Cisto Uterino: Causas, Sintomas e Tratamento

Os cistos uterinos, também chamados de cisto ovariano, é uma pequena bolsa com fluído que se desenvolve na parte interna do ovário de uma mulher.  Durante a sua vida a mulher pode desenvolver diversos cistos e nenhum mal ao corpo, pois a maioria dos cistos é inofensiva, mas alguns podem causar problemas com sua ruptura como sangramento e dor. Em alguns casos a cirurgia pode ser necessária para remoção.

Cisto Ovariano

Cisto Ovariano

Como Funcionam os Ovários

Para entender porque o cisto uterino surge é importante compreender a função dos ovários e como esses corpos estranhos podem formar. Normalmente as mulheres possuem dois ovários que produzem os óvulos. Cada ovário tem o tamanho de uma ameixa e está localizado em cada lado do útero.

Um ovário produz um óvulo por mês e com esse processo começa com o ciclo menstrual. O óvulo é colocado em uma bolsa chamada de folículo e dentro dele é produzido o hormônio estrogênio, que sinaliza ao útero que o óvulo está pronto. A partir dai o revestimento do útero começa a engrossar e preparar-se para a fertilização, que seria a gravidez. Quando isso não acontece ocorre a eliminação do óvulo, que é a menstruação. Todo o conteúdo do útero é expulso se o óvulo não for fertilizado e é por isso que ocorre o sangramento menstrual. Quando não há óvulo e a bolsa se forma do mesmo jeito temos o surgimento de um cisto uterino.

Vendo através de um ultrassom o cisto ovariano lembra uma bolha de água. Dentro dele há apenas líquido e é cercado por uma parede muito fina. Este tipo de cisto é também chamado de cisto funcional ou cisto simples. Se um cisto se rompe o líquido permanece no útero pode danificar o ovário. Cistos pequenos podem estar presentes em um ovário normal, enquanto folículos estão sendo formados.

Os cistos uterinos podem surgir em mulheres de todas as idades. A grande maioria deles é considerado funcional, pois ocorrem normalmente e não fazem parte de uma doença. Também são em grande parte benignos, o que significa que não são cancerígenos e muitos desaparecem por conta própria ou com um tratamento com medicamentos. Os cistos ovarianos ocorrem mais frequentemente durante a idade fértil da mulher.

Tipos de Cistos Uterinos

O cisto folicular é o tipo mais simples e pode se formar quando a ovulação não ocorre ou quando um óvulo involui quando formado. Este tipo de cisto geralmente se forma no momento da ovulação e podem crescer até cerca de 2 centímetros de diâmetro. Se um cisto uterino folicular se rompe pode gerar bastante dor no meio do ciclo menstrual. Normalmente esses cistos não produzem sintomas e desaparecem espontaneamente em alguns meses.

Temos ainda como tipo de cisto uterino o hemorrágico, que causa sangramento após o rompimento do cisto. Os sintomas são uma dor abdominal forte em um lado do corpo e dores de cabeça, bem como o sangramento como se fosse uma menstruação, mas com bastante dor e fora do ciclo.

Há ainda o cisto dermoide. Do tipo de tumor benigno, este pode ser relacionado a um teratoma maduro. É um tipo de cisto uterino menos comum e na maior parte dos casos afeta as mulheres mais jovens. Ele pode crescer até 6 centímetros de diâmetro e deve ser retirado imediatamente.

O Possíveis Tipos de Cisto

O Possíveis Tipos de Cisto

As Causas do Cisto Uterino

Existem diverso motivos que podem causar os cistos. Um deles é o histórico de cistos uterinos anteriores na família, podendo ser um fator genético. Há ainda os ciclos menstruais irregulares, um aumentou na distribuição de gordura corporal, infertilidade, hipotireoidismo, câncer de mama, tabagismo e o uso constante de anticoncepcional.

Imagem de Amostra do You Tube

Sintomas dos Cistos Uterinos

Normalmente a presença dos cistos uterinos não apresenta sintomas e são encontrados durante um exame médico de rotina ou são vistos por acidente em uma ultrassom vaginal. No entanto, os sintomas podem estar presentes, especialmente com grandes cistos. Podem surgir menstruações irregulares, uma dor pélvica após relação sexual, dor no intestino, enjôos, dor ou sangramento vaginal irregular da vagina, infertilidade.

O atendimento médico deve ser procurando caso a mulher esteja sentindo febre constante e sem causa aparente, dor ou sensibilidade na região abdominal ou pélvica, vomitando, fraqueza, tonturas ou desmaios, ficar pálida, menstruação irregular, inchaço abdominal, dor abdominal, aumento de pêlos no rosto semelhante a um padrão masculino, alta ou baixa pressão arterial não relacionada a medicamentos, muita vontade de beber água e ir ao banheiro, inexplicável perda de peso.

Imagem de Amostra do You Tube

Exames Para Detectar o Cisto Uterino

O médico deve realizar os seguintes testes para determinar se uma mulher tem um cisto uterino:

Ultrassom endovaginal: este tipo de exame de imagem é o melhor teste para o diagnóstico de um cisto no útero. Um cisto pode ser diagnosticado com base em sua aparência no ultrassom. Este é um procedimento indolor que se assemelha a um exame pélvico. Este tipo de ultra-som produz uma imagem melhor que um ultrassom externo.

Cirurgia laparoscópica: neste procedimento o cirurgião faz pequenas incisões através do qual um laparoscópio é introduzido pelo abdômen. O médico ira identificar o cisto e pode removê-lo ou tirar um pedaço para fazer uma biópsia e detectar se é benigno ou maligno.

Avaliar os níveis hormonais: Um exame de sangue deve ser feito para verificar as taxas de LH, FSH, estradiol e os níveis de testosterona. Tais substâncias podem indicar potenciais presenças de corpos estranhos no útero.

Tratamento de Cistos Uterinos

A pílula anticoncepcional pode ser útil para regular o ciclo menstrual, prevenir a formação de folículos que podem se transformar em cistos e, possivelmente, reduzir o tamanho de um cisto existente. Para a dor devem ser ministrados anti-inflamatórios como o ibuprofeno quem podem ajudar a reduzir a dor pélvica.

Nos casos mais graves é preciso fazer uma cirurgia laparoscópica para retirar o cisto. O médico irá identificar o cisto uterino através de um visor com uma câmera ao seu alcance e pode remover o corpo estranho.

As chances de uma mulher desenvolver um cisto uterino dependem de muitos fatores e um deles é a sua idade. O desenvolvimento de um cisto uterino depende do estímulo hormonal do ovário. Uma mulher é mais propensa a desenvolver um cisto se ela ainda está menstruando e seu corpo está produzindo o hormônio estrogênio.

Mulheres na pós-menopausa têm um risco menor de desenvolver cistos uterinos, uma vez que já não são possuem a menstruação. Por esta razão muitos médicos recomendam a remoção ou biópsia de cistos de ovário em mulheres na pós-menopausa, particularmente se os cistos são maiores de 3 centímetros de diâmetro.

 

11 comentários

  1. Ola, gostaria de saber se quem tem cisto pode engravidar? Eu tenho 20 anos, ja passei por uma gravides ectopica a 1 ano, e por causa dessa gravides ectopica so tenho uma trompa e agora to com um cisto hemorragico, quero muito engravidar. Sera que por causa deste cisto nao consiguirei? Obg

  2. Isaias Bandeira da silva

    Minha mulhe esta comedo.Ela tem um cisto.

  3. Estou com um cisto Folícular no ovário esquerdo de 10.08 ml. meu medico disse não ser nada estou um pouco assustado. por favor devo procurar outro medico me responda por favor obrigada pela sua atenção.

  4. a minha esposa tem um cisto de cada lada. e ele sente muita dor. ele estar com medo de ser canser. eziste essa possibilidade

  5. Estou com um cisto medindo 3,5 e seu volume 35,6 mas o medico disse que nao seria nescessario operar so que estou perdendo muito peso, sinto muita dor minha barriga inteira inchou que pareco uma gravida, nao consigo me alimentar e como se sempre estivesse cheia, me sinto muito fraca, sentindo sensações de desmaio e tremores. Sinto muito frio todo o tempo. Gostaria de saber a opiniao de um profissional e uma solucao. Obrigado

  6. tenho cisto hemorragico hoje deseu pra mim dia 6 sendo que dia 22 de fevereiro venho e parou dia 27 mais hoje venho denovo oque sera isso ? e poderei engravidar assim com sisto hemorragico?

  7. ola meu nome é gracielen tenho um cisto e nao comsigo emgravidar o medigo disse que irria passar a trasvaginal para o posto a ums quatro meses atras e nada como posso tratar gostaria muito de emgravidar pois todos os meus irmaos tem filhos menos eu gostaria de uma resposta

  8. oi,ja fiz uma cauterizaçao no utero,e ja fiz uma cirurgia na bexiga que estava caida,e tenho um filho de 5anos,tambem pode aparecer o cisto,tenho 24anos.???

  9. Gostaria de dizer para as mulheres se cuidarem, pois os cistos nao sao causas simples como muitos dizem: Experiencia propria, tive cisto no ovario esquerdo, cisto no ovario direito e cisto no utero, e duas hidrossalpinge.Detalhe passei por tres cirurgia na ultima cirurgia consegui uma medica abençoada que resolveu tirar o resto que sobrou.Entao se cuidem, nao quero que vcs passem pelo que estou passando.Hoje estou com 28 dias de operada.Laparoscopia esploradora.

  10. Oi tdo bem?
    Eu sou surda tenho 31 anos estou cisto da dor de barriga. Não ainda dor tem cisto até não conseguir ja ir no médico sempre dias todos. nosso. eu seco paciente.

  11. Oi eu sou Surda tenho 31 anos . eu tem um cisto não ainda estou dor de barriga até. Já ir no médico sempre particapar dias todos nosso. eu seco paciente. Eu não tem Gravidez nada mas quero tentar fazer sexo muito dificil não impossivel… meu marido tenho 5 anos :(

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>