Como Agir em Caso de Engasgo

No dia a dia todo mundo está sujeito a pequenos acidentes que poderiam ser apenas um momento engraçado para contar aos amigos, mas que acabam se tornando motivos de verdadeiras tragédias. Provavelmente, você já engasgou alguma vez e sabe que durante alguns segundo há uma sensação de verdadeiro desespero.

O grande problema é que em nem todas as situações aquele que engasga consegue desengasgar sozinho. A situação aumenta de risco quando se trata de uma criança engasgada. Se você não sabe como agir numa situação de engasgo vamos te dar algumas orientações bem interessantes.

O Que É O Engasgo?

Antes de partirmos para a parte prática das ações vamos definir o que é um engasgo. Para os médicos o engasgo ou obstrução das vias aéreas se dá quando um corpo estranho cria um bloqueio na traquéia. Esse bloqueio pode ser causado por um algum objeto como uma bala, por exemplo, pelo vômito, sangue entre outros fluidos do corpo.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Ressaltamos que o engasgo é considerado um tipo de emergência médica. Saiba que nos casos mais sérios o engasgo pode chegar a levar a pessoa a óbito. Devido a asfixia que o engasgo cria a pessoa pode acabar morrendo ou ficando inconsciente durante um determinado período.

Sendo assim é muito importante que você seja rápido para resolver o problema e evitar que existam complicações. Nos casos em que mesmo tomando as atitudes certas não é possível evitar as complicações advindas do engasgo se torna necessário buscar atendimento médico. Confira abaixo dicas de como agir numa situação dessas, pois ser rápido é fundamental para salvar a pessoa que engasgou.

Agindo Na Prática em Casos de Engasgo

Dentre os acidentes mais corriqueiros que acontecem em casa está o engasgo. Sendo assim se mostra necessário estar pronto para agir e salvar as pessoas que acabaram se complicando com alguma coisa bloqueando a sua traquéia. Quanto mais assertivo e rápido for o atendimento e as atitudes das outras pessoas mais facilmente aquele que engasgou irá se recuperar.

Como Ocorre o Engasgo

Geralmente o engasgo acontece como uma reação do organismo da pessoa quando esta ingere um alimento da forma errado. Esse alimento acaba indo pelo caminho errado e assim causa a obstrução que leva a asfixia. A epiglote está situada na parte de cima da laringe e atua como um tipo de porta que fica aberta para que seja possível que entre o ar para os pulmões.

No momento em que comemos alguma coisa e engolimos essa porta acaba se fechando para que não haja a possibilidade de que o alimento vá parar nos pulmões por engano, ele deve ser destinado ao estômago. O engasgo acontece naqueles momentos em que o alimento ou objeto faz o caminho incorreto quando chega nessa passagem da epiglote.

Desobstruindo

Se a pessoa que engasgou está acordada e lúcida irá reagir tossindo para ajudar o objeto e sair do caminho errado. Nessa situação é necessário realizar a manobra chamada de Heimlich. A pessoa engasgada deverá ser colocada de pé para que seja mais fácil expulsar esse objeto para liberar a via aérea.

Dentre todos os métodos e ações possíveis para resolver o problema a Manobra de Heimlich ainda é a mais indicada para liberar as vias aéreas. O nome da manobra vem do nome do médico estadunidense Henry Heimlich que a descreveu pela primeira vez no ano de 1974.

Manobra de Heimlich – Como Fazer

O grande segredo da manobra está no fato de que ela força uma tosse artificial que ajuda a expelir o objeto que está impedindo a circulação de ar na traquéia. Basicamente alguém deve fazer pressão com as mãos na parte final do diafragma.

Os pulmões acabam sendo compridos o que faz ainda mais pressão sobre o objeto estranho que se encontra na traquéia. Para que fique mais fácil de entender tudo o que você precisa fazer é abraçar o engasgado por trás na altura do estômago. Depois é necessário fazer uma boa pressão criando um ciclo de cinco a oito vezes.

Em paralelo cuide para fazer compressão do abdômen contra os pulmões para que seja possível forçar a epiglote a ser desbloqueada. É necessário fazer pressão para o desbloqueio seja desfeito.

Saiba Mais

Saiba Mais

Cuidados Com Cadeirantes

Quando a pessoa que engasgou é um cadeirante o procedimento deverá ser realizado da mesma forma que indicamos acima, porém, a pessoa que estiver prestando o socorro deverá ficar posicionado atrás da cadeira.

Engasgo Líquido

Se o engasgo foi causado por um líquido é necessário colocar a pessoa engasgada no chão numa posição que lhe ofereça conforto. Aquele que presta o socorro deverá utilizar gazes, panos ou toalhas para conseguir remover o líquido.

http://www.youtube.com/watch?v=kS7LI-g3le4

Quando Você Engasga Sozinho

Ninguém está livre de engasgar e de estar sozinho, nessa situação será necessário contar com a ajuda de um objeto rígido como um cadeira ou mesmo um sofá. A região abdominal deverá ser posicionada se apoiando no objeto. Você precisará fazer pressão com esse objeto, pense que o objeto deve fazer o papel que o socorrista faria.

Engasgo em Gestante

As gestantes têm uma forma própria para serem socorridas, imagine uma linha entre um mamilo e outro, assim você estará posicionado a pressão no esterno para realizar a compressão. Deixe uma mão sobreposta a outra para fazer a pressão e assim ajudar a desengasgar a gestante.

Engasgo de Bebês

Se você percebeu que o bebê está com dificuldade para tossir ou não consegue chorar é sinal de que ele engasgou. Nessa situação é fundamental agir rapidamente para remediar a situação. Depois de ter certeza que o bebê está engasgado você deverá deitá-lo de ponta cabeça sobre as suas pernas, comprimir o peito e dar batidas nas suas costas para que haja a descompressão.

Nos casos em que o bebê desmaiar será necessário fazer respirar boca a boca na criança. Coloque a criança deitada numa superfície lisa e comece a inflar os seus pulmões com ar para que haja o desbloqueio. Todo cuidado é pouco, preste muita atenção no comportamento do bebê, pois ao contrário dos adultos e de crianças maiores não é possível ao pequeno manifestar o que está lhe acontecendo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *