Anemia Falciforme: Doença do Sistema Sanguíneo

Dentre as diversas doenças que podem atacar diretamente o sistema sanguíneo temos a anemia falciforme, uma das mais graves e mais estudadas da medicina. A anemia falciforme é a forma mais comum da doença falciforme. Esta é um grave distúrbio no qual os glóbulos vermelhos do sangue se formam em forma de foice. Este formato quer dizer que as células vermelhas do sangue são em forma de lua crescente.

Normalmente, os glóbulos vermelhos são em forma de disco e parecem bastante com rosquinhas sem os furos no centro. Eles se movem facilmente através de seus vasos sanguíneos ao longo do corpo e são muito importantes para a nutrição do organismo. Os glóbulos vermelhos contêm uma proteína rica em ferro chamada hemoglobina. Esta proteína é quem transporta o oxigênio dos pulmões para o resto do corpo e por isso ela é tão importante.

Anemia Falciforme é um Tipo de Anemia

A anemia falciforme é um tipo de anemia. A anemia é uma condição na qual o sangue tem um menor número de células vermelhas. Esta condição também pode ocorrer se os seus glóbulos vermelhos não contêm hemoglobina suficiente para transportar ao longo do corpo por meio da circulação sanguínea.As células vermelhas do sangue são produzidas na medula esponjosa, no interior dos ossos maiores do corpo.

A medula óssea está sempre fazendo novos glóbulos vermelhos para substituir os antigos. Normalmente, os glóbulos vermelhos vivem cerca de 120 dias na corrente sanguínea e depois morrem. Eles carregam oxigênio e removem o dióxido de carbono (um produto de resíduos) de seu corpo.Na anemia de células falciformes, as células falciformes anormais geralmente morrem depois de cerca de 10 a 20 dias. A medula óssea não pode fazer novas células vermelhas do sangue rápido o suficiente para substituir as que morrem.

O que há de diferente no sangue de quem tem anemia falciforme?

O que há de diferente no sangue de quem tem anemia falciforme

O que há de diferente no sangue de quem tem anemia falciforme

As células falciformes contêm hemoglobina do tipo anormal que é chamada hemoglobina falciforme ou hemoglobina S. Esta hemoglobina falciforme faz com que as células se desenvolvam, como já dissemos antes, em outro formato que não seja o comum de rosquinha dos glóbulos vermelhos, e sim como em formato de meia lua.As células falciformes são duras e pegajosas e com isso elas tendem a bloquear o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos dos membros e órgãos. Com o fluxo sanguíneo bloqueado pode haver dor ao longo do organismo e danos em diversos órgãos. Ela também pode aumentar o risco de infecção.

Anemia Falciforme é Hereditária

A anemia falciforme é uma doença hereditária e quem a possui vai ter que viver com ela ao longo da vida. As pessoas que têm a doença nascem com ela. Eles herdam dois genes para uma hemoglobina falciforme de cada parente próximo, sendo eles o pai e a mãe obrigatoriamente.

As pessoas que herdam um gene da hemoglobina falciforme de um pai e um gene normal do outro progenitor tem uma condição chamada de traço falciforme. O traço falciforme é diferente da anemia falciforme. As pessoas que têm o traço falciforme não tem a doença. Como as pessoas que têm anemia falciforme, as pessoas que têm o traço falciforme podem passar o gene da hemoglobina falciforme aos seus filhos.

A Anemia Falciforme Não Tem Cura

A anemia falciforme não tem cura descoberta ainda pela medicina. No entanto, os tratamentos para melhorar a anemia e complicações menores que ela pode causar para o paciente ao longo dos anos podem ajudar a eliminar os sintomas e complicações da doença em crianças e adultos. Transplante de sangue e transplantes de medula com células-tronco podem oferecer uma cura para um pequeno número de pessoas.

Ao longo dos últimos 100 anos, os médicos aprenderam muito sobre a anemia falciforme. Eles sabem suas causas, como ela afeta o corpo e como tratar muitas das suas complicações, o que não era possível há mais de um século, quando a doença era considerada fatal.

Sintomas da Anemia Falciforme

A anemia falciforme varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas que têm a doença apresentam dor crônica ao longo da vida ou fadiga, um cansaço constante em pequenas atividades do cotidiano. No entanto, com a devida atenção e tratamento, muitas pessoas que têm a doença podem ter uma melhora de qualidade de vida e saúde razoável na maior parte do tempo.Por causa de melhores tratamentos e cuidados, as pessoas que têm anemia falciforme estão vivendo agora em seus quarenta ou cinquenta anos, ou mais.

Diagnóstico da Anemia Falciforme

A doença é diagnosticada nos primeiros meses de vida via exame sanguíneo. O teste é realizado esfregando a amostra de sangue com uma quantidade de oxigênio especial. A doença pode ser confirmada especificamente quantificando os tipos de hemoglobina presentes utilizando um ensaio de electroforese de hemoglobina.Assim que o médico tiver certeza que a criança possui a doença já pode começar a regrar uma boa alimentação, exercícios físicos para evitar o sedentarismo para crianças e assim diminuir a fadiga e começar a série de diversos transplantes de sangue que podem ocorrer durante toda a vida.

Expectativa de Vida de Uma Pessoa com Anemia Falciforme

Expectativa de vida de uma pessoa com anemia falciforme

Expectativa de vida de uma pessoa com anemia falciforme

A expectativa de vida de pessoas com anemia falciforme é reduzida. Alguns pacientes podem permanecer sem sintomas por anos, enquanto outros não sobrevivem na infância ou no início dela. No entanto, pacientes com um bom tratamento podem sobreviver além dos 40 anos de vida.A maioria dos pacientes sofrem crises de dor intermitente, fadiga, infecções bacterianas e danos em órgãos. Comprometimento do crescimento e desenvolvimento representam o resultado final do trauma físico e emocional que é suportado por crianças com esta doença.

As causas de morte incluem a infecção bacteriana (a causa mais comum), acidente vascular cerebral ou hemorragia no cérebro e rim, parada do coração ou insuficiência hepática. O risco de infecções bacterianas não diminui depois de três anos de idade. No entanto, as infecções bacterianas são a causa mais comum de morte em qualquer idade. Portanto, quaisquer sinais de infecção em uma pessoa com anemia falciforme devem ser revisados por um médico que pode agir de pronto e salvar a vida do paciente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *