Vantagens do Consumo da Mandioca Para Os Seres Humanos

Apesar de muitos homens de ciência procurar ignorar o poder que certas raízes e chás ou plantas tem de trazer benefícios ao organismo humano, hoje em dia muitos estudiosos estão se rendendo às estatísticas científicas que comprovam que esses produtos naturais se consumidos pelo indivíduo com certa regularidade trará muitas vantagens para o organismo humano.

Nesse artigo veremos em especial a mandioca, e o que ela pode beneficiar na saúde dos seres humanos.

A Mandioca É Um Tubérculo Com Sabor

Segundo especialistas, a mandioca é um tubérculo com sabor que se assemelha ao de uma noz, ou amido e é de origem da América do Sul.

Esse tubérculo que fica dentro da terra é crocante e doce sendo, portanto uma raiz conhecida pelo consumo dos seres humanos há bastantes séculos em regiões da África, Ásia e também pelos índios sul-americanos.

Em conjunto com outras raízes tropicais e produtos a base de amido, como por exemplo, o inhame, a banana, a batata, entre outros, também é de extrema importância para a nutrição de carboidratos que os indivíduos que vivem nestas regiões necessitam.

Beneficios da Mandioca

Beneficios da Mandioca

Características Nutricionais da Mandioca Benéficas Para Os Seres Humanos

Segundo especialistas na área de nutrição e nutrologia a mandioca é uma raiz que possui quase o dobro das calorias encontradas na batata, e talvez seja um dos maiores tubérculos ricos em amido na região tropical.

As calorias provenientes da mandioca se originam especialmente da sacarose que é formada em sua maior parte pelos açúcares nos tubérculos, sendo responsável por quase setenta por cento dos açúcares totais.

A mandioca tem menos gordura e proteínas se comparada aos cereais e leguminosas.  No entanto, ela possui mais proteína do que outros “alimentos considerados tropicais,” como o inhame, a batata, a banana, entre outros.

A mandioca também é livre de glúten assim como outras raízes ou tubérculos.

O amido sem o glúten é utilizado em receitas alimentares especiais para pessoas portadoras da doença celíaca.

Mandioca Enquanto Fonte de Vitaminas

De acordo com profissionais especializados, “a mandioca Yuca é muito macia e suas folhas são ricas em proteínas dietéticas e vitamina K”.

A segunda tem um papel muito importante na formação da massa óssea nos seres humanos, promovendo a formação correta dos ossos nos indivíduos.

A Vitamina k também ficou conhecida pela sua atuação no tratamento de pessoas portadoras de Alzheimer, atuando na limitação dos danos neuronais no cérebro causado por essa enfermidade.

Saiba Mais

Saiba Mais

De acordo com nutricionista “a mandioca também é uma fonte, embora moderada de alguns do grupo valioso do complexo B de vitaminas, tais como folato, tiamina, piridoxina (Vitamina B-6), riboflavina, e ácido pantatênico”.

Outra importância da mandioca é que essa raiz é uma das principais fontes de minerais importantes para o organismo humano, como por exemplo, zinco, magnésio, o cobre, ferro, manganês, entre outros.

Além de possuir quantidades adequadas para o corpo humano de potássio, que é um componente muito importante para as estruturas celulares e os fluidos corporais que auxiliam a regularizar a frequência dos batimentos cardíacos cardíaca, e a pressão arterial dos seres humanos.

No Momento de Comprar A Mandioca Preste Atenção:

  • – Evite comprar estoques antigos de mandioca, pois eles possuem menos sabor e, portanto são menos saborosos.
  • – Evite comprar se a mandioca apresentar algum tipo de corte ou lesão em sua superfície.  Além disso, a pessoa deve evitar obter aquelas que apresentem visivelmente sinais de mofo ou manchas.
  • – Procure comprar as raízes frescas da mandioca e mantê-las a uma temperatura ambiente por cerca de cinco a sete dias.

No entanto, se você descascar cortar em parte a mandioca deverá colocá-la em água fria e guardá-la na geladeira por um período de três dias consecutivos.

Cuidados Na Preparação da Mandioca

Segundo pesquisadores, a “mandioca nunca deve ser comida crua, pois sua raiz apresenta quantidades pequenas de glicosídeos cianogênicos”, que são compostos de cianeto que interferem no metabolismo das células do corpo humano pela inibição da “enzima citocromo-oxidase” no organismo do individuo humano.

Descascar e depois cozinhar a mandioca garante que as pessoas fiquem seguros para o consumo através da remoção destes compostos que podem ser prejudiciais a sua saúde.

Como Preparar a Mandioca de Maneira Apropriada

Para preparar a mandioca, basta lavar toda a raiz em água fria, e aparar suas pontas.  Na sequência a pessoa deve fazer um corte de mais ou menos em dois a três centímetros de comprimento.

Em seguida utilizando-se de uma faca, em seguida, a pele exterior deve ser removida até que se encontre carne branca de dentro da mandioca.

Não é aconselhável utilizar o descascador de legumes, pois a casca da mandioca é muito difícil de remover.   A opção é cortar em cordas ao longo de seu núcleo interno.

Dicas para Cozimento da Mandioca e Aproveitar Seus Nutrientes

  • – Para tornar a mandioca uma raiz segura comestível, a pessoa deve ferver as seções de corte em água com sal por cerca de dez a quinze minutos, até que a carne da mandioca fique macia.

Na sequência, a água deve ser escorrida antes de ela ser usada nas receitas culinárias.

Alguns pratos que podem ser feitos com mandioca e que ficam deliciosos: raiz de mandioca e peixe frito, tiras de mandioca frita.

Além disso, os tubérculos de mandioca são ingredientes também usados juntos com batatas fritas, sopas e pratos salgados.

Curiosidades Sobre o Consumo da Mandioca Em Diversas Regiões do Mundo

  • – De uma maneira geral, “as partes da mandioca são fritas em óleo até dourar e ficarem crocantes para serem servidas com azeite, sal e pimenta tempero em muitas ilhas do Caribe”.
  • – A polpa da Yuca é rica em amido e deve ser peneirada para preparar a “chamada tapioca de amido, que é uma comida popular como na Índia, Paquistão e Sri Lanka”. Ela também é usada para fazer pudim doce, bolinhos salgados, entre outras coisas.
  • – “A farinha de mandioca também é usada para fazer pão, bolo, biscoitos, etc., em várias ilhas do Caribe”.
  • -“Na Nigéria e no Gana, a farinha de mandioca é utilizada juntamente com inhame para fazer polenta, que é então consumida com ensopados”.
  • – “Chips de mandioca e flocos são também amplamente consumido como um lanche”.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *