Poupar os Filhos de Problemas
Especialistas informam que uma infância idealizada, com pais que tentam sempre poupar seus filhos de frustrações, acaba estragando as crianças, no sentido de não se desenvolverem em adultos capazes de enfrentar suas próprias dificuldades. Algumas atitudes que os pais cometem em relação a educação dos filhos, que podem trazer problemas futuros, são apresentadas a seguir:
Ausência dos Pais
Psicólogos infantis ressaltam que a ausência dos pais, por qualquer motivo, é um dos principais problemas das crianças atualmente. Quando o casal se separa, e o pai se ausenta do convívio com o filho, às vezes, estimulado pela própria mulher, que não sabe separa o papel de marido do de pai, essa situação repentina, pode com certeza causar na criança problemas emocionais.
Mais difícil ainda para o filho, é quando os pais estão presentes fisicamente, mas ausentes, pois não tentam se comunicar ou compreender as suas atitudes, levando a criança ou adolescente a um isolamento que pode trazer um transtorno emocional patológico.
Consumo Exagerado
O consumismo das sociedades modernas, também é um fator que pode estragar a educação infantil. Excesso de amor, não é dar tudo que a criança quer, e sim ensiná-la que nem sempre se pode ter tudo o que quer, e em alguns momentos será necessário fazer escolhas. Os pais são responsáveis em ensinar aos filhos, que o consumo de coisas materiais, não devem servir para preencher vazios emocionais.
Competição Entre o Casal
Profissionais especializados orientam que um dos principais problemas, que a criança pode enfrentar é a mudança na estrutura de sua família,com separações ou com pais que competem entre si ,e que não exercem controle sobre seus filhos, oferecendo presentes às crianças como forma de competição de quem é o melhor, esquecendo de dar o principal, que é o amor paterno.
Compensações
Alguns pais tentam compensar suas ausências com objetos materiais, fazendo concessões, evitando causar frustrações às crianças. Esse comportamento faz com que as crianças aprendam que se chorarem, podem conseguir qualquer coisa que quiserem.
Nutricionistas alertam para o fato de mesmo em casos, onde as crianças demonstrarem desejo de comer fora de horários estabelecidos ou alimentos não muito saudáveis, os pais devem tentar estabelecer limites, e não ceder a tudo que o filho pede. Pois o problema que pode acontecer, é quando a criança se tornar um adulto, ela não vai saber lidar com as dificuldades da vida.
Pais Inseguros
Especialistas em desenvolvimento infantil, ressaltam que quando os pais são muito inseguros, e não confiam na própria experiência de vida que tiveram, esse sentimento é transmitido aos filhos levando-os a tornarem-se adultos inseguros também. A paternidade traz implicações ,como colocar em prática crenças e convicções que os pais acham certos, e os filhos esperam que os pais relatem suas próprias experiências na condução da criação deles, ressaltando os pontos positivos que vivenciaram no processo de educação infantil.
Salete Dias