Deixar o Filhos Com os Avós

De acordo com profissionais especializados, toda transição em que a criança sai da companhia dos pais, para ficarem com outras pessoas,sejam elas em creches, babás ou instituições, devem ser feitas de maneira gradual, com a mãe conversando muito com a criança, informando-a que vai sair para trabalhar em breve, e que por isso irá deixá-la com outra pessoa, mas que depois voltarão a ficar juntos de novo. Também é aconselhável que os pais deixem o bebê por algumas horas com o cuidador, para ver como ele vai reagir. No caso dos avós, esse problema é bastante minimizado, uma vez que a criança ja teve contato em algum momento de sua vida com ela, sendo a tranquilidade para os pais uma das maiores vantagens apresentadas.

Relacionamento

Vantagens dos Avós Cuidarem dos Netos

Entre as principais vantagens apontadas por especialistas, estão a tranquilidade e a confiança, que os pais sentem, quando deixam seus filhos com os avós.Quando os responsáveis deixam suas crianças com parentes, eles costumam ficar mais relaxados, pois sabem que a criança será muito bem tratada, com carinho e atenção voltados somente para ela.

Flexibilidade de Horários

Outro ponto extremamente importante, que os pais devem levar em consideração, na hora de optarem por deixar seus filhos com os avós, é a flexibilidade de tempo disponível que eles tem para ficar com os netos. Principalmente para pais que trabalham por conta própria ,e que não tem horário fixo, essa opção é a ideal, pois na casa dos avós não tem períodos de horários,como nas creches, para deixar os bebês, e se ocorrer algum imprevisto com o pais, a criança pode dormir lá tranquilamente.

Guarda Compartilhada

Laços Afetivos Fortes

Geralmente os parentes,e principalmente os avós, tem grande afeição e carinho pelo bebê, o que garante que ele sera tratado com atenção e amor. Esse laços afetivos dos avós para com as crianças, principalmente quando são muito novas, fazem com que elas sejam a melhor opção, para cuidar dos netos, e a transição dos pais para ela será bem mais fácil, pois os avós conhecem a criança desde quando ela nasceu.

Economia Dos Pais

Se os pais escolherem a casa dos avós, para deixarem seus filhos, com certeza, eles farão uma economia financeira considerável, já que não vão gastar nada ou quase nada.Mesmo que haja uma negociação entre avó e pais, sobre uma possível ajuda de custo, mesmo assim essa opção é a mais econômica, o que favorece os pais que precisam economizar dinheiro, para outras situações da vida da criança, como médicos, escolas, entretenimentos, entre outros.

Desvantagens em Ficar Com os Avós

Especialistas em educação infantil, apontam como um dos principais problemas de crianças, que ficam por longos períodos na casa dos avós, enquanto seus pais trabalham, a limitação de estímulos que são proporcionados aos bebês. Os profissionais especializados, ressaltam que mesmo os avós muito dinâmicos, quando a criança começa a andar, fica difícil acompanhá-la nos primeiros passos. Em alguns momentos, as crianças passam a assistir somente a TV, para que fiquem paradas por algum tempo,e se não houver outras crianças, como primos ou irmãos, a socialização e o convívio com os outros pares também fica limitado,podendo diminuir seu potencial de desenvolvimento, já que não fica em contato com bebês de sua idade.

Deixar o Filhos Com os Avós

Conflitos Com os Pais na Educação

Muitas pessoas falam que os avós costumam mimar muito as crianças, e que em alguns casos, esse comportamento resulta em indisciplina. Se os valores educacionais que são dados pelo avó ou avô, não forem iguais aos dos pais, como a questão de limites, por exemplo, essa situação se ocorrer com frequência, pode dificultar o processo educacional da criança.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • me mudei para o litoral para a casa dos meus pais, devido a problemas financeiros, porem venho 4 vezes por semana a trabalho em Sp, as vezes durmo em hotel..em SP..meus filhos menores ficam com meus pais para eu trabalhar e moramos na mesma casa, o meu ex marido pediu a guarda das crinaçs alegando que eu diexeia eles na casa dos meus pais e não tenho interesse na companhia dos mesmos …será possivel ele consguir a guarda ?

    Amanda 25 de março de 2011 17:40
  • eu tenho ouvido muitas coisas ruins (só que não posso provar porque não é gravado nem filmado) e aí pelo fato de ouvir um pai falar mau da mãe e os filhos ouvirem.. e aí, será que judicialmente os filhos podem ficarem com a avó(ate o falante criar juízo e mudar o comportamento grosseiro(como? sei lá) não dá pra saber quanto tempo..(seis meses.. um ano.. dois anos… pelo menos que cada um dos netos tenham a maioridade) e aí? PS. a avó é.. uma irmã minha!

    gina 9 de março de 2012 17:32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *