Verruga

Você já teve uma verruga ou como também é chamada berruga, verruca, planae, cravo de sola, olho de peixe ou palma? Elas são muito comuns e dependendo da localização não precisam causar comoção e nem medo. Com o formato de balões pequenos, as verrugas, parecem estar penduradas no corpo e são na realidade tumores benignos que tem como principal impacto a autoestima uma vez que tem um visual desagradável.

As verrugas consistem em crescimentos anormais da pele que tem como origem vírus e em grande parte dos casos desaparecem sozinhas. Porém, vale atentar para o fato de que elas podem surgir no corpo como um todo e ter diferentes origens. Dependendo da origem é necessário consultar um médico para que se possa prevenir o desenvolvimento de doenças mais sérias.

Tipos de Verrugas

As verrugas não são sempre iguais, elas apresentam variações de tamanho, textura e forma. Existem diferentes tipos de verrugas dentre as quais estão:

Verrugas Vulgares

O tipo de verruga mais comum pode ser redonda ou de formato irregular e quando surgem geralmente são brancas, porém, com o tempo vão se tornando mais escuras. Esse tipo de verruga é comum nas mãos, joelhos, em torno das unhas e nos dedos que são áreas que apresentam mais atrito. Mais comum em crianças e adolescentes.

Verrugas Plantares

Essas verrugas são conhecidas popularmente como olho de peixe por ter pontos escuros na parte central das lesões. As verrugas plantares podem ser muito dolorosas pelo fato de surgirem na planta dos pés onde o peso do corpo exerce pressão. Algumas pessoas tende a confundir essas verrugas com calos. Para identificar esse tipo de verruga a dica é observar se área central da lesão tem epiderme em torno.

Verrugas Planas

A característica principal desse tipo de verruga é ter uma cor amarelada ou puxando para um tom de castanho. As verrugas dessa categoria apresentam no máximo 5 mm, mas não se apresentam com proeminência como as verrugas vulgares. A parte do corpo em que essas verrugas aparecem com mais facilidade é o rosto.

Verrugas Anogenitais

Também conhecidas como condilomas acuminados essas verrugas são muito perigosas uma vez que podem abrir caminho para o surgimento de tumores malignos dentre os quais estão câncer no pênis e no colo do útero. Nesses casos as verrugas podem ser oral, genital, perianal ou na uretra. Um tipo de verruga rosada e macia que pode ter um formato que lembra uma couve-flor e que pode estar presente em grupos que ocupam uma região extensa. A ocupação de uma área grande prejudicando o correto funcionamento do corpo recebe o nome de condiloma acuminado gigante.

Verrugas Filiformes

Um tipo de verruga que tem aspecto fino e que se destaca da base, muito comum em pessoas de mais idade aparece com mais frequência no rosto, pescoço e pálpebras.

Quais São as Causas das Verrugas?

O que dá origem as verrugas é o Papiloma Vírus Humano conhecido como HPV, contudo, existe uma série de possibilidades para cada tipo de lesão. O vírus infecta a camada mais externa da pele, isso acontece com mais facilidade quando tem algum tipo de lesão como um corte que dá abertura para a infecção. Áreas do corpo que são depiladas com aparelhos de barbear como a barba dos homens e as pernas das mulheres podem ser um prato cheio para esse vírus adentrar no organismo.

Existe a possibilidade de transmitir o vírus, isto é, contagiar outra pessoa com verrugas por meio do contato da área infectada com uma área com algum tipo de lesão. Compartilhar banheiros públicos como em clubes com piscinas ou manter relações sexuais sem uso de preservativo aumenta o risco de contaminação. Uma pessoa que tenha uma verruga e coce a mesma pode contaminar outra área do corpo com o posterior toque.

Sintomas

Em geral eles são inexistentes, porém em alguns casos podem ocorrer dores e sangramento gerados pela sensibilidade decorrente de sua localização. Elas podem ser facilmente diagnosticadas através de um simples exame clínico, pois seu aspecto e localização são bem visíveis e característicos, cor acinzentada e nódulos rígidos.

A prevenção é a melhor saída para vários tipos de doenças, mas neste caso em particular a situação é bem complicada tendo em vista a falicidade de contágio. Dificilmente exista uma pessoa que já não tenha sido acometida por ao menos uma verruga. Em caso de verruga genital, por ser transmitida através da relação sexual ela é considerada como uma DST – Doença Sexualmente Transmissível.

Verruga

Cuidados

O tratamento das verrugas deve ser feito através do uso de medicamentos receitados por um profissional habilitado na Área Saúde, sendo que em alguns casos é possível a remoção total das mesmas através de cirurgias; a prevenção através do uso de preservativo é recomendável para evitar a verruga genital, além de outras doenças sexualmente transmissíveis, sempre que tiver Dúvidas Sobre Sexo e DST consulte um médico.

Atenção

Por mais tentador que possa parecer tentar eliminar as verrugas em casa com métodos caseiros ou medicamentos não o faça. Procure um médico, pois na tentativa de resolver o problema você pode acabar provocando uma séria infecção. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento melhores respostas ele dará.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *