Sangue do Cordão Umbilical: Características Gerais

Sangue que permanece na placenta e no anexo do cordão umbilical após o parto. O conteúdo é recolhido porque contém as células estaminais, que podem ser utilizadas para tratar doenças hematopoiéticas e distúrbios genéticos.

O sangue do cordão umbilical está composto por todos os elementos que se encontram no sangue total. Ele contém células vermelhas, células brancas, plasma, plaquetas e também é rico em células-tronco hematopoiéticas.

Benefícios do Sangue de Cordão Umbilical

Amostra de sangue colhida do bebê recém-nascido. Contém rica fonte de células-tronco, o que poderia, potencialmente, ser utilizado no tratamento de mais de oitenta doenças diferentes, incluindo leucemia, linfoma e anemia. Muitos pais esperançosos optam por depositar o sangue do recém-nascido do sangue para ser usado no futuro, caso a criança ou outra pessoa de família contraia doenças tratáveis por células estaminais do cordão umbilical.

O sangue do cordão é obtido da placenta através do cordão umbilical no momento do parto, após o cabo ter sido cortado do bebê. Recolhido por conter células estaminais, incluindo células hematopoiéticas, as quais podem ser usadas para o tratamento de desordens hematopoiéticas e genéticas.

As unidades de sangue normais geralmente não têm células estaminais em quantidade suficiente para o tratamento de pacientes adultos. A placenta é fonte de células-tronco, uma vez que contém cerca de dez vezes mais do que o sangue do cordão umbilical.  O sangue da placenta pode ser retornado para a circulação neonatal se o cordão umbilical não estiver preso. Especialistas indicam que se faz necessário esperar entre um e dois minutes parar fazer o corte do cordão no sentido de prevenir a anemia do bebê nos primeiros três meses de vida, enriquecendo assim os estoques de ferro e ferritina.

Regulamentos do Estoque

Cada país possui regras distintas para realizar este tipo de armazenamento. Nos Estados Unidos, a FOOD AND DRUG ADMINISTRATION faz a regulação do sangue dos cordões de acordo com o Código de regulamentos federais. Os bancos de sague públicos e privados são elegíveis para qualquer cidadão norte-americano fazer o estoque. Os potenciais clientes podem verificar o status atual de credenciamento de bancos da lista de bancos credenciados no setor público. No Reino Unido, a HUMAN TISSUE AUTHORITY (www.hta.gov.uk) faz o regulamenta dos bancos de sangue do cordão umbilical.

Medicina e Sangue do Cordão Umbilical

Médicos e pesquisadores começaram a fazer progressos na avaliação da segurança e eficácia do cordão umbilical e das células-tronco do sangue para certos usos terapêuticos, além de cânceres do sangue e doenças genéticas.

As estimativas atuais indicam que um em cada três americanos poderia se beneficiar de medicina regenerativa. Com células autólogas (da própria pessoa) não há risco do sistema imunológico ser rejeitando e, portanto, médicos e pesquisadores só executam essas terapias de sangue do cordão nas crianças que têm suas próprias células-tronco disponíveis.

Sangue do Cordão Umbilical contra Diabetes

Um ensaio clínico da Universidade da Flórida (NCT00305344) analisou que a infusão de medula de células-tronco no sangue das crianças com diagnóstico recente de diabetes tipo1 irá impactar no controle metabólico ao longo do tempo com maior velocidade em comparação com padrão de tratamento com insulina.

Benefícios e Tratamento

Benefícios e Tratamento

Reparação Cardiovascular

As células-tronco encontradas em um recém-nascido do sangue do cordão umbilical possuem grandes promessas no setor cardiovascular. Em modelos animais de enfarte do miocárdio células estaminais do cordão umbilical têm demonstrado a capacidade de seletivamente migrar para o tecido cardíaco lesionado, melhorando a função vascular e do fluxo de sangue no local da lesão.

EROCORD: Pesquisa em Nível Mundial

Programas de treinamento para médicos e pesquisadores foram adotados em todo o mundo ao fim de coordenar os esforços de investigação. Em 2004, foi fundada EUROCORD, uma plataforma internacional especializada em pesquisa clínica de sangue do cordão umbilical.  A instituição centraliza e analisa o conjunto de dados clínicos dos centros de transplante em sessenta países. Financiado pela União Europeia, a EUROCORD trabalha em estreita colaboração com a Escola Europeia de Hematologia.

Métodos de Colheitas

Existem vários métodos para recolha de sangue do cordão umbilical. O método mais utilizado na prática clínica é a “técnica fechada”, na qual é semelhante ao padrão de técnicas da recolha de sangue. Em média o procedimento permite a recolha de oitenta milímetros de sangue de cordão umbilical. O sangue de cordão é coletado e armazenado em um banco de sangue do cordão privado (o sangue é armazenado para e os custos pagos pelas famílias dos doadores) ou público (ou seja, armazenados e disponibilizados para uso de doadores não aparentados).

Controversas na Academia

Enquanto que os bancos de sangue do cordão públicos são apoiados, os privados possuem controvérsias em comunidades médicas de diversos países. A Academia Americana de Pediatria afirma que: “Os médicos devem estar cientes das alegações infundadas de bancos privados de sangue do cordão feitos para futuros países que prometem assegurar crianças ou membros da família contra doenças graves no futuro pelo uso das células-tronco contidas no sangue do cordão umbilical”.

Os novos pais possuem a opção de armazenar o sangue do recém-nascido do cordão em instituições particulares ou doar para bancos públicos. O custo dos bancos privados de sangue do cordão é de dois mil dólares para coleta e cerca de cem dólares por ano para o armazenamento nos Estados Unidos. Doação para um banco público de sangue do cordão não é possível em todos os lugares, mas a disponibilidade está cada vez maior.

Os bancos de sangue do cordão no Canadá são conduzidos por instituições privadas, que exigem o pagamento. Recentemente, o governo lançou iniciativa para financiar a criação de um banco de sangue público. A iniciativa vai custar 50 milhões dólares.

No Reino Unido, o NHS Cord BLOOD Bank foi criado em 1996, com parceria do poder público, para coletar, armazenar e processar o sangue do cordão umbilical para abastecimento. O sangue do cordão umbilical coletado para o Banco de Sangue de Cordão NHS é coletado por uma equipe especialmente treinada e dedicada.

A Academia Americana de Pediatria desencoraja bancário privado, exceto no caso de existir necessidade médica, ele também acredita que a informação sobre os potenciais benefícios e limitações dos bancos de sangue do cordão e transplante deve ser fornecida para que os pais possam tomar uma decisão com base depois de informados.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *