Muitos procuram cuidar de sua saúde, comer coisas saudáveis e estar em uma prática diária de exercicios físicos buscando chegar na velhice com saúde e coragem.
Pessoas com idade avançada devem procurar manter estes hábitos e ainda buscar atividades que gerem distração e momentos de prazer, uma destas atividades pode ser a dança que gera descontração e instantes de alivio de tensão.
Benefícios da Dança na Terceira Idade
Quando o indivíduo chega na terceira idade, ele tem elevadas chances de ter depressão, por se sentir mais isolado e sem uma ocupação. É por isso que buscar uma distração nessa fase da vida é tão importante. Uma das formas mais eficazes de evitar e tratar a depressão, e também os problemas relacionados à ansiedade e isolamento em idosos é por meio da dança. Essa atividade oferece uma série de benefícios para a saúde não só idosos, mas para qualquer pessoa também.
Chegar na terceira idade não quer dizer que é preciso parar a vida. Pelo contrário, existe uma série de coisas que o idoso pode fazer para se divertir. Abaixo, nós listamos alguns dos principais benefícios que a dança oferece para os idosos. Confira!
1 – Idosos Que Dançam E Que São Portadoras Do Mal De Parkinson Têm Mais Qualidade De Vida.
Essa informação é proveniente de um estudo feito pela faculdade de Medicina da Universidade de Washington, que demonstrou como a dança pode trazer tantos benefícios para as pessoas com a doença de Parkinson. A dança, hoje em dia, é tida como uma verdadeira ferramenta terapêutica, sendo muito eficaz para os aspectos abaixo:
- Eleva a autoestima.
- É bom para otimizar tanto a força quanto o tônus muscular.
- Contribui para o fortalecimento dos processos cognitivos, como é o caso da memória e da atenção, por exemplo.
- Melhora o ritmo, o andar, a flexibilidade e a velocidade.
- Diminui a incidência de quedas.
2 – Diminui Os Sintomas Relacionados Com a Depressão
Estudos já demonstraram que a dança é capaz de reduzir os sintomas da depressão em idosos. Eles passam a se sentir bem menos estressados, deprimidos e ansiosos. Até mesmo os problemas de insônia podem ser tratados em idosos que dançam.
Como se não bastasse, a dança também oferece vários outros benefícios para os idosos como, por exemplo:
- Exercita inúmeros grupos musculares.
- Estimula a memória e atenção.
- Melhora muito a atividade cardiorrespiratória.
- Promove mais qualidade de vida.
- E muito mais…
Dicas de Atividades Para Idosos
Além da dança, uma série de outras atividades podem ser desenvolvidas por idosos. Abaixo, nós listamos algumas das mais comuns e que, assim como a dança, também oferecem uma série de benefícios para esse grupo de pessoas.
- Papel colorido: essa atividade é ótima para idosos, pois trabalha questões sentimentais, em especial quando há a troca de experiências.
- Manchetes da vida: assim como a memória, pessoas idosas também têm mais chances de desenvolverem problemas de linguagem. Essa dinâmica é ótima para estimular essa parte do cérebro, pois eles contam histórias, e deixam que os sentimentos sejam externalizados. As demais atividades orais também desempenham um papel muito importante, em especial nessa fase da vida.
- Jogo da memória viva: esse jogo, como o próprio nome já diz, é excelente para estimular a memória, principalmente na terceira idade, em que a pessoa já não está com memória tão boa assim, e ainda tem mais chances de desenvolver problemas graves, que afetam o cérebro.
- Artesanato e pintura: vários idosos se reúnem para realizar lindos trabalhos de artesanato e pintura. Além de serem excelentes formas de distração, eles também desenvolvem muito a coordenação motora, trabalham a memória, exercitam o cérebro, e muito mais… É outra atividade que só traz benefícios.
Além desses exemplos, há ainda uma série de outras atividades voltadas especialmente para a terceira idade, e que ajudam tanto em aspectos físicos, quanto emocionais.