Infarto do Miocárdio e Métodos de Prevenção

Infarto fulminante no miocárdio: para muitas pessoas o termo pode soar estranho. Porém, de maneira popular se pode dizer que o termo está relacionado com os famosos infartos no coração, cuja consequência pode ser o óbito. É necessário ter uma vida saudável para evitar com que este problema aconteça repentinamente. Consulte os médicos de forma periódica e fique prevenido contra o infarto no miocárdio. Exercícios físicos regulares e alimentação adequada são as duas principais armas contra infarto do miocárdio.

Exercícios Físicos: Arma Contra Infartos no Miocárdio!

Qualquer tipo de atividade física que visa aumentar a constituição do corpo, ou mesmo manter a saúde saudável, pode ser considerado exercício físico. A mesma situação acontece com as atividades de recreação, feitas principalmente por crianças e idosos. Existem diversas benfeitorias proporcionadas como no caso da melhora no sistema cardiovascular.

Médicos afirmam que exercícios físicos realizados com frequências podem prevenir inúmeras doenças, sendo que as mais conhecidas são da área da cardiologia e diabetes. De certa forma, o sistema imunológico fica estimulado e o nível de colesterol fica moderado, ajudando inclusive no combate contra a obesidade.

O problema de tempo está entre as maiores desculpas das pessoas que não fazem exercícios físicos com frequência. Por este motivo, há grande número de pessoas consideradas atletas de finais de semana, fato que pode ser prejudicial à saúde, visto que o ritmo correto demanda rotina de baterias, não somente nos exercícios físicos como também durante a fase do descanso. O plano ideal está em vinte e quatro horas de descanso para cada dia de treinamento, principalmente entre os cidadãos que estão iniciando ou reiniciando a vida de atleta amador.

Previna - Se

Previna – Se

Como muitos sabem, o coração representa um dos órgãos mais beneficiados com os exercícios físicos. A melhora no funcionamento ocorre em consequência do melhoramento do trabalho cardíaco. Reduz o estresse e aumenta a resistência dos esforços físicos. Médicos indicam que os exercícios aumentem até mesmo a vida das pessoas com alto risco de novo infarto cardíaco.

A garantia de melhor funcionamento do coração acontece por causa do estímulo da vascularização, isto é, crescimento da irrigação do sangue ao coração. Pressão arterial e colesterol são reduzidos por causa dos fatores de riscos diminuídos nas artérias coronárias.

Os vasos sanguíneos ficam com redução nas paredes, diminuindo de forma considerável as problemáticas relacionadas com placas de gordura – intitulados ateroscleroses pelos cardiologistas. Acontece redução do colesterol ruim, enquanto que o HDL cresce e protege melhor as artérias contra a formação de placas gordurosas. Os níveis da pressão arterial diminuem e por consequência, aumenta o combate contra a hipertensão.

Controle do Colesterol!

Na atualidade se faz mais do que necessário ter alguma dieta que não tenha excesso de colesterol, alimentos que podem resultar em diversos problemas cardiovasculares, inclusive infartos no miocárdio. Não se esqueça de que além do regime alimentar direcionado, é necessário levantar da cadeira e praticar atividades esportivas de forma considerável. A cada dia que passa, pessoas com menos idades estão sofrendo com a problemática.

Enquanto que uma porcentagem do colesterol é produzida pelo sangue, outra parte chega ao organismo por causa da alimentação. As partículas do sangue são formadas com auxílio desta gordura com as proteínas, cabendo destaque às LDL e HDL.

Na primeira modalidade, o colesterol é carregado aos tecidos do organismo, ao passo que no HDL acontece o despacho ao fígado, local no qual acontece a eliminação do formato dos sais biliares. É por este motivo que há a fama negativa da LDL, cujo excesso pode formar ateromas, que em linguagem popular, são denominados como formação de placas de gordura. Eles podem prejudicar a circulação dos órgãos considerados vitais, caso do coração.

Mesmo sendo visto de maneira desqualificada o colesterol representa uma gordura essencial para o organismo. Ele é necessário para a renovação na produção de novas células, vitamina D, sais do tipo biliar e hormônios esteroides, caso das progesteronas e testosteronas. Como quase tudo na vida, o problema está relacionado com o excesso.

Cuide do Seu Coração

Cuide do Seu Coração

Nutricionistas profissionais indicam que a primeira medida para lutar contra o excesso sem ter que tomar remédios é mudar de maneira radical o regime, ou seja, os costumes alimentares. Este representa método mais fácil e utilizado ao redor do mundo.

De certa forma, um dos grandes desafios está na diminuição do consumo de massas. Necessário trocar o pão francês por pães integrais, além de substituir a farinha de trigo pela versão integral. Outro ponto indicado pela maioria dos especialistas está na substituição de óleo por azeite de oliva. Hoje em dia os preços dos dois produtos estão mais equivalentes do que em épocas passadas.

Aumente o número de legumes e grãos em detrimento de carnes, principalmente vermelhas, que aumentam os glóbulos avermelhados no câncer e por consequência aumenta o nível de coletores consideravelmente. Ingerir pelo menos três frutas ao dia se faz necessário para o corpo ficar, além de energizado e nutrido, equilibrado e com alimentação completa no que tange a distribuição de energia.

Especialistas apontam que a primeira refeição do dia representa segredo chave para não vacilar contra o colesterol. Com o mundo corrido, poucas pessoas possuem tempo de fazer a alimentação com calma e de maneira qualitativa, sendo que este ritmo se faz necessário para manter o nível de colesterol pelo menos em níveis aceitáveis. Não ataque os pães ou as guloseimas logo pela manha. Comece o dia com qualidade na mesa!

Com estes ajustes de nível fácil, é possível conquistar a redução em aproximados três meses, período que o próprio organismo precisa para se acostumar com a presença do novo costume alimentar.

Dicas Para Diminuir As Chances de Infarto No Miocárdio

  • Diminuir consumo de massas e carboidratos refinados;
  • Exercícios físicos regularmente;
  • Aumente o consumo de frutas e legumes;
  • Substituta o óleo de soja por azeite;
  • Troque fritura por assados ou grelhados;
  • Menos molhos gordurosos, creme de leite, queijos amarelos e leite integral;
  • Consuma mais carne branca do que vermelha;
  • Menor alimentação de carnes: porco, asa de frango, pelos de azas, fígado, miolo, miúdos e embutidos;
  • Evitar Doces: Biscoitos recheados ou amanteigados, leite condensado, sorvetes, chocolate (principalmente o branco), massas folheadas, tortas, bolos prontos, entre outros.

Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *