O Caminho da Recuperação da Síndrome do Túnel do Carpo

Depois de passar pela cirurgia de liberação aberta ou endoscópica, é tempo de conhecer sobre como se recuperar da operação. Isso não significa que quando o ligamento carpal é cortado o paciente esteja muito bem. Na verdade, um pouco da força do pulso se perde.

A recuperação do túnel do carpo depende de que tipo de anestesia foi injetada. Se a anestesia for local e foi injetada em torno do local da operação, a área e os dedos nas proximidades permanecerão dormentes até dez horas após a cirurgia.

tunel de carpo-1

O Caminho da Recuperação da Síndrome do Túnel do Carpo

Quando este efeito desaparece, ele pode muito bem valer a pena tomar alguns analgésicos. Sua dor do túnel do carpo durante a noite deve estar resolvida imediatamente. Qualquer formigamento nos dedos das mãos pode levar algumas semanas para desaparecer.

Elevação da Mão

É importante para prevenir o inchaço e a rigidez dos dedos. Lembre-se de não andar com a mão solta ou sentar-se apoiando a mão em seu colo.

tunel de carpo-2

Elevação da Mão

É bom, no entanto, usar a mão aos poucos e você deve voltar com atividades leves, logo que possível, guiado pelo senso comum. Há uma série de exercícios que você deve fazer para evitar a rigidez.

Assepsia

Você foi liberado da cirurgia com um curativo de apoio, composto de gaze, lã e uma atadura de crepe. Não se esqueça de remover todo o curativo depois de cinco dias e inspecionar o corte. Haverá, obviamente, alguns inchaços e hematomas.

tunel de carpo-3

Assepsia

Olhe para qualquer vermelhidão ou sensibilidade na área ao redor da ferida que podem indicar uma infecção. Não aplique anti-séptico, pois é bastante seguro deixar o corte respirar. Se você tiver alguma preocupação, não hesite em contatar com o seu médico imediatamente.

Hidratação

Nesta fase é seguro umedecer a mão em uma banheira ou chuveiro. A ferida e a pele circundante, muitas vezes se tornam secas e será mais confortável se um hidratante for aplicado. Uma maneira fácil de fazer isso é mergulhar a mão em água morna com um pouco de óleo Johnson seja misturado. Como alternativa, aplicar um creme hidratante sem perfume para a pele.

Tarefas Mais Complexas Tem de Ser Estudadas

Você pode dirigir se estiver confortável e recuperar os movimentos dos dedos completos, especialmente, se você tem força suficiente para controlar o veículo. O tempo do retorno ao trabalho é variável de acordo com sua profissão, que deve ser discutido pelo seu médico.

Marcas

Os pontos são retirados em cerca de duas semanas após a operação. Depois disso, a cicatriz vai ser um pouco forte e irregular. A cicatriz vai fechar depois de três meses e massagear a área com creme hidratante pode ajudar a conseguir isso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Bom dia,
    fiz uma cirurgia do tunel do carpio na mão direita a 20 dias sinto muita dor no pulso quando não estou com a tala remóvivel,quanto tempo terei que usar esta tala? sendo que sem ela não consigo mexer a mão,e quanto tempo para fazer meus serviços domestico normal?

    vera lucia 19 de setembro de 2011 12:47
  • Eu tenho isso,fico horas no pc!

    Déborah 23 de setembro de 2011 14:30
  • Fiz a cirurgia há 5 dias, na mão direita,sinto muita formigação nos dedos, não consigo fazer nada.

    Maria Inês Nunes 3 de novembro de 2011 23:33
  • Boa tarde, eu fiz esta cirurgia à 2 meses ainda tenho muitas dores e formigamentos no dedo e tambem ainda esta muito e inchaço na mão e em tres dedos , foi feita na mão esquerda não tenho movimentação no pulso e não tenho força na mão?

    joseli nunes s. antonio 25 de novembro de 2011 14:09
  • Boa noite, fiz cirurgia dia 09/01/2012 tenho algumas dores e formigueiro quando preciono a mão, a falta de força e o repuxar dos nervos penso ser normal. será que vou precisar de fazer fisioterapia e quanto tempo depois

    Ana Sousa 16 de janeiro de 2012 21:53
  • Boa noite minha cirurgia do tunel do carpo foi no dia 8/03 sinto algum desconforto em aluns ,ovimentos que faço mas não senti dor alguma tanto que nem precisei tomar remédio e na primeira noite após a cirurgia consegui dormir sem os sintomas de antes meu médico me deu 15 dias de afastamento trabalho de vendedora em uma loja será que 15 dias será suficiente?

    josiane pereira 14 de março de 2012 1:36
  • Ola boa noite fiz minha cirurgia do tunel do carpo dia 08/03 de 2012 ja nâo sinto mas dores e nem formigamento meu médico deu 15 dias de afastamento será que será suficiente sou vendedora em uma loja
    tem uma estimativa do tempo de recuperação dessa cirurgia?

    josiane pereira 14 de março de 2012 1:43
  • Boa noite sou pizzaiolo e tenho que fazer a cirurgia de sindrome do tunel do carpo bilateral nas duas maos sera que vou ter que mudar de profissao ? Obrigado

    Moises goncalves rodrigues 15 de março de 2012 3:33
  • fiz cirugia do tunio do carpo e dedo em gatilho no 03 /01/2012. sinto muitas dores por quanto tenpo vou senti essas dores? sou custureira com quanto tenpo posso volta o trabalho?

    maria luiza da silva 19 de março de 2012 0:07
  • trabalho como operadora de maquina de xerox vou fazer a cirurgia do tunel do carpo quanto tempo de recuperação e volta ao trabalho

    maria 4 de junho de 2012 1:09
  • Xiiiiiiiiiii estou com medo a minha cirugia
    esta marcada para o dia 13/6/2012
    é tunil do carpo………….

    Elza Gazola 6 de junho de 2012 21:17
  • fiz a cirurgia tunel do carpo a 1 mes e 5 dias, no local da cirurgia esta inxado e sinto muita dor e formigamento, os dois dedos do meio nao sinto.Quanto tempo leva para me recuperar? se caso eu nao me recuperar tem como me aposentar por invalidez ?

    Maria Elisabete de Mello 6 de julho de 2012 0:07
  • Criei coragem fiz cirurgia do carpo faz 45 dias
    estou fazendo fisioterapia e não vejo melhora doi muito a mão ainda está inchada
    será que é assim mesmo?

    Elza 26 de julho de 2012 20:01
  • Boa noite , gostaria de uma resposta porque aida dói muito
    a mão e até o ombro depois da cirurgia do tunel ,ainda está inchada
    estou fazendo fisioterapia não vejo melhora ´´está piorando pelo que sinto
    não sei o que fazer ,estou com vontade de mudar de fisioterapeuta
    pois já fiz 15 seções de fisioterapia e está pior me ajude por favor,

    NomeElza 13 de agosto de 2012 0:59
  • Boa noite , gostaria de uma resposta porque aida dói muito
    a mão e até o ombro depois da cirurgia do tunel ,ainda está inchada
    estou fazendo fisioterapia não vejo melhora ´´está piorando pelo que sinto
    não sei o que fazer ,estou com vontade de mudar de fisioterapeuta
    pois já fiz 15 seções de fisioterapia e está pior me ajude por favor,
    faz
    dois meses que fiz cirurgia

    NomeElza 13 de agosto de 2012 1:04
  • oi vou fazer essa ciruria tunel carpo estou com alguem de vcs que fizeram valeu a pena a minha é bila teral,e se eu naum fizer estou com medo alguem sabe me dizer se é caro a cirurgia

    Nome mirian 25 de agosto de 2012 21:24
  • gente o medico me indicou a cirurgia do tunel do carpo, disse que é simples, então estou pesquisando sobre o assunto e estou assustada, o pessoal aki, não melhorou, continua sentindo dor eu heimmmmmm, to com medo val rio de janeiro

    NomeVAL 29 de agosto de 2012 16:38
  • boa tarde gente terei que fazer essa cirurgia mas estou um pouco insegura
    uns dizem que e simples a recuperação ,mas pelo que eu estou vendo
    estou a ponto de desistir pois se for para continuar a sentir dor apos deixa como esta bjos

    cassia 2 de setembro de 2012 16:57
  • Fiz essa cirurgia ha 4 dias, ainda estou me recuperando, mas eu tenho muita fe em Deus e tenho certeza que vou ficar otima, e so uma questao de tempo e paciencia.

    NomeFlaviana 18 de setembro de 2012 16:14
  • Fiz a cirurgia de síndrome do túnel do carpo há 30 dias e não senti mais dor nenhuma muito menos o enformigamento está tudo certo. É só cuidar direitinho e ter paciência.Beijo e boa sorte à todos.

    NomeLeila Gianni T. de Oliveira 25 de setembro de 2012 2:50
  • eu fiz essa cirugia a 2 meses e estou bem sinto um pouco de dor so aonde cortou.

    Nomeregina celia reis 5 de outubro de 2012 12:37
  • Bom dia. Fiz minha cirurgia na mão direita no dia 24/10/12. Ainda estou com os pontos e não sinto mais as dores e formigamentos terríveis que sentia. Também fiquei com medo da cirurgia mas pelo que percebo, correu tudo bem. Sinto algumas dores no corte, o que é normal devido a cicatrização. Agora tenho que me preparar para a cirurgia na mão esquerda, mas isso só no ano que vem. Posso afirmar que, a cirurgia é rápida mas o demorado é a recuperação, evitando de mexer o pulso até segunda ordem do médico. Toda disciplina e paciência é fundamental para o sucesso da cirurgia.

    Simone De Carlo 30 de outubro de 2012 12:54
  • ola fiz uma cirurgia do tunel do carpo há exatamente 31 dias .
    minha mão ainda esta dolorida e meu pulso não tem muita força,mas a recuperação esta excelente e não sinto mais aquela dor terrivel q sentia antes da cirurgia.
    estou 1000 vz melhor

    juciene gomes xavier 31 de outubro de 2012 17:23
  • boa tarde fiz minha cirurgia dia 18/10/12, a mão esquerda e estava preocupada com o inchaço e a dor na lateral damão do lado do polegar. concordo com a simone.
    disciplina e paciencia é tudo. boa sorte a todos

    marines brisotti 7 de novembro de 2012 18:14
  • ola minha esposa fez a cirurgia do tunel do carpo eu e minha sogra nao aguentamos mais fazer serviço desisto rsss logo eu vou ter a sindrome da loucura do lar

    NomeZÉLIA 13 de novembro de 2012 21:07
  • amanha vou fazer a cirrurgia do tunel do carpo estou com muito medo de morre por causa da nestesia e tira um sisto o punho dieiro está nas mãos de deus.

    marylice barroca pires 21 de novembro de 2012 15:32
  • quero muito saber quanto tempo tem que ficar em casa pois eu trabalho como copeira estou com muito medo .

    marylice barroca pires 21 de novembro de 2012 15:34
  • Concordo com as meninas,tem que ter cuidado e paciência na recuperação,mas a melhora vale a pena! Fiz em 16/10/2012,tenho uma dor na lateral do dedão e no corte,mas é só.

    NomeSilvia Casini 22 de novembro de 2012 21:06
  • fiz a cirurgia do tunel do carpo tem 04 dias estou sintindo muitas dores e desconforto no meu punho direiro vou no meu medico dia 26/11/2012 pra trocar o corativo eu não vi nada pois dormi nem sei como foi o corte minha cirurgia demorou quanse duas horas não sei o por que vou saber amanha,quem vai fazer não tenha medo enrega nas mães de deus que vai dar tu
    do certo tá bom ,xau.

    marylice barroca pires 25 de novembro de 2012 9:19
  • Fiz a cirurgia dia 03 de janeiro de 2013, não sinto nemhu,a dor, recomendo esta cirurgia é muito tranquila, ja nao sinto mais dormencia a noite nem dor. no local ainda esta inchado e dolorido, sou dogitadora e meu medico me deu 60 dias de licença.

    Rosana Dornelas 19 de janeiro de 2013 1:17
  • OLÀ, estou aqui pela segunda vez, e gostaria de uma resporta.
    fiz cirugia tunio do carpo e dedo emgatilho no dia 03/01/2012
    hoje não comsigo fazer minhas como custureira,pois não tenho muito mvimento e nem força no braço.sem falar nas dores q são muitas e a noite fica totalmente dormente.
    já fui no medico q fez a cirugia ele falou q é assi mesmo.
    não tem como ser assi mesmo, pois tenho q pagar uma pessoa´para fazer as ciosas na minha casa.gostaria q alguem mi ajudace. sera q vou ter q fazer outra cirugia?

    Nomemaria luiza da silva 29 de janeiro de 2013 23:44
  • Boa noite,fiz a minha cirurgia no dia 22 de janeiro de 2013,hoje esta fazendo nove dias,sinto formigamento nos dedos,dor no punho,sensação de braço cansado,não consigo dormir bem a noite mais,e não acho posição para colocar o braço,será que isso vai passar??estou agoniada pois meu médico ainda nao trocou os curativos e sinto também que tem dores no corte,e tambem terei que fazer a mão esquerda e já estou preocupada será que a idade pesa nessa situação,o meu médico me deu 60 dias de repouso por que sou digitadora.como sou morena meus dedos da mão ficaram brancos.alguém de voces que fizeram essa cirurgia estao bem mesmos já passou as dores e as dormencia,não sentem mais nada??muito obrigado e fiquem com Deus e melhoras para todas.

    Divina Maria Ramos Jubé 31 de janeiro de 2013 0:35
  • fiz a cirurgia do tunel do carpo dia 04/03/2013 minha mão dói e o formigamento continua demora para melhorar?Já estou movimentando a mão mas estou. preocupada com o formigamento. é normal?

    sonia regina de jesus 9 de março de 2013 3:34
  • Fiz a cirurgia há mais de 4 meses , fiz tbm bastante fisioterapia mas ainda estou com dor e o pulso com dificuldade dos movimentos . E estou muito preocupada com minha recuperação . O QUE DEVO FAZER ?

    Rute Léia 13 de março de 2013 2:29
  • fiz uma cirurgia do tunel do carpo no mes 10-2012 minha mao nao melhorou nada ainda dormece muito e ja esta doendo ate o ombro mais forte doque antes da cirurgia oque devo fazer , tenho q tomar injessão de corticoide .

    Ana p Mt 29 de março de 2013 20:30
  • tenho que fazer essa cirurgia mas o medo é muito alguns recupera outros não tá bem dificil de decidir…..

    Nomelindalva rc 6 de abril de 2013 15:45
  • Boa tarde!!!

    Minha esposa passou com um médico cirurgião no dia 30 de abril de 2013 para uma avaliação cirúrgica relativa a Síndrome do Túnel Carpo. O nome do médico é Daniel Contri de Jesus, o qual atende na Policlínica de Sorocaba,

    Durante a consulta, este mesmo médiCU disse que a Síncrome Carpal NÃO CAUSA DORES, apenas formigamento. O mais interessante é ver relatos de outros pacientes reclamando de dores intensas, além de vários documentos que achamos na web, assimk como vídeos de outros médicos renomados admitindo que a Síndrome Carpal causa fortes dores.

    Afinal de contas, essa doença causa dores ou elas são PSICOLÓGICAS???

    Junior 2 de maio de 2013 17:18
  • olá sou professora e fiz a cirurgia do tunel do carpo em 16/04/2013. Hoje fazem 29 dias. No dia da cirurgia estava muito nervosa, mas foi tudo tranquilo graças ao bom Deus. A anestesia foi na altura do ombro. Não posso fazer muita coisa, como por exemplo erguer peso. Meu médico disse que era apenas para movimentar os dedos durante os 20 dia que fiquei com os pontos. Ainda estou com o polegar dormente e com poucas dores no local da cirurgia e punho. Não comecei a fisioterapia mas acredito que depois de realizar algumas sessões estarei muito melhor. Quem tiver a necessidade de fazer a cirurgia fique calmo e coloque nas mãos de Deus, que tudo dará certo. Boa sorte a todos.

    ange 15 de maio de 2013 17:49
  • Oi preciso fazer essa círugia do túnel do carpo, mas tenho medo todas as pessoas que conheço que fizeram não ficaram curada,continuam com as mesmas dores e dormencias.O que fazer?Séra que vale apena se passar por uma círugia e não ver resultado.Gostaria de uma resposta.Obrigado

    Geneci Santos 6 de junho de 2013 22:57
  • OPEREI FAZ 4 DIAS E JA ESTOU LAVANDO LOUÇAS, PONDO ROUPA NO VARAL , TO TENTANDO FAZER DE TUDO NORMAL, SÓ AINDA NÃO DIRIGI POIS AINDA TENHO UM POUCO DE MEDO, MAS AO TENTAR TER UMA VIDA NORMAL POSSO ESTAR PREJUDICANDO A CIRURGIA, OPEREI DE SINDROME DE TUNEL DO CARPO, NA MÃO DIREITA.

    ELIANE 24 de junho de 2013 21:34
  • ja fiz a cirurgia do tunel do carpo na mão direita e fiquei com dor na mão e agora refiz o exame e estou novamente com o tunel do carpo inflamado. Preciso operar a mão esquerda pelo mesmo problema,só que estou com medo, porque a mão direita não ficou boa. A minha cirurgia foi feita na palma da mão, e conheco pessoas que fizeram no punho e estão bem. Qual metodo é melhor?

    valeria 30 de junho de 2013 23:05
  • Fiz a cirurgia da sindrome do tunel do carpo nas duas mãos.Primeiro fiz na esquerda pois tinha muitas dores e faz dois meses que fiz,agora a dez dias atras fiz na direita. A recuperação está sendo excelente,não sinto mais os formigamentos, ainda dói um pouco pois é recente.Segundo meu medico dr RAFAEL HARTMAN é normal.Mas nem vou precisar fazer fisioterapia.Trabalho com digitação e estava insuportável usar o computador.Ainda vou ficar mais um mes de recuperação e dpois se estiver tudo ok, volto ao trabalho.

    Rosana Jardim 5 de agosto de 2013 21:23
  • Fiz minha cirurgia no dia 03/08/2013, estou com vinte e dois dias de operada e me sinto muito bem, apenas algum desconforto na palma da mão e na região do corte, que foi na dobra do punho. Fui orientada pelo médico a fazer tudo o que eu aguentar evitando apenas pegar peso. Por hora estou muito satisfeita com o resultado.

    NomeLuciane 25 de agosto de 2013 15:03
  • Ola!Fiz a cirurgia da cindrome do carpo ha15dias,e estou muito bem ,nao tennhao medo
    De nao sentirem mais dormencia e rigides vao e faCAO !Claro com bons medicos

    Virgilia 23 de setembro de 2013 0:21
  • Boa tarde a todos??? Indo pro mesmo assunto, também tive a Síndrome do Túnel do Carpo Bilateral (Ambas as Mãos). Eu operei primeiro a Mão Esquerda no dia 13 de Setembro de 2012 e a Mão Direita operei agora dia 22 de Agosto de 2013. A recuperação como toda a cirurgia requer cuidados especiais, paciência acima de tudo confiança em Deus e no médico responsável. A minha recuperação da Mão Esquerda foi excelente, mesmo com Fisioterapias não tenho nada que reclamar, porém a da Mão Direita está um pouco mais devagar, por causa da trombose que tive em Janeiro desse ano (2013). Mas como eu disse com Deus na frente, rapidinho recuperamos a nossa Saúde 100%. Recomecei essa minha nova fase de Fisioterapia e Creio que em Breve estarei totalmente recuperada. As dores, dormências e formigamentos, todos estes diagnósticos eu tive como todo mundo e hoje Graças à Deus Não sinto mais nada. Quem precisar fazer esta cirurgia de Uma das Mãos ou de Ambas as Mãos, vai na Fé pois Jesus Cristo é o nosso Melhor Cirurgião. Deus Abençõe a todos…!!!
    Vick Marx

    Rebeca Victória. 29 de setembro de 2013 19:39
  • pessoal tenho essa síndrome do túnel de carpo ha 20 anos, tenho 40 de idade fui manicure durante 10 anos e achava que era má circulação , coluna…..e fui deixando hoje ja não consigo mais segurar o telefone por 2 minutos fico trocando de mão o formigamento é terrível , e fazer uma bainha então , sou professora de pintura em tecido uso muito minha mão direita que ja to difícil continuar segundo o pincel , vendo tudo que escreveram aq confesso q to muito preocupada, também fiz muita pesquisa já vi a operação no you tube para ver como é , e comentando com minha irmã ela me disse q conhece um rapaz q operou e esta muito bem , ja fui atrás do medico ja me consultei e estou no estagio 3 quer dizer q ja passou da hore de operar , tenho fé em Deus e esperança de ficar boa…..depois q eu fizer a cirurgia volto aq pra falar pra vcs….

    liliane machado 14 de outubro de 2013 14:19
  • Oi tenho cirugia do tunel do carpo marcada para o dia 22-10-2013, vendo todos esses comentários fico até com medo, mas tenho fé que tudo vai dar certo. Depois da cirugia volto a dar meu comentário.

    Eliane 18 de outubro de 2013 0:01
  • Fiz a cirurgia na mão direita fazem pouco mais de 15 dias e sinto bastante dor e fraqueza no pulso. Por favor preciso fazer fisioterapia? Meu médico não pediu e qto tempo leva prá recuperar,pois preciso fazer na mão esquerda.
    Grata.

    Terezinha 18 de outubro de 2013 23:05
  • tem 3 dias que operei a mão esquerda, não sinto dor nenhuma e acabou as dormências e os formigamentos, me sinto ótimo!!!

    Nicolai 19 de outubro de 2013 12:20
  • Olá, eu gostaria de saber se é possível realizar a cirurgia da Sindrome do Túnel do Carpo nas duas mãos ao mesmo tempo, pois eu tenho problemas nas duas.

    guiomar 24 de outubro de 2013 15:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *