Campanha Nacional de Vacinação Pretende Evitar Nova Pandemia de Gripe
A gripe é uma doença viral que até então nunca havia sido motivo de grandes preocupações. Resfriados, dores no corpo, indisposição e congestão nasal são sintomas que todos já enfrentaram uma ou diversas vezes na vida. Mas agora a questão ganha novas proporções. Com a pandemia provocada pela enorme incidência do vírus Influenza H1N1 no ano passado em diversos países da América Latina e do mundo, dois dias de mal estar já viram motivo de preocupação. A popular gripe suína assustou a todos, após diversos surtos detectados nos países do hemisfério norte, América do Sul, Europa e também na Austrália. Tal efeito forçou a OMS – Organização Mundial de Saúde a correr atrás de uma vacina eficaz para essa forma evoluída do vírus.
A Vacina foi Descoberta
A vacina começou a ser desenvolvida no final do ano passado. Após testes realizados em cobaias e, numa segunda etapa, também em humanos, a imunização validada pelas autoridades passou a ser produzida em larga escala – estimada em 4,9 bilhões de doses anuais – para atender inicialmente países que mais foram atingidos pela nova gripe e, por fim para os demais países evitando que o vírus se renove e retorne com mais força até o inverno deste ano. E com o perigo eminente de nova epidemia no Brasil, o governo federal instituiu a vacinação contra a Gripe H1N1 para toda a população, uma vez que não há mais como definir grupos de risco.
Campanha Quer Vacinar 147 mil Pessoas Só na Primeira Fase
Já estão sendo divulgadas as datas e o calendário de vacinação em todo o país. A Campanha Nacional começou no dia 04 de março de 2010, divulgando e orientando a população para o cuidado através de novas medidas preventivas. Ou seja, não tratemos mais a gripe como uma gripe comum. Febre persistente, tosse e enjôo por mais de dois dias já podem ser um sinal de Gripe H1N1, nesse caso imprescindível procurar um posto de saúde para receber a medicação correta.
Outra ação incisiva da Campanha é para que ninguém fique de fora. O governo investiu fortemente através de anúncios, folderes e folhetos explicativos, estimulando e divulgando as datas de vacinação. Isso porque, além dos grupos de risco pré-definidos pela OMS – profissionais da área de saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas e gestantes – o Brasil vacinará também adultos saudáveis com idade entre 20 e 39 anos de idade, idosos com mais de 60 anos e crianças com mais de seis meses e menos de dois anos.
Calendário da Campanha Nacional de Vacinação
Serão cinco etapas de vacinação contra o vírus Influenza H1N1, que ocorrerão simultaneamente em todos os municípios do país. Veja o calendário de vacinação e descubra em qual período você e sua família se encaixam:
- De 08 a 19 de março – Profissionais de Saúde e Indígenas
- De 22 de março a 21 de maio – Gestantes
- De 22 de março a 02 de abril – Pessoas com doenças crônicas e crianças de seis meses a dois anos
- De 05 a 23 de abril – Jovens de 20 a 29 anos
- De 24 de abril a 07 de maio – Idosos acima de 60 anos com doenças crônicas
- De 10 a 21 de maio – Adultos de 30 a 39 anos