Escorbuto

Embora o escorbuto é uma doença proveniente da deficiência do sistema hematopoiético, tem dois pontos de semelhança: sangramento e anemia progressiva. O Escorbuto é ocasionado através de uma deficiência grande de vitamina C na dieta e leva cerca de 4 a 8 meses para desenvolver os sinais clínicos.

Metabolismo

A vitamina C é necessária para a atividade da prolil-hidroxilase, que é responsável pela hidroxilação extensa prolinas em colágenos. Deficiências na hidroxilação da prolina interferem na montagem do colágeno triplo hélice, resultando na degradação do mesmo.

Uma compreensão da causa e o remédio para o escorbuto foi descoberto a partir da experiência dos marinheiros britânicos no século 18. Ocupa um lugar interessante na história do mundo quando os marujos ingleses tornavam-se progressivamente doentes depois de longas viagens no mar.

Foi apenas com a observação de que o consumo de frutas ajudou a afastar os efeitos devastadores do escorbuto que os marinheiros começaram a utilizá-lo.
O Escorbuto é conhecido desde tempos antigos, mas a descoberta da ligação entre a deficiência dietética de ácido ascórbico e escorbuto reduziu drasticamente sua incidência durante o último meio século. Relatos esporádicos de escorbuto ainda ocorrem, principalmente em idosos, indivíduos com o alcoolismo.

A incidência de escorbuto na população pediátrica é muito raro, e é geralmente visto em crianças com dietas severamente restritas atribuível a problemas psiquiátricos ou de desenvolvimento. A condição é caracterizada por hematomas, inflamação gengival e sangramento.

Relativamente poucas pessoas morreram de escorbuto, exceto em trechos do oceano muito longo, mas uma atitude eficaz foi quando limitaram o tempo em que um esquadrão poderia ficar no mar. Nenhuma estratégia de bloqueio, ou quaisquer outros que dependiam de manter esquadrões no mar por longos períodos, foi possível em face das endemias de escorbuto. A dificuldade era encontrar uma cura.

Remédio

O valor dos limões contra o escorbuto era um lugar-comum conhecido entre os marinheiros por gerações, mas a fruta era apenas um dos muitos remédios, que nem a Marinha nem o mundo médico conhecia qualquer método científico de lidar. Além disso, os limões eram escassos e caros na Europa do Norte.

Vitamina

Os pacientes podem apresentar pápulas centrada nos folículos. Os cabelos podem crescer em um padrão de saca-rolhas e pode estar associada com a hemorragia, muitas vezes com pequenos traumas. Na doença crônica, equimoses, geralmente sobre os pontos de pressão, como as canelas, podem ocorrer.

A boca pode mostrar hipertrofia gengival. A hemorragia pode ocorrer em qualquer superfície da mucosa conjuntiva, incluindo, sublingual, e pele. Além disso, hemorragia no músculo esquelético, os locais intra-articular e região subperiosteal das epífises dos ossos longos podem ocorrer.

Quais são as causas do escorbuto?

Felizmente, houve um entendimento geral entre os oficiais do mar que o escorbuto era uma doença alimentar, causada pela presença de algo nocivo na dieta dos marinheiros, ou pela ausência de algo essencial, e em ambos os casos curáveis por alimentos frescos.


Categoria(s) do artigo:
Doenças

Comentários

  • MUITO LEGAL ISSO;ADORO SABER SOBRE ISSO…”””ASS;TAIS … BEIJOS

    tais antunes de moura 22 de março de 2012 13:52
  • é uma doença causada por falta de vitamina c bla bla bla isso eu ja sei quero saber o tratamento encontrado???

    camila 26 de março de 2012 1:06
  • Camila,

    Precisa explicar o tratamento, se você mesma já respondeu?

    Millan 19 de junho de 2012 0:51
  • muito obrigado foi muito, utio<-nao sei se ta serto,muito obrighado

    gabriel 11 de abril de 2013 23:46
  • eu queria sabeer como ela foi descoberta a cura

    thayna 12 de novembro de 2013 10:25
  • Eu quero saber o escorbuto (transmitida ou contraída)
    Isso que eu quero saber ta. Se alguém responder pra mim tudo bem…

    Carol Drew 8 de abril de 2014 22:02

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *