Alimentos Que Fazem Bem Para A Voz

Quando estamos sem voz parece que perdemos muito mais do que apenas o som da fala. Ninguém gosta de ficar sem poder falar e manifestar os seus sentimentos, sendo assim é importante cuidar bem da sua garganta para garantir a saúde da sua voz. Não sofra mais com rouquidão e afonias.

Uma forma de ajudar a sua voz a estar sempre bem é manter o hábito de aquecê-la cm exercícios vocais intensos e contínuos. Cantores, atores, professores, locutores entre outros profissionais que dependem da voz mantém esses hábitos para preservar a voz. Além desse cuidado com exercícios é possível ajudar a sua voz a estar sempre bem com a ajuda de uma dieta composta de alimentos que façam bem para a garganta.

A seguir vamos te dar algumas dicas de quais são os alimentos que ajudam a deixar a sua voz muito mais bonita e saudável. Também iremos dar algumas dicas do que evitar para não fazer mal para a sua voz.

Alimentos Que Fazem Bem Para a Voz

Maçã

Tem uma ação adstringente que torna a saliva mais fina, ainda tem a vantagem de devido a sua consistência ajudar a exercitar a mastigação Quando você mastiga a maçã relaxa a musculatura o que melhora a articulação dos fonemas quando você fala. A fruta também ajuda na higiene da boca bem como do trato vocal devido a uma substância chamada de pectina.

Uma dica para quem usar intensamente a voz para alguma atividade como atua numa peça, dar uma aula, entre outras é comer uma maçã. Quando se está com pigarro também é bom comer a fruta.

Água

A hidratação é essencial para manter a saúde vocal em dia, tome água o dia todo para evitar o ressecamento. Tenha sempre uma garrafinha de água a mão quando precisar falar muito por um longo período de tempo e também para quando estiver num ambiente com ar condicionado. Quando você está com tosse pode beber água para diminuir a intensidade da mesma.

Cuide da Sua Voz

Cuide da Sua Voz

Mel e Própolis

A ação antibacteriana do mel e própolis é excelente para a garganta. Porém, é válido destacar que em alguns casos pode ser que o seu uso deixe a saliva mais viscosa. A dica é não consumir antes de um período de uso prolongado da voz. Pode ser uma boa alternativa para casos de rouquidão ou tosse.

Gengibre

O gengibre possui efeito anti-inflamatório, que já foi comprovado por estudos científicos. Não é recomendado fazer uso extensivo do gengibre, consuma com moderação.

Imagem de Amostra do You Tube

Alimentos Que Fazem Mal Para a Garganta

Leite e Seus Derivados

O problema do leite e dos seus derivados é que contém gordura que acaba deixando a saliva mais grossa. Quando a saliva mais grossa cai na região do trato vocal acaba fazendo com que a articulação das palavras se torne mais complicada.

Chocolate, Café e Chá Preto

Esses alimentos tem a tendência de desidratar o organismo o que faz com que a acidez do estomago aumente e assim cause refluxo gastroesofágico. É exatamente esse refluxo que prejudica a movimentação adequada do diafragma, o músculo da respiração, durante a fonação.

Refrigerante

O gás do refrigerante age de forma negativa sobre o diafragma o que torna mais difícil a digestão.

Beba Muita Água

Beba Muita Água

Alimentos Muito Condimentados

Atuam de forma a dificultar a digestão e a movimentação livre do diafragma.

Pastilhas e Balas

Quem utiliza muito a voz deve evitar pastilhas e balas, pois elas agem criando um efeito anestésico sobre as pregas vocais. Além disso, ainda aumenta a quantidade e a viscosidade da saliva. Deve-se utilizar somente com recomendação médica.

Álcool

Tem efeito anestésico que pode acabar dificultando a percepção de um uso muito intenso da voz. Além disso, o álcool irrita e agride a região do trato vocal.

Imagem de Amostra do You Tube

Frutas Além da Maçã Que São Boas Para A Voz

Quase todo mundo que trabalha com a voz já ouviu que a maçã é muito boa para ajudar a evitar problemas de voz. Realmente, a maçã possui um poder adstringente excelente, mas não é a única fruta que pode ajudar. Então se você não gosta muito de maçã, mas deseja manter a sua voz sempre em dia confira quais são as outras frutas.

Dentre as frutas que podem ajudar estão o abacaxi, o limão e a laranja que possuem poder adstringente. Isso significa que essas frutas possuem a capacidade de limpar a garganta e a boca evitando o pigarro. Devido a essa característica essas frutas tem sido amplamente estudadas para cuidados com a voz.

É importante evitar um consumo exacerbado dessas frutas, pois lembramos que elas causam acidez e podem causar o refluxo gastroesofágico. Ressaltamos ainda que as frutas ajudam, mas não tem efeito mágico, sendo assim se você apresenta rouquidão por mais de 15 dias deve procurar um médico.

Como Cuidar da Voz

Confira abaixo algumas dicas para manter a saúde da sua voz sempre em dia:

  • - Fale em tons médios para não abusar muito do seu potencial vocal;
  • - Mantenha o organismo bem hidratado, beba entre 2 e 3 litros de água;
  • - Evite excessos de alimentos antes de ter que usar a voz profissionalmente;
  • - Evite choques térmicos;
  • - Prefira roupas confortáveis, aquelas que ficam muito apertadas causam inibição da respiração além de atrapalhar a sua postura;
  • - Quem usa a voz profissionalmente deve permanecer em silêncio de 5 a 10 minutos por hora;
  • - Durma bem e se alimente corretamente mantendo uma dieta equilibrada em fibras, fritas e verduras;
  • - Evite forçar a voz em ambientes que sejam muito ruidosos;
  • - Não force as cordas vocais para falar fora do seu tom habitual, mais grave ou agudo;
  • - Tente evitar falar muito alto ou sussurrar, pois isso exige muito esforço;
  • - Não fume e evite falar num local em que haja fumantes;
  • - Evite alimentos que sejam muito ácidos ou gordurosos, pois eles podem acabar prejudicando a sua voz;
  • - Não come muito tarde da noite e evite alimentos condimentados e também chocolate;
  • - Tente não falar muito num ambiente com condicionado, que esteja muito frio ou com poeira;
  • - Tente não viver estressado, pois isso também prejudica as suas cordas vocais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>