Artrose Crônica 

A artrose crônica é uma inflamação nas articulações do corpo humano que causa a degeneração da cartilagem. São muitas as causas este tipo de artrose como envelhecimento, herança genética, traumatismo ou mau uso dos membros. Conheça mais sobre a doença e como evitar a seguir.

O que é Artrose Crônica?

A artrose crônica é uma forma de artrite causada pela perda de cartilagem de uma ou mais articulações do corpo. A cartilagem por sua vez é uma substância que serve como uma “almofada” entre os ossos das articulações na hora em que os movimentos são feitos.Dos mais de cem tipos de artrite a artrose é a mais comum, afetando mais de 40 milhões de pessoas no Brasil entre homens e mulheres. Esta doença ocorre mais frequentemente em pessoas acima dos 45 anos em homens e depois de 55 anos costuma aparecer com maior frequência nas mulheres. A maior incidência de artrose crônica está na população japonesa enquanto os sul-africanos estão em menor número de registro de casos.A artrose crônica afeta as mãos, pés, coluna e grandes articulações que suportam peso como os quadris e joelhos.

O que Acontece com um Paciente com Artrose Crônica?

A artrose crônica surge na maioria dos casos por conta do envelhecimento natural da articulação. Com o envelhecimento a presença da água aumenta na cartilagem e a decomposição de proteínas diminui. Com o passar dos anos a cartilagem começa a degenerar por descamação ou formação de fendas minúsculas.Nos casos de artrose crônica avançada há uma perda total da almofada de cartilagem entre os ossos das articulações. O uso repetitivo das articulações ao longo dos anos (o que é totalmente normal) pode irritar e inflamar a cartilagem, causando dores nas articulações e inchaço. A perda da cartilagem entre os ossos provoca o atrito entre as partes ósseas, causando dor e limitação da mobilidade das articulações. A inflamação da cartilagem pode também estimular formação de ossos novos em torno das articulações chamadas de esporas.Existe outro tipo de artrose crônica chamada de secundária que é causada por outra doença ou condição do organismo. Podem causar a artrose crônica secundária a obesidade, um trauma, cirurgia nas estruturas articulares, anomalias congênitas, gota, diabetes e problemas hormonais.

A Obesidade e a Artrose Crônica e Outros Casos

Obesidade causa a Artrose Crônica

Obesidade causa a Artrose Crônica

A obesidade causa a artrose crônica porque aumenta o peso sobre as articulações e por consequência sob a cartilagem. Depois do envelhecimento a obesidade é o fator de risco mais importante para a artrose crônica nos joelhos. O desenvolvimento precoce desta doença nos joelhos entre os gordos é causado em parte pelo seu elevado peso corporal.Jogadores de futebol podem muito cedo também sofrer de artrose crônica pelo trauma repetitivo nos tecidos articulares (ligamentos, ossos e cartilagens). Curiosamente os estudos não encontraram um risco maior de artrose crônica em corredores de longa distância.

Sintomas da Artrose Crônica

A artrose crônica é uma doença nas articulações. Ao contrário de muitas outras formas de artrite que são doenças sistêmicas (condições que afetam várias áreas do corpo ou todo o corpo), a artrose crônica não afeta outros órgãos do corpo.O sintoma mais comum da artrose crônica é dor na articulação machucada após o uso repetitivo. A dor na artrose crônica é normalmente pior no final do dia. Dor e rigidez nas articulações também podem ocorrer após longos períodos de inatividade (por exemplo, sentado no cinema). Na artrose crônica mais grave há uma perda completa da almofada da cartilagem que faz com que o atrito entre os ossos cause dor mesmo com o doente em repouso.Os sintomas da artrose crônica variam muito de paciente para paciente. Alguns pacientes podem limitar-se dos movimentos por sentir muita dor. Os sintomas também podem ser intermitentes. Não é incomum para pacientes com artrose crônica das articulações dos dedos, das mãos e dos joelhos sentir anos de intervalos sem dor e depois elas retornarem do nada.

Diagnóstico da Artrose Crônica

Não existe um teste de sangue para o diagnóstico da artrose crônica. Para esta doença são usados raios-X das articulações. Nos exames é observada a perda da cartilagem articular, estreitamento do espaço articular entre os ossos adjacentes e formação de esporão ósseo. Testes de raios-X simples também podem ser muito úteis para excluir outras causas de dor em uma articulação em particular, bem como auxiliar a tomada de decisão a respeito de quando a intervenção cirúrgica deve ser considerada.

Cirurgia para Curar a Artrose Crônica

Cirurgia para Curar a Artrose Crônica

Cirurgia para Curar a Artrose Crônica

A artrocentese é um procedimento para remover o líquido articular que muitas vezes é realizado no consultório do médico e não em uma sala de cirurgia tradicional. Durante o processo uma agulha estéril é usada para remover o líquido para análise. Os exames devem fazer a exclusão de gota, infecção e outras causas de artrite. A injeção de corticosteroides nas articulações durante o processo acontece para ajudar a aliviar a dor, inchaço e inflamação.Outro processo para cuidar da artrose crônica chama-se artroscopia. Esta é uma técnica cirúrgica em que um médico insere um tubo de visualização na articulação para observar anormalidades, danos na cartilagem e nos ligamentos que podem ser detectados e reparados. Se o procedimento for bem sucedido os pacientes podem se recuperar da cirurgia muito rapidamente.

Tratamento para a Artrose Crônica

Além da redução de peso, o indicado para a artrose crônica é que se reduzam as atividades que estão sobrecarregando a articulação. No mais, não há nenhum tratamento específico para deter a degeneração da cartilagem ou para reparar a cartilagem danificada pela artrose crônica.O objetivo do tratamento da artrose crônica é reduzir a dor nas articulações e inflamação, melhorando e mantendo a função articular. Alguns pacientes com artrose crônica apresentam pouca ou nenhuma dor e podem não precisar de tratamento. Outros podem se beneficiar de medidas preventivas como repouso, exercício, controle de dieta de redução de peso, fisioterapia ou terapia ocupacional e ainda com uso de produtos de assistência como joelheiras e tornozeleiras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *