Diuréticos Naturais

Problemas no sistema renal e excretor podem ser processos decorrentes de uma má alimentação, como comidas excessivamente salgadas ou alta ingestão de álcool, ou de hábitos poucos saudáveis, não estimulando o uso dos órgãos, como o sedentarismo para atividades físicas e a pressão feita na bexiga ao reter os processos fisiológicos.

Abacaxi

Abacaxi

Quando doenças são diagnosticadas nesta área do organismo, geralmente são indicados para tratamento os diuréticos, que estimulam o sistema renal a expelir na urina todas as impurezas do sangue. E embora sejam usados diuréticos fabricados em laboratório, existem vários alimentos que por si só já são diuréticos naturais. Vejamos alguns deles.

No campo das frutas, as que possuem a função de diuréticos pela sua rica quantidade de potássio, elemento que contribui principalmente para hidratação do corpo são a banana, o coco e a cereja. Outras frutas que ajudam como diuréticos, apesar de não terem a mesma quantidade de potássio, são o kiwi, o abacaxi, a melancia, a laranja, o limão, a manga e o morango. O paciente pode escolher uma ou mais para seu tratamento, devendo ingeri-las de duas a quatro vezes por dia, para que possa agir como diurético. Além de terem esta função, todas estas frutas ajudam no controle de peso, mantendo o corpo sadio.

Nas verduras, destacam-se como diuréticos a couve de Bruxelas e a couve-flor, ambas agindo também no controle de peso dos pacientes, alimentando-os porém não engordando; o tomate, que além de diurético, é uma forte verdura para o tratamento de diabetes, artrites e gota; e a abóbora, que acumula as funções de cicatrizante, antianêmico e queimaduras.

Melancia

Melancia

Já nos legumes, a quantidade de diuréticos é enorme, a qual o paciente deve se ater caso use o alimento para outras funções que não sejam as clínicas. Nos legumes também há grande predominância de potássio, devendo ser controlada tanto quanto as frutas. Os legumes ricos em potássio, que ajudam no tratamento renal, são a batata, o alface, a cebola, o alho, o pimentão, o inhame, e a beterraba. Outros que atuam como diuréticos são o agrião, que também auxilia os sistemas digestivo e circulatório, e a alcachofra, rica em fósforo, que não só atua como parte da dieta de muitas pessoas, como também limpa as impurezas do fígado, sendo muito indicada para pacientes com grande quantidade de álcool no sangue.

Sucos

Sucos

Embora haja a grande predileção por medicamentos produzidos em laboratório, que aparentemente resolvem os sintomas com mais rapidez, as frutas, verduras e legumes podem ser as responsáveis pela grande recuperação de pacientes, quer seja como diuréticos, quer seja com quaisquer outras funções. Manter uma atitude saudável é o primeiro passo para ter o corpo livre de doenças. E além do mais, comer alimentos naturais é bem melhor do que usar remédios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>