Estiramento Na Coxa – Tratamento Caseiro

Apesar de muitas vezes praticarmos atividade física para nos livrar ou nos prevenir de maiores danos e lesões de nossa musculatura e articulação conforme vamos envelhecendo, algumas lesões são ocasionadas justamente a essas atividades, ainda mais quando são praticadas de forma incorreta. Uma das lesões que ficamos mais susceptíveis quando praticamos exercício físico sem um preparo adequado são os estiramentos, como os de coxa. Quando uma pessoa estira a coxa seus movimentos ficam limitados, além de no momento da lesão haver uma dor intensa devido ao dano que ocorre as fibras musculares da coxa.

O Que Ocorre No Músculo Quando O Lesamos Com o Estiramento

Ocorre lesão por estiramento quando há um alongamento que ultrapassa o aceitável pelas fibras do músculo e ao ultrapassar os limites normais há um dano. O estiramento ele é classificado de acordo com seu grau e intensidade de lesão, onde é considerado uma lesão de grau I quando o estiramento é de uma pequena parte das fibras musculares. Nessa lesão ocorre o aparecimento de dor, mas a pessoa consegue se movimentar. No grau II há um maior número de fibras que estão lesionadas e a pessoa apresenta dor, aumento do volume local (edema) e a função de movimento da perna está comprometida. Já o grau III é o grau mais grave e nessa ocorreu uma ruptura total das fibras de um músculo e a pessoa fica impedida de realizar o movimento da perna. Ao se palpar o local da lesão é possível sentir uma deformidade. Nesse grau de lesão há edema e dor importante.

Como Tratar O Estiramento De Coxa Em Casa?

No primeiro momento da lesão, ou seja assim que ocorre o estiramento é muito importante já cuidar da pessoa com a aplicação de gelo no local, pois o dano a musculatura faz haver um processo inflamatório no local que causa aumento do diâmetro dos vasos que permite a passagem de células de reparo, mas também de substâncias que irritam o local, além de proporcionar o extravasamento de líquido dos vasos para o meio extravascular, o que gera o edema. Ao aplicar gelo você irá diminuir o sinal de edema, pois o gelo irá diminuir a intensidade da vasodilatação ao fazer com que o diâmetro dos vasos diminua e assim os vasos estarão menos propensos ao extravasamento de líquido para a região lesionada.

É necessário que durante os primeiros dias a pessoa evita esforço excessivo e o ideal é ficar de repouso com o membro elevado, se caso esse estiver edemaciado. Após dois a três dias deve ser observado se esse processo inflamatório inicial diminuiu e então voltar a realizar treino e exercício para a coxa para não deixar que a musculatura perca sua tonicidade e trofismo. Ao se voltar a realizar atividade física o treino deve ser mais leve e gradualmente se aumentar a sua resistência.

Se houver muita dor é possível tomar medicamento anti-inflamatório que ajudam a aliviar a dor e ainda combatem a inflamação que está ocorrendo no local danificado. Em casos de ruptura total de fibras musculares é fundamental a busca por um médico. Pode-se e deve-se aplicar gelo, que irá ajudar a diminuir o processo inflamatório, mas o médico deve ser consultado, pois nesses casos o reparo deverá ser cirúrgico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *