falha ou mesmo disfunção, acabam comprometendo diretamente a funcionalidade dos músculos.
Essa redução da funcionalidade dessa fibras é resultado de diversas causas, sendo uma delas a grande alteração hormonal que o corpo acaba sofrendo com o avanço da idade. Esse processo de alteração hormonal corpórea é mais observado em mulheres, já que após seus cinquenta anos, as taxas de hormônios decaem consideravelmente devido ao inicio do processo de menopausa.
O processo de menopausa em uma mulher pode ser muito difícil para a mesma, já que os hormônios são grandes responsáveis por diversos tipos de funcionalidades. A partir disso, o processo de desenvolvimento da Sarcopenia tem uma grande desenvolvimento e começa a apresentar seus sintomas de forma mais intensa.
Quais Os Sintomas Da Sarcopenia
Um dos principais sintomas que as pessoas que acaba sofrendo dessa doença é o sentimento de perda de força, geralmente nos brações e pernas.
Esse sintoma pode fazer com que possíveis quedas aconteçam e é sempre necessário estar atento para que isso seja evitado ao máximo. Além da força, o equilíbrio acaba também sendo atingido por essa doença, e assim possibilitará ainda mais que as pessoas acabem sofrendo quedas ou tropeções. Todos esses sintomas acabam afetando o individuo a subir escadas, realizar caminhadas ou mesmo algum tipo de exercício físico.
Apesar de ser uma perca gradativa, assim que os sintomas começam a aparecer ou mesmo se tornarem mais constantes, a possibilidade de fazer com que os músculos atingidos pela doença volte a sua ativa, como cerca de cinco anos atrás é muito difícil e deve ser tratado por algum especialista no caso de doenças com Sarcopenia e sessões de fisioterapia.
Formas De Evitar O Envelhecimento Muscular
Como esse é um processo que ocorre em etapas, e de uma forma muito lenta, assim que os primeiros sintomas começarem a ser sentidos, o paciente deve procurar urgentemente um médico, pra que sejam estudadas assim as melhores formas de combater a doença e o processo de envelhecimento de todo os músculos do corpo.
O processo de envelhecimento começa a ser desenvolvido geralmente após o individuo completar seus trinta anos. Além da Sarcopenia existem outras doenças que podem fazer com que esse envelhecimento muscular seja mais acentuado, e em sua maioria, o modo de combate à doença se igualam.
Dicas Relacionadas A Melhora Da Saúde
Uma das principais formas de se combater o envelhecimento do tecido muscular corpóreo é manter uma rotina de atividades esportivas recorrente. Isso fará com que seu corpo desenvolva a capacidade de combater esse processo, retardando-o o máximo possível. Existem certos exercícios físicos que acabam tendo uma função mais acentuada no combate a essas possíveis doenças. São eles exercícios onde o individuo acaba realizando uma maior força no músculo, como por exemplo o Pilates.
O Pilates pode ser muito vantajoso para esses casos, já que possibilita de forma direta o esforço muscular, para que as devidas posições da atividade sejam realizadas. Além disso, o Pilates pode fazer muito bem para outros aspectos da saúde, com problemas de colunas, ou mesmo dores musculares.
Os exercícios que são propícios para ser realizados quando essa doença já esta confirmada geralmente são especificados pelos médicos especialistas, onde inicialmente não se recomenda exercícios que possam exigir de uma forma muito intensa de seu paciente, como por exemplo musculações. De início, para o combate e paralisia do avanço da doença as atividades recomendadas são caminhadas eleves e alguns exercícios de alongamento. Com o tempo, caso o especialista recomende, essas atividades podem ser acrescentadas em outros tipos de esportes, para que o processo do envelhecimento do músculo seja assim mais combatido.
Uma boa alimentação ao longo da vida também é muito importante, já que assim poderá prevenir diversos tipos de doenças que assim que atingido a idade mais avança poderão aparecer, e fazer assim com que o idoso tenha diversos tipos de problemas. Uma alimentação rica em alimentos que possam fazer bem ao corpo é muito indicada, além disso existem diversos tipos de leguminosas que podem ajudar no processo de fortalecimento do músculo.
A alimentação de uma forma saudável, atrelada com atividades físicas e o ato de não ser uma pessoa fumante pode favorecer em grandes quantidades a prevenção do envelhecimento muscular.
O grande consumo de bebidas alcoólicas pode também fazer com que a pessoa acabe tendo maiores chances de ter o processo de envelhecimento mais atenuante.
A água é um liquido muito importante par a saúde do corpo, tem como função hidratar o mesmo, para que todos os órgãos funcionem de forma exemplar. Pessoas que acabam evitando água, ou mesmo consumindo em pouquíssimas quantidades, atreladas de outras atividades não positivas a saúde, geralmente apresentam diversos problemas de saúde, como a disfunção dos rins, bexiga e todo o sistema urinário.
Além disso, o consumo de água pode fazer com que a circulação sanguínea do corpo melhore consideravelmente. Para se obter bons resultados a partir do ingestão de água, é necessário que ao mesmos sejam consumidos cerca de dois litros por dia da mesma.
Além de dicas para se obter uma saúde mais regulada, é muito importante que o paciente esteja sempre em contato com seus médicos e com seus exames em dia, para que possíveis alterações possam ser observadas rapidamente e assim combatidas, melhorando então o processo de recuperação de possíveis problemas relacionados a saúde e bem-estar corpóreo.
Dicas Pra Retardar O Envelhecimento Dos Músculos
O processo de recuperação da longevidade dos músculos é um processo longo e necessário, já que para se chegar no estado onde o paciente tenha apercepção que algo está errado com seu corpo devido ao envelhecimento muscular, um tempo considerável foi necessário.
As sessões de fisioterapia acabam sendo uma das principais dicas realizadas pelos especialistas, já que dessa forma os profissionais poderão entender o caso e assim indicar qual melhor solução e exercícios poderão ser realizados para que haja uma recuperação muscular mais ativa.
Muitas vezes o ambiente doméstico não é favorável a pessoa que apresentam uma certa deficiência em seus músculos. Por isso, muitas vezes serão necessárias algumas adaptações que poderão fazer com que o convívio para a pessoa que estão em processo de envelhecimento muscular seja aliviado, e ela acabe assim criando uma maior independência.
Idosos que apresentam uma massa muscular mais elevada, ou seja, são obesos apresentam uma dificuldade maior em se recuperar do processo de envelhecimento dos músculos, e muitas vezes existe uma necessidade de que remédios sejam inseridos em sue cotidiano, afim de que possam emagrecer e assim avançar etapas de seu tratamento contra doenças que poderão estar surgindo a partir disso.
Como o envelhecimento muscular muitas vezes é observado em pessoas que acabam tendo sua taxa hormonal alterada, uma certa compensação desses hormônio é muitas vezes indicada pelos especialistas, para que assim possam combater o rápido avanço da doença, e fazer com que os tratamentos feito pelo paciente tenham uma melhor resultado no corpo do mesmo.
A suplementação apesar de ser muito divulgada nem sempre pode ser realizada por esses pacientes, já que na maioria dos suplementos existem diversas substâncias que podem fazer algum mal para o paciente. Porem, alguns casos específicos acabam sendo liberados, onde a pessoa não apresenta tanto intolerância a substâncias que poderiam ser nocivas ao tratamento de outros indivíduos.
O acompanhamento médico é muito importante, pois poderá fazer com que os resultados dos tratamentos sejam analisados de uma forma mais profissional e assim consiga passar uma maior segurança para seus pacientes.
O enfraquecimento dos músculos devido ao envelhecimento do mesmo pode fazer com que as pessoas que sofram dessa doenças percam seus movimentos, já que não terão forças para se locomover. Como o envelhecimento dos músculos é um processo muito lento, pode fazer com que a partir dos quarenta anos de idade, a pessoa comece a perceber alguns sintomas mais fracos em seus corpo, como por exemplo uma diminuição do total da massa magra presente no seu corpo.
Informações Sobre A Sarcopenia
A sarcopenia atinge muitos idosos, e é a principal doença quando assunto é envelhecimento e enfraquecimento dos ossos. Segundo informações de especialistas, o numero de pessoas atingidas por essa doença depois dos sessenta e cinco anos de idade pode chegar a numero exorbitantes, com cerca de quarenta por cento de incidência.
Quando a idade se apresenta mais avançada, por volta dos oitenta anos de idade, a taxa de incidência de Sarcopenia aumenta ainda mais, chegando a fazer parte do cotidiano de cerca de oitenta por cento das pessoas com essa idade.
O decréscimo da funcionalidade muscular com o tempo apresenta de forma natural uma queda, e isso é extremamente normal. O problema é observado quando essa taxa de decréscimo acaba influenciando no cotidiano do indivíduo, impossibilitando o mesmo de realizar diversos tipos de atividades físicas, ou até mesmo leves caminhadas.
A perca da massa recorrente do envelhecimento dos músculos muitas vezes não é observada, já que após a idade se apresentar mais avançada, as chances de que o paciente acabe engordando é grande. Isso ajuda a mascarar a doença, que ao longo do ano acabe fazendo com que o corpo elimine assa magra, mas que isso acabe não sendo perceptível, pois o paciente pode estar adquirindo em seu corpo gorduras.
Com essa perca de massa magra, e ganho de gordura, o paciente não irá notar nenhum problema e poderá ainda se confundir, achando que sua saúde está ótima, pois está cada vez ganhando mais peso.
A alimentação nesse processo de combate a perca de massa magra é muito importante, ainda mais quando tratamos de uma pessoa idosa. Geralmente com o avanço da idade, o sistema digestivo também pode apresentar certa retardação, e com isso diversos indivíduos deixam de consumir alimentos que poderiam fazer muito bem a sua saúde, mas que por conta de problemas digestórios não serão ingeridos. Esse é o caso de carnes, muitos idos se recusam a comer esse alimento, e assim acabam apresentando déficits de nutrientes em seu organismo que poderiam combater o envelhecimento de seus músculos.
O médico responsável pelo diagnóstico da doença de envelhecimento do músculo, quando falamos de uma pessoa idosa é o geriatra. Ele poderá encaminhar seu paciente para um exame onde será constatada ou não a presença de perca na funcionalidade do tecido musculoesquelético do corpo do mesmo.
Quando falamos de envelhecimento muscular, a doença que tá atrelada a esse conceito é a Sarcopenia. Ela nada mais é que o processo de desgaste do músculo e seu diagnostico é realizado a partir de alguns exames específicos. Os mesmos são responsáveis por indicar com o grau de envelhecimento do mesmo.
Tipos De Envelhecimento Muscular
o primeiro tipo de envelhecimento é chamado de primário. Quando após os exames esse tipo de doença é classificado no paciente, o médico será responsável por informar quais são as possibilidades de tratamentos para a doença e explicar para seu paciente que como ele foi classificado com primeiro grau da doença esse é um processo natural de seu corpo, que foi desenvolvido com o avanço de sua idade.
Já o segundo grau de envelhecimento muscular, é divido em algumas vertentes.
A primeira pode ser relacionada ao estilo de vida que o paciente levou ao longo de sua vida, como sedentarismo e falta de exercícios físicos. Todas essas causas influenciaram de forma direta para que o músculo do paciente se sentisse de forma mais confortável ao longo de sua vida, acelerando assim muitas vezes o processo de envelhecimento dos músculos.
Outra vertente do segundo grau de envelhecimento muscular é relacionada ao aparecimento de diversas doenças que acabam enfraquecendo todo o sistema corpóreo do indivíduo.
A ultima opção de desenvolvimento do segundo grau de envelhecimento corpóreo é relacionado a má alimentação do paciente, ou intenso uso de medicamentos ao longo de sua vida.
Apesar de ser muito benefício pra diversos tipos de situações de doenças que podem aparecer nos corpos dos indivíduos ao longo de sua vida, os remédios tem grande efeito colateral, e que muitas vezes pode atenção ser sentido pelo paciente, mas estar se desenvolvendo no corpo do mesmo de forma lentamente, apresentando seus resultados de forma mais intensa com o avanço da idade, como é o caso de envelhecimento muscular por conta do uso de diversos remédios ao longo da vida.
Podemos então perceber ao longo desse artigo como é importante sempre tentar manter hábitos saudáveis em todos os aspectos da vida. A alimentação é muito importante nesse caminho, e hoje em dia com os diversos tipos de alimentos industrializados e enlatados, que são cheios de substâncias altamente nocivas ao corpo humano, como corantes e sódio a atenção redobrada nos alimentos que chegam até sua residência deve ser sempre priorizada.
Os músculos são partes muito importantes de nossos corpos, e desempenham diversos tipos de funções que muitas das vezes nem percebemos, como a movimentação para que possamos falar de forma natural, sorrisos e até mesmo expressões. Quando uma pessoa idosa desenvolve o envelhecimento muscular, acaba perdendo diversas funções que nem imaginaria que fazia parte do sistema que relaciona os músculos.
Uma vida saudável é a melhor maneira de se viver, e prevenir assim com que possíveis doenças apreciam quando a maior idade seja atingida. Curtir a fase de ser uma pessoa idosa posa ser muita gostosa, onde você pode aproveitar seus netos e sua família, porém, com doenças como essas que acabam fazendo com que a pessoa não tenha tanta independência sobre seu próprio corpo pode tornar tudo mais difícil. Por isso cuidar de si mesmo é um ato muito importante e muito necessário.