Enzimas Do Fígado

O fígado é um órgão do corpo humano que é responsável por cerca de 500 funções do organismo. O bom funcionamento de tais funções é fundamental para vida do ser humano.

No fígado estão centralizadas as principais funções metabólicas do organismo. Graças ao fígado, os macronutrientes dos alimentos são transformados em substâncias que podem ser assimiladas.

Enzimas

Enzimas

Falando em carboidratos, uma vez convertidos em glicose são uma rica fonte de energia para o organismo humano, o que não significa que toda glicose se transforma em energia. Se uma pessoa exagera na quantidade de alimentos ingeridos, o fígado transforma as moléculas de glicose que estão acima do necessário e as transformam em glicogênio.

Podemos dizer que o fígado é como um filtro do organismo que elimina as substâncias que podem provocar danos ao corpo, como restos de alimentos que não servem para nada.

Além disso, juntamente com o baço, o fígado ajuda na limpeza de cerca de 1,2 litros de sangue a cada minuto, neste processo, as hemácias velhas são eliminadas.

Uma outra função importante do fígado é manter o equilíbrio hormonal. Quando o órgão percebe um problema nesse equilíbrio, ele destrói o excesso de hormônios.

Enzima Do Figado

Enzima Do Figado

Uma função importante do fígado é a produção de bile, um litro diário, que fica na vesícula biliar. Ele serve para “quebrar” as grandes moléculas de gordura, é como se fossem detergentes. Quanto mais as moléculas são desestruturadas, fica mais fácil a ação das enzimas, facilitando o processo do organismo.

Problemas No Fígado

Como foi visto anteriormente é um órgão com uma série de importantes funções e uma vez que se observa um problema no fígado, as consequências podem ser graves.

Para começar, os sintomas de problemas no fígado: dores de cabeça, enjoos, dores em vários órgãos que ficam próximo ao fígado, como no abdômen e até mau humor.

Os problemas do mau funcionamento do fígado podem desencadear cálculos de vesícula, o problema surge quando existe excesso de colesterol na composição da bile.

Um outro problema é a hepatite, que pode ser A, B, C, D ou E. Agentes químicos são responsáveis pela doença, o maior exemplo deles é o álcool. A hepatite pode tornar-se uma cirrose hepática, uma doença crônica do fígado.

Figado

Figado

Como Proteger o Fígado

  • Muita atenção com a higiene dos alimentos antes de ingeri-los.
  • Beba somente água limpa e potável.
  • Só use objetos incomuns esterilizados ou descartáveis.
  • Pratique sexo seguro, para evitar as doenças sexualmente transmissíveis.
  • Não abuse do álcool (ele provoca a hepatite alcoólica) e evite as drogas.
  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada, nada de comida em excesso e nem de menos. Não experimente nenhum tipo de dieta milagrosa.

2 comentários

  1. Gostei muito de ler , tirei muitas duvidas , e aprendi muita coisa !

  2. GOSTEI DESTE ESTUDO E EXPLICAÇÕES SOBRE A SAUDE …OBRIGADA .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>