Horários Adequados Para Atividades Físicas

Vantagens e Desvantagens dos Horários

Todos sabem que a atividade física é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Muitas delas escolhem os horários que lhes são mais apropriados à prática de exercicios fisicos ou esportes. Embora muitos profissionais costumem debater e investigar esse tema, até o momento nenhuma vantagem ou desvantagem para um dos períodos escolhidos foi encontrada, ou seja, depende da disponibilidade, pois muitos trabalham ou estudam e da preferência de cada indivíduo. No entanto, é preciso saber lidar com os benefícios que cada hora de treino pode trazer, para obter melhores resultados, e principalmente não comprometer a saúde corporal.

Preferência Pelo Horário da Manhã

Entre as vantagens de praticar atividades físicas, logo no periodo da manhã está a possibilidade de acelerar o organismo logo no começo do dia, fazendo com que a pessoa desperte mais rapidamente para as atividades diárias, como trabalhar ou estudar, por exemplo. As chances de recuperação do organismo costumam ser melhores, já que as refeições que serão feitas irão acontecer depois do treinamento, durante todo o dia. No entanto, é preciso algum cuidado com a alimentação antes do exercício físico, pois se a pessoa comer muito pouco ou de maneira inadequada, pode sentir-se mal, com enjôos, fraqueza e até desmaios. Isso ocorre devido à aceleração do consumo de glicose que a atividade física proporciona ao organismo, fazendo com que o indivíduo que não está bem alimentado, possa desenvolver um episódio de hipoglicemia, prejudicando também o rendimento da prática das atividades. A alimentação antes dos treinamentos deve conter os principais alimentos como proteínas, fibras, gorduras, carboidratos, mas eles não devem ser ingeridos, logo pela manhã antes do treino, pois há o perigo do refluxo gástrico e das náuseas. O organismo humano necessita de algum tempo para a digestão, antes da demanda de energia, como correr em esteiras ou praticar musculação. Especialistas aconselham esperar pelo menos uma hora, no caso de café da manhã com refeições leves, porém no almoço, onde a comida costuma ser mais pesada, o ideal é se alimentar duas horas antes das atividades.

Horário da Tarde

Segundo alguns especialistas em nutrição, o treinamento ao final da tarde, costuma ser preferido por aqueles que tem mais força, pelos vários fatores que interferem no metabolismo humano, potencializado a atividade física no final do dia. Os níveis de substâncias como cortisol e insulina, que são hormônios relacionados ao desgaste físico contribuem para essa situação, ou seja é um conjunto de fatores, já que a temperatura corporal também contribui para esse fato, sendo geralmente mais alta ao final da tarde, No entanto, essa vantagem nas exercícios físicos vespertinos, são aplicadas às atividades aneróbicas praticadas na musculação,e não são eficazes para atividades aeróbicas, como ciclismo ou corrida na esteira, que são os treinos mais procurados pelas pessoas que desejam perder peso. De qualquer maneira, a musculção também apresenta vantagens para o emagrecimento corporal, já que o aumento muscular auxilia na perda de quilos extras.O músculo, que é considerado massa magra, consome mais energia, e isso é uma característica do seu metabolismo.

Horário da Noite

Quem sofre de insônia não deve praticar atividades fìsicas à noite, pois o efeito pode ser justamente o oposto. Segundo profissionais da área, a atividade física libera endorfina, que é uma substância que causa euforia nos indivíduos, por isso aconselham esperar de duas a três horas para que o organismo volte ao ritmo natural. Outra desvantagem da pratica noturna, está relacionada a como organismo irá se recuperar, principalmente em caso de alimentação inadequada, já que no período da noite ele necessita de insulina na mesma proporção de carboidratos, levando-se em conta uma refeição realizada mais cedo. É necessário equilibrar de forma adequada não só a qualidade como a quantidade dos alimentos que são consumidos para suprir às demandas das necessidades corporais, evitando estoque energético em foma de gordura. As variações de horário dos treinamentos, em virtude de vários compromissos diários, não sugere um problema, pois a prática em períodos diversos não prejudica o rendimento do exercício. Os profissionais ainda orientam às pessoas a não esquecerem logo após o treino, fazerem alongamentos e respirarem de maneira lenta e profunda, para que o corpo desacelere e o indivíduo possa conseguir relaxar.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *