História Da Medicina

A história da Medicina começa lá atrás, estudando a história geral da humanidade foram encontrados indícios, através da arqueologia, de que povos da antiguidade – como os egípcios – realizavam cirurgias complexas. Destaque para o sofisticado processo de mumificação de corpos, um grande avanço da medicina, descoberto por esses antigos povos.

Medicina

Medicina

A mumificação deu para a medicina a descoberta da anatomina humana, uma vez que este povo abria os corpos dos faraós, para retirado do interno. Dos egípcios, a contribuição dos gregos, que foram os primeiros a estudar os sintomas das doenças, o grande mestre, o pai da medicina foi Hipócrates. Além deles, os romanos, representado pelo grego Galeno, que viveu em Roma.

Medicos

Medicos

Da antiguidade para Idade Média, um período que praticamente todas as doenças eram tratadas pelos médicos usando a técnica da “sangria”, com sanguessugas. Foi um período de inércia para as descobertas no ramo da Medicina, uma vez que a Igreja Católica exercia forte influência e tinha um grande poder, e condenava qualquer tipo de pesquisa científica. Os avanços começaram a aparecer de novo no período do Renascimento, entre os séculos XV e XVI, foi um momento em que os médicos queriam entender melhor o funcionamento do corpo humano, e foram feitos muitos estudos científicos e testes de laboratório.

Virus e Bacterias

Virus e Bacterias

No século XVII, a grande descoberta de William Harvey, o sistema circulatório do sangue, que ajudou a compreender melhor a anatomia e a fisiologia dos homens. O microscópio foi fundamental para o avanço da medicina, no século XIX, quando foi inventando por Louis Pasteur, que ajudou a descobrir a existência das bactérias. Bactérias estas, que eram responsáveis pela infecção de várias doenças extremamente perigosas na época. Deste momento em diante, a medicina só faz avançar, mas os desafios continuam enormes, algumas doenças que até bem pouco tempo atrás não faziam parte da preocupação do cientista, surgiram e é preciso compreendê-las para exterminá-las. Porém, agora a ciência tem grandes aliados, aparelhos eletrônicos sofisticados capazes de fazer um diagnóstico apurado, que um médico não conseguiria nunca fazer sozinho, uma vez que tantas doenças, possuem sintomas idênticos.

Os avanços na área da tecnologia são rápidos e cada vez mais sofisticados, o que permite uma vida melhor para as pessoas, porque um problema tratado logo no início, é mais fácil de ser curado. Por outro lado, a medicina enfrenta diversos outros problemas, que afetam a saúde das pessoas, como por exemplo, a poluição do ar, que acabam aumentando consideravelmente o número de indivíduos que desenvolvem problemas respiratórios.

Os remédios também são um grande avanço da medicina, assim como técnicas cirúrgicas, que bem pouco tempo faz, poderiam parecer coisa de filme de ficção. Porém, ainda existem doenças que desafiam os cientistas, como o Mal de Alzheimer, Aids e o Câncer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *