Conheça o Globo Ocular

O Globo ocular, esferoide que contém o órgão de discriminação de luz e de visão, está presente em todos os vertebrados e é construído como uma câmara simples. Tem paredes opacas e uma frente transparente, a córnea.

Globo Ocular

Globo Ocular

O espaço imediatamente atrás da córnea é a câmara anterior, o qual é separado da câmara posterior em forma de anel por uma membrana pigmentada, a íris. Ambas as câmaras são cheias com um líquido aquoso chamado humor aquoso.
Por detrás das estruturas anteriores está a cavidade vítrea, preenchido com vítreo gelatinoso, bem conhecido como corpo vítreo.

O Meio Do Globo

No centro da íris existe uma abertura circular, a pupila. Atrás da pupila está o cristalino, transparente, biconvexo e elástico corpo suspenso; há as tendíneas, o ligamento suspensor, ou zônula de Zinn. A zônula, por sua vez, está ligada ao epitélio do corpo ciliar.

Globo Ocular Detalhe

Globo Ocular Detalhe

Quando o músculo ciliar relaxa, as fibras da zônula puxam o centro da lente causando pressão. Quando o músculo ciliar contrai, a zônula fica menos tensa e as superfícies da lente se tornam mais curvas.

O Mecanismo Das Lentes Do Seu Olho

O núcleo da lente é mais firme do que o seu corpo, cuja relativa maciez permite que a lente possa mudar de acordo com a pressão com que é submetida. A superfície para a frente da lente é mais curva que a superfície posterior. A lente se torna mais rígida e mais transparente com a idade.
Os raios de luz que vêm do exterior são recolhidos e refratados pela córnea, para que eles em seguida, avancem para a lente, onde a refração adicional ocorre. A maior refração é feita pela córnea em vertebrados terrestres, e somente pela lente nos animais aquáticos.
A lente concentra os raios refratados de luz na retina, para formar a imagem real que é muito menor do que o objeto, e esta é invertida.

O Corpo Do Globo Ocular

Olho

Olho

O exterior do globo ocular é constituído por três camadas: a túnica fibrosa, a túnica uveal, e a retina. A mais externa é a túnica fibrosa; seu maior segmento, é chamado de esclera, e o segmento menor, mais curvo que a esclera, é a córnea. As fibras são colagenosas, elásticas, e dispostas de maneira a minimizar os efeitos das alterações na pressão intraocular e das forças externas.
A porção próxima da esclerótica para a câmara anterior é circundada pelo canal de Schlemm, através da qual o humor aquoso é drenado a partir da câmara anterior. A córnea tem cinco camadas: o estroma é a mais grossa. O arranjo regular das fibras do estroma é essencial para manter a transparência normal da córnea. A camada debaixo da túnica fibrosa é a túnica uveal. Seu segmento mais fino é a coroide, que é responsável por fornecer a sensibilidade aos cones da retina, e sangue nutritivo, para formar um revestimento escuro no interior do globo ocular.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Se9ries para Baixar Ole1 Gleyston, verificando aqui, vi que o arqiuvo este1 sem som a partir do minuto 36:50 (ou seja, um total de quase 4 minutos), mas ne3o temos como corrigir porque ne3o fomos nf3s que ripamos o arqiuvo. Ale9m disso, ne3o deve atrapalhar a compreense3o da histf3ria.

    Onaysha 9 de junho de 2012 20:32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *