Dicas Para Aliviar as Dores de Ouvido

O Problema da Dor de Ouvido

A dor de ouvido pode ser ocasionada por diversos problemas, entre eles está a mudança decorrente da pressão do ar, sendo mais problemática quando há mudança fica brusca, como quando se desce com o avião ou uma serra. Passageiros de transportes geralmente não percebem grandes problemas relacionados, no entanto, as pessoas que possuem problemas respiratórios se sentem muito pior.

Caso alguém vá viajar e sofra de inflamações no ouvido, seio paranasal, ou nariz é recomendável passar por uma consulta médico antes de seguir viagem e ainda verificar se o voo não terá a propriedade de piorar seu estado de saúde.

Saiba Como Aliviar As Dores de Ouvido Durante a Viagem

Para melhorar a dor de ouvido, é bom, às vezes, engolir a saliva ou dar um bocejo. Um método bastante simples e prático é tentar movimentar o ar dos pulmões apenas usando o nariz enquanto o mesmo é tapado.

Também é possível aliviar se mascando chiclete, isso ajudar a aliviar a pressão dos ouvidos. Para finalizar, ainda use remédios nasais, em gotas, que aliviam a pressão também. Já para os bebês, o mais recomendado é colocá-los para mamar, assim a musculatura também funciona e a pressão alivia.

Como Ocorre A Dor de Ouvido

A dor de ouvido é um mal que pode ser ocasionado por diversas causas, sendo que a principal delas é o fechamento das tubas de Eustáquio, uma determinada parte que vai do ouvido médio até a garganta. Tanto em crianças quanto em adultos, sem ou com dor, a dor de ouvido pode piorar durante o período noturno e pode se agravar ainda mais quanto se junta a resfriados, alergias ou sinusite.

Dependendo da gravidade e da causa, há maneiras de minimizar o desconforto causado pela doença, para que isso ocorra, siga as dicas disponíveis logo abaixo:

  • Primeiro, posicione-se de maneira que seu tronco fique ereto por pouco minutos. Esse procedimento colabora para que as tubas tenham o inchaço minimizado e passem a drenar normalmente, causando a diminuição das dores.
  • Coloque o vapor mínimo do secador de cabelo mais próximo do ouvido. Esse procedimento ajuda a minimizar as dores.
  • Outra coisa que pode ajudar é a mastigação de chiclete, pois abre as tubas de Eustáquio, então, se estiver com dores, tente mascar ao menos três gomas de mascar por dia.
  • Caso não tenha nada em mãos e a dor piore, boceje. O movimento feito pela boca faz com que os músculos fiquem mais relaxados e a dor diminua.

Esses procedimentos acima, só servem quando a dor de ouvido é de natureza leve, caso seja severa, o melhor é buscar ajuda médica e não pingar nada no ouvido, já que isso pode vir a piorar o problema.

Tratamento de Dor de Ouvido

O tratamento de dor de ouvido é feito a partir do uso de anti-inflamatórios ou antibióticos, além disso, também podem ser empregados analgésicos de natureza leve, sendo usados tanto em gotas, quanto em xaropes ou comprimidos.  Esse tratamento pode ser feito entre de 07, a 14 dias, de acordo com orientação médica.

Alguns medicamentos que são usados nas dores de ouvido são:

  • Otosynalar
  • Cerumin
  • Panotil e
  • Otomicina

Os remédios em gotas, para serem aplicados no ouvido, só podem ser usados a partir de uma criteriosa orientação médica, portanto, não compre o medicamento na farmácia e use sem a devida receita.

Para aplicar o medicamento de forma correta, no ouvido, deve-se ter os cuidados certos, especialmente higienizando as mãos, para que nenhuma bactéria entre em contato com o local.

O procedimento correto é o seguinte:

  • Deite-se com o ouvido inflamado voltado para o lado de cima;
  • Conforme puder, puxe um pouquinho a orelha para trás;
  • Pingue agora o medicamento prescrito pelo médico, e, mesmo que a dor seja imensa, apenas pingue as gotas receitadas, nada de pingar uma ou duas a mais. Isso pode comprometer o tratamento.
  • Depois disso, tampe o ouvido com um pedaço de algodão, isso deve ser feito para que o medicamento não escorra para fora e fique somente dentro do ouvido.
  • Se o problema ocorrer nos dois ouvidos faça o mesmo procedimento nos dois e não se descuide.

O tratamento feito contra a dor no ouvido não se limita apenas a aliviar a dor e outros sintomas, mas ainda trata a infecção, pois a mesmo pode estar ativa, mesmo passado alguns dias do desaparecimento dos sinais dolorosos. Por isso, o tratamento receitado pelo profissional de saúde deve ser seguido mesmo após desaparecidos os sintomas, ou seja, até o fim. 

Tratamento Caseiro Que Pode Ser Realizado Para Diminuir a Dor de Ouvido

O tratamento mais adequado nesses casos, enquanto não se busca ajuda médica é colocar um pano quente sobre a região, de preferência que ele tenha sido passado a ferro, e logo seja posto sobre o ouvido e deixado até que esfrie. Mas ainda que a dor dê uma relaxada é de extrema importância que se faça uma consulta médica, pois quando uma doença assim não é bem tratada, pode levar a problemas de surdez.

Tratamento de Dor de Ouvido em Bebês

  • Quando se faz um tratamento específico para bebês, deve-se sempre ser seguido à risca todas as orientações médicas. A compressa morna também pode trazer alívio em casos mais dolorosos, e pode ser repetida durante várias vezes, especialmente durante a hora de dormir.
  • Quanto a alimentação durante este período é importante que o bebê tome bastante líquido. Outros cuidados estão relacionados ao tipo de alimentação, que deve ser mais pastosa, para que facilite a deglutição, já que geralmente, dores de ouvido são acompanhadas de dores de garganta.

Como Prevenir a Dor de Ouvido

Se já tiver um histórico de infecções é sempre importante fazer um coleta do material infeccioso para se ter certeza da bactéria que se está combatendo. Além disso, é prudente tomar banho de piscina ou mar sempre usando um protetor local.

Geralmente a água acumulada nos ouvidos é a grande responsável por causar infecções, pois vem junto com bactérias e fungos causadores de inflamações. Por isso, ao menor sintoma, busque uma consulta médica, já que a dor de ouvido é considerada uma das piores dores que se pode ter. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *