Queimaduras

O primeiro passo para ajudar a impedir as crianças de sofrerem queimaduras é compreender estas causas comuns:

  • O fator número 1 das queimaduras são vapor, banho de água quente, derramamento de uma xícara de café, alimentos quentes, líquidos de cozimento;
  • Contato com chamas ou objetos quentes, como fogão, lareira, ferro;
  • Queimaduras químicas, ocorrem quando da ingestão de coisas, como produtos de limpeza ou baterias de relógio, ou derramamento de produtos químicos, como alvejantes, sobre a pele;
  • Queimaduras elétricas, contato direto com cabos elétricos ou enfiar os dedos ou objetos em tomadas elétricas;
  • Exposição excessiva ao sol

Graus das Queimaduras

Queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus são diferentes e precisam ser tratados como tal. A queimadura de primeiro grau é superficial, queimando apenas a camada exterior da pele. Os sintomas incluem vermelhidão, sensibilidade, dor e inchaço. A cura ocorre geralmente após uma semana e não deixa cicatrizes.

Para cuidar de uma queimadura de primeiro grau, pode-se aliviar a dor imergindo a área queimada em água fria ou aplicando um pano molhado, frio. Continue aplicando água fria, até que a área esteja livre da dor. Este processo pode demorar de 10 a 45 minutos. A água fria não só alivia a dor, ele vai realmente parar a progressão da queimadura em áreas mais profundas do tecido.

A queimadura de segundo grau penetra toda a camada exterior da pele para a camada de pele interior. As características de uma queimadura de segundo grau são a formação de bolhas, inchaço e fluidos começam a infiltrar-se da área queimada. Dor intensa acompanha esses sintomas, porque os vasos sanguíneos na pele são danificados.

É importante que não se estourem as bolhas na pele deste tipo de queimadura. A bolha é a maneira da natureza de fornecer uma solução estéril, impermeável cobrindo uma queimadura na pele quando há tecido muito danificado. Portanto, bolhas abertas expõe a vítima da queimadura a um risco maior de infecção.

Novamente, envolvendo a área queimada em água fria e fora por 10-45 minutos é recomendado para aliviar a dor, como é o uso do ibuprofeno para a dor e inchaço.

Nunca coloque uma compressa molhada em uma queimadura. Um curativo molhado pode selar no calor causando dano tecidual ainda mais e terá de ser removido por um médico raspando o molho de distância que irá causar dor desnecessária extra à vítima de queimadura.

A mais grave de todas é a queimadura de terceiro grau. Este tipo de queimadura penetra todas as camadas da pele para dentro do músculo e tecido adiposo. A aparência da pele tem uma aparência cerosa ou couro.

Pode parecer carbonizados ou cinza também. A vítima de uma queimadura de terceiro grau não sente dor porque as terminações nervosas foram danificadas. A dor só é sentida nas queimaduras de primeiro e de segundo grau. Não aplique água fria ou qualquer tipo de pomada ou spray em uma queimadura de terceiro grau.

A vítima de queimadura de terceiro grau também pode ser propenso a choques. É melhor elevar as pernas da vítima de queimadura e mantê-los quentes, cobrindo-os com uma folha ou um cobertor até que a assistência médica chegue.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *