Cisto Tireoglosso

O cisto tireoglosso fica localizado na região cervical (pescoço), ele ocorre devido á anormalidades da glândula tireóide durante seu desenvolvimento, estes cistos ocorre tanto em homens quanto em mulheres, e é uma patologia congênita, ou seja, ela é adquirida antes do nascimento. O cisto tireoglosso atinge tanto a glândula tireóide quanto a parte da língua por isso o nome tireo de tireóide e glosso de língua.
Sinais e sintomas do cisto tireoglossoO principal sinal é o aparecimento de um nódulo na região do pescoço, ele costuma ser muito visível, por isso a palpação ajudará em uma melhor avaliação clinica, o cisto pode aumentar com a protrusão da língua (deslocamento pra frente de um órgão), costuma ser indolor e possui uma forma arredondada e regular.

Cisto Tireoglosso

Cisto Tireoglosso

Diagnóstico e tratamentoO diagnóstico desta patologia se dá através de exames de imagens solicitados pelo médico, geralmente ele solicita um exame chamado cintilografia, é um exame simples, indolor e o mais importante não é invasivo. Após o exame o médico irá confirmar se realmente é um cisto tireoglosso, caso contrário o médico solicitará ao paciente que o mesmo realize exames mais complexos como uma biopsia do cisto para melhor avaliação, e para que haja um diagnóstico correto e preciso.

Cisto Tireoglosso

Cisto Tireoglosso

O tratamento do cisto tireoglosso se dá através de intervenção cirúrgica, o medico realiza a extração do cisto, esta não é uma cirurgia de alto risco, mas todo cuidado é pouco quando se trata de procedimentos invasivos, a cirurgia é feita com anestesia geral, o pós- operatório não é muito agradável como todos os outros, mas devido á região muitas pessoas costumam reclamar desta etapa, no local da incisão fica uma cicatriz, mas que costuma ser pequena, já que os cirurgiões tentam minimizar a agressão local para que a estética não fique prejudicada.

Cisto Tireoglosso

Cisto Tireoglosso

A melhor maneira de tratar esta patologia é indo ao médico e realizando os exames, após o fechamento do diagnóstico a melhor opção é realizar a cirurgia o mais rápido para que o cisto não aumente de tamanho e cause menos danos ao paciente e á estética do mesmo, já que a abertura da incisão será menor se o cisto ainda estiver pequeno.Em alguns casos pode haver inflamação ou infecção deste cisto, a pessoa geralmente começa a iniciar os sinais flogisticos como calor, rubor às vezes edema local, dores e incomodo da região do pescoço. Se não tratada a infecção pode ocorrer a abertura de uma fistula que irá começar a drenar secreções como o pus. Caso ocorra uma infecção, o médico deve ser solicitado para que a infecção seja tratada com o uso de antiinflamatórios e antibioticos, e controlada para que assim seja feita uma cirurgia para remoção total deste problema.

2 comentários

  1. Gostaria de saber detalhes sobre a recuperação da cirurgia do cisto tireoglosso, se pode falar, quanto tempo depois posso voltar a trabalhar etc.

  2. Gostaria de saber quantas vezes pode voltar o cisto, e por que… Pois a minha filha, de apenas 9 anos, já esta indo para a terceira cirurgia, mas desta vez estou com medo… Segundo o cirurgião: disse q não era pra voltar, pois ele havia fechado o “canal de onde surge o cisto”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>