Reposição Hormonal

Terapia de Reposição Hormonal

A Terapia de Reposição Hormonal – TRH, é um tratamento para as mulheres quando entram na menopausa, no entanto a TRH é um assunto que tem gerado muita divergência entre os médicos e a comunidade cientifica, não havendo um consenso sobre a sua indicação, especialmente quando se avalia os benefícios e as contra-indicações do tratamento.

Reposição Hormonal

A Menopausa

A menopausa é um período delicado do ponto de vista físico e emocional da mulher, ele acontece quando a mulher para de ovular, ou seja, é o final de sua fase reprodutiva, que acontece normalmente em torno dos 50 anos, apesar de em algumas mulheres a menopausa pode chegar ainda antes dos 40 anos e em outras depois dos 55 anos de idade. Durante a fase em que a mulher ainda é fértil, os seus ovários produzem mensalmente os hormônios estrógeno e a progesterona, e conforme vai se aproximando do período da menopausa a produção destes hormônios vai diminuindo progressivamente.

Feminina

Esta diminuição acarreta uma série de sintomas típicos e desagradáveis como os calorões ou fogachos, alteração da temperatura corporal, flacidez da pele, diminuição do desejo sexual, alterações no humor, ganho de peso e quadros de depressão. Enquanto algumas mulheres passam muito bem durante o período da menopausa, outras, no entanto apresentam todos os sintomas por longos períodos, o que leva os médicos a buscarem tratamentos eficazes para aliviar esses sintomas, entre eles o principal tratamento e a terapia de reposição hormonal.

Masculina

A reposição Hormonal

A Terapia de Reposição Hormonal é simplesmente a reposição dos hormônios que a mulher deixa de produzir quando entra na menopausa, parece uma solução simples para eliminar todos os sintomas e incômodos que se associam nesta fase, e durante muitos anos a TRH foi prescrita indistintamente as mulheres que entravam na menopausa, através de comprimidos, adesivos ou injeções. No entanto um estudo americano pesquisou mais de 16 mil mulheres entre 50 e 79 anos de idade, parte delas que receberam a TRH e parte que não recebeu. O resultado desta pesquisa surpreendeu os médicos, pois ficou demonstrado que o numero de doenças cardíacas, AVC e de câncer de mama foi muito maior no grupo de mulheres que recebeu a TRH.

Medicamentos

Esse resultado obrigou os médicos a rever suas condutas com relação a indicação da reposição hormonal. Atualmente ainda há divergências sobre o assunto, mas a maioria dos médicos faz uma analise dos riscos e dos benefícios que a TRH pode trazer a cada paciente, de acordo com seu histórico. Os resultados a curto prazo da TRH são benéficos, os problemas podem ocorrer a longo prazo, por isso é muito importante uma avaliação criteriosa do seu médico. Também é importante ressaltar que uma alimentação balanceada e saudável associada a pratica de exercícios físicos alivia muitos dos sintomas da menopausa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *