Preocupação dos Pais
Geralmente,a grande maioria dos pais não se sentem bem quando um dos filhos, mesmo na idade adulta, apresenta algum tipo de problema, sentindo-se angustiados quando não podem ajudá-los. Uma recente pesquisa revelou que, mesmo quando eles tem filhos bem-sucedidos e outros não, a preocupação em relação ao filho que é problemático não é compensada pela felicidade que outros filhos podem lhes proporcionar.
Estudo Realizado
Um estudo recente feito por profissionais especializados em gerontologia, mostrou que para os pais é extremamente difícil verificar que seus filhos estão com problemas. De acordo com os pesquisadores, ainda não havia nenhuma análise sobre como os pais eram afetados ,quando tinham filhos bem-sucedidos e outros problemáticos.
Apesar dos estudiosos esperarem resultados opostos, os dados que obtiveram foram bem consistentes sobre a questão das emoções negativas presentes nesses casos. A pesquisa foi realizada, com resultados coletados de cerca de seiscentos e trinta e três responsáveis na meia-idade.
Através de entrevistas telefônicas, eles avaliaram as conquistas de cada filho adulto relacionadas à vida profissional e familiar, sendo depois perguntados, se eles haviam passado por alguma situação problemática nos últimos dois anos. Os pais também deviam fazer uma análise do sucesso deles, em relação a outros adultos na mesma faixa etária, avaliando também seu bem-estar emocional, e se possuíam bom relacionamento com os seus filhos.
Definição do Problema na Pesquisa
Os estudiosos levaram em consideração dois tipos de problemas: Um era relacionado ao modo de vida dos filhos, e dizia respeito ao comportamento que resultava das suas ações, como por exemplo, alcoolismo, drogadição ou dificuldades econômicas. O outro identificava dificuldades emocionais ou físicas, como um problema de saúde grave ou uma deficiência.
A grande maioria dos responsáveis que participaram da pesquisa, tinha pelo menos dois filhos,um com problemático e outro bem-sucedido. Os pais que relataram que tinham maior bem-estar eram os que tinham mais de um filho com sucesso. No entanto, o fato de ter pelo menos um com problemas, já proporcionava um efeito negativo no equilíbrio emocional dos pais, mesmo que os outros fossem bem-sucedidos em todas as categorias de dificuldades.
Conclusão da Pesquisa
Os dados coletados pelos pesquisadores, levou à conclusão de que se o pais tem um filho com problemas, e outro extremamente bem-sucedido, esse fato não lhes proporciona nenhuma sensação de aumento de bem-estar, pela preocupação com o outro. O estudo revelou que essa situação acontece, porque os pais estão tão ligados a sentimentos negativos, que não percebem as sensações positivas.
Segundo especialistas, os pais não devem se envolver com os problemas de seus filhos adultos, evitando a culpa que porventura, possam sentir pelos fracassos deles, tentando ajudá-los de alguma forma. Se conseguirem se abster de situações problemáticas, com certeza se sentirão bem melhor, e mais equilibrados emocionalmente.
Salete Dias