Como Surge o Sentimento?
Segundo alguns estudiosos, o sentimento de culpa acontece quando a pessoa tem uma consciência de alguma situação conflituosa inconsciente ou quando há alguma transgressão de valores que o indivíduo considera como certos. Os especialistas no tema, após analisarem essa questão do ponto de vista religioso, histórico e psicanalítico,chegaram a conclusão de que há um fator que tem a capacidade de aumentar a pressão sofrida, dificultando a liberação do sentimento de culpa, ou seja, o sentido e o peso que a sociedade dá aos acontecimentos, demandando códigos de condutas bastante rígidos, e um alto nível de exigência, seja nas ações pessoais, sociais ou no ambiente profissional, gerando grandes frustrações para a pessoa, pois ela não consegue alcançar o que os outros esperam dela, fazendo com que se sinta culpada.
Mulheres Sentem Mais Culpa?
De acordo com pesquisas realizadas sobre o tema, os estudiosos chegaram a conclusão de que o sentimento de culpa acomete mais as mulheres do que os homens. Isso acontece devido às cobranças que elas enfrentam, como por exemplo, não terem tempo para cuidar dos filhos, comerem demais quando estão de dieta, ou faltarem a algum compromisso importante, são situações que podem fazer com que a maioria das mulheres se sintam culpadas . Alguns psicólogos ressaltam que a cultura religiosa presente em nossa sociedade, que prega que o sofrimento é uma virtude, faz com que todos sintam-se pecadores e culpados.
A construção da culpa vem desde os primórdios das religiões, que em termos morais continuam inconscientemente na mente das pessoas. Pesquisas recentes realizadas na Espanha feitas através de questionários em duzentos e cinquenta pessoas do sexo masculino e feminino, revelaram que as mulheres na faixa etária de quarenta a cinquenta anos, apresentam um sentimento de culpa maior do que os homens. Os altos índices desse sentimento seriam causados pela educação que sempre exigiam um comportamento feminino considerado correto, segundo os padrões vigentes, além de regras rígidas na infância. Quando se trata dos relacionamentos e desejos femininos, a repressão sexual sofrida pode desenvolver um sentimento de culpa pelo fato de que durante muitos anos, a mulher considerada exemplo de virtuosidade era aquela que não sentia prazer no ato sexual.
Atenuando a Culpa
Alguns psicólogos explicam que os indivíduos, em geral, se sentem culpados quando acham que fizeram alguma coisa errada, algo que não vai agradar à alguém que consideram muito. No caso das mulheres, a culpa que elas sentem, quando são mães, por exemplo, é considerada a mais comum, principalmente pelo fato de que precisam retornar ao trabalho depois da licença maternidade, e pelo medo de acontecer algo a seus filhos. Esses sentimentos fazem parte da imagem criada de que a mãe tem de estar com os filhos a todo momento em todos os lugares. Algumas atitudes sugeridas por especialistas podem ajudar a aliviar as pessoas, entre elas: Aprender a diferenciar o sentimento real de culpa da neurose, originada do inconsciente; Não deixar-se manipular pelos outros; e o mais importante: Compreender o que esse sentimento significa, e se necessário pedir ajuda a amigos, familiares ou terapeutas, esses últimos terão mais condições de ajudá-los a se libertarem dessa sensação que causa tanto sofrimento.
Salete Dias