Rinite e Sinusite – Sintomas e Semelhanças

Conforme a estação do ano, o ar fica mais seco, e em lugares com poluição se torna pesado, com isso, a respiração fica mais difícil, especialmente se a pessoa sofre de rinite ou sinusite. Como essas alterações climáticas acabam sendo constantes, saber definir quando se está com uma coisa ou com outra acaba sendo caso de especialista.

Por isso, entenda um pouco mais sobre essas doenças que interferem na qualidade de vida e assim você poderá respirar e viver melhor.

Rinite ou Sinusite

Profissionais que cuidam da parte respiratória superior, como os otorrinolaringologistas, fatalmente escutam em seus consultórios a célebre frase: Eu tenho rinite e também sinusite. Para os pacientes essas ‘ites’ caminham sempre juntas e com os sintomas semelhantes, fica bem difícil dissocia-las.

Rinite e Sinusite

Rinite e Sinusite

Isso porque, saber com certeza quando se tem rinite ou sinusite não é fácil. Por isso, é mais simplificado dizer que se têm as duas coisas.

Rinite: O Que E? Quais Os Sintomas?

Para quem não sabe, a rinite é uma forma de inflamação que acontece na mucosa nasal (do nariz) e pode aparecer devido a diversos fatores. Se a pessoa estiver resfriada, por exemplo, deixa de ter uma rinite, da forma infecciosa.

Quando as pessoas de queixam de ter rinite, geralmente fazem menção a sintomas constantes, que são causadas, quase sempre, pela rinite alérgica. Os sintomas da rinite que se apresentam com maior frequência são: coriza (secreção incolor que escorre através do nariz), espirros constantes, a coceira e ardor no nariz e ainda o nariz comumente entupido.

Sinusite: O Que E? Quais Os Sintomas?

No entanto, a sinusite é outra forma de inflamação que também compromete a mucosa, porém, não a nasal, mas aquela que reveste os seios da face. Essas partes do rosto chamadas de seios da face são como câmaras de ar alojadas ao redor do nariz, revestidas internamente por uma mucosa semelhante com aquela do nariz.

Assim como a outra, esta mucosa também produz muco, que escorre para dentro do nariz através de pequenos furos que ligam as fossas nasais aos seios da face. Então, caso esses furinhos fiquem fechados, quer por acúmulo de secreção, ou até inchaço da mucosa, e ainda qualquer outro motivo, ocorre o entupimentos dos canais sem que os mesmos tenha comunicação com o nariz.

Esse problema pode ser comparado a uma casa fechada por muito tempo, o ar que sai dela não é saudável, tornou-se doente. Da mesma forma, a mucosa dos seios da face passa a sofrer com inflamações. Com isso, o muco produzido acaba acumulando, o que aumenta o risco de proliferação de bactérias, causando a sinusite.

Sinusite: Crônica ou Aguda

A sinusite geralmente é dividida em duas partes: crônica ou aguda.

A fase aguda da doença é aquela que ocorre somente em crises, e causa grande dor na face, muita secreção inflamada escorre pelo, e vem acompanhada ainda de febre e tosse. Na fase crônica os sintomas costumam ser mais leves, porém, ocorrem com mais frequência.

Ela pode aparecer através de uma tosse insistente ou ainda uma secreção que escorre do nariz e cai por dentro da garganta. Entretanto, o fator que está mais associado à sinusite crônica é a cefaleia que aparece, e geralmente se apresenta no meio da testa, entre os olhos.

Por isso, quase todas as pessoas que sofrem com a doença, tendem a relatar o mesmo tipo de dor, ou seja, no mesmo local.

O que as pessoas devem ficar alertas é que, nem sempre a dor de cabeça frontal pode ser considerada como sinusite. Logo, se a dor não vier junto aos demais sintomas, sinal de que não tem nada a ver com a sinusite. Por isso, em casos mais estranhos, o ideal é que seja feita uma tomografia, ou se não for possível, um raios-X dos seios da face, já que é um exame de imagem mais nítido, importante para se precisar um diagnóstico.

Saiba Mais

Saiba Mais

Lógico que a confusão existente entre as duas doenças (rinite e sinusite) não ocorre apenas em razão da falta de informação. Há realmente uma ligação entre elas, como, por exemplo, causam secreção nasal e obstrução da respiração através do nariz. Em determinados casos a rinite pode vir a gerar a sinusite, portanto, a ligação entre elas é verdadeira.

Acontece que verdadeiramente a rinite não possui uma cura possível, mas há a possibilidade de um controle efetivo dos sintomas e, consequentemente, da doença, que com o tempo pode até sofrer uma amenização.

Com a sinusite a conversa é outra, pois apesar de apresentar quase os mesmos sintomas da rinite, pode se curar em grande parte dos casos, ainda que esteja na fase crônica. Ocorre que em alguns casos pode-se até se usar a intervenção cirúrgica para curar.

Informações Mais Resumidas das Doenças

Rinite: Reação geralmente alérgica, de origem respiratória, que surge com a frequente exposição a substâncias estranhas ao organismo, especialmente: ácaros, poeira, pelos de animais e poluição. Pode ter seu desenvolvimento desencadeado ao longo da vida ou se apresentar em decorrência de predisposição genética.

Sintomas: coceira e ardor no nariz, seguido de secreção límpida que escorre pelo nariz, e ainda espirros e entupimento nasal. As crises geralmente voltam, e podem gerar coceira nos olhos e também dores de cabeça.

http://www.youtube.com/watch?v=Z-0qZVVOzkU

Sinusite: acúmulo exagerado de secreção nos seios da face e também no nariz, geralmente ocasionada por inflamações bacterianas. .

Sintomas: alguns são muito parecidos com os da rinite, como entupimento nasal, dor de cabeça (localizada entre os olhos, no meio da testa) perda ligeira do olfato, peso extremado no pescoço, coriza amarelada e sensação de cabeça pesada. Pode ser seguida de febre e tosse seca.

Ambas as doenças dependem exclusivamente de tratamento médico, que é feito através de medicamentos, como anti-inflamatórios e até antibióticos. Por isso, os tratamentos caseiros não são aconselháveis, vez que podem apenas amenizar de maneira leve os sintomas e até mascarar a doença, fazendo com que piore ao invés de melhorar.

Então, logo que surgirem os primeiros sintomas, procure ajuda médica, e livre-se de cobertas e cobertores com “pelinhos”, além de cortinas e tapetes, pois eles costumam acumular ácaros e poeira, o que vem a piorar os sintomas, tanto da sinusite, quanto da rinite.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *