Presbiopia

A anomalia da visão chamada de Presbiopia é conhecida popularmente de “vista cansada”. Ela acontece conforme a pessoa envelhece e acarreta no enrijecimento dos músculos ciliares, isso se dá por volta dos 40 anos de idade. Fatores que fazem com que a Presbiopia se manifeste mais precocemente, perto dos 35 anos, é ter Hipermetropia ou Diabetes mellitus.

A Acomodação

Num olho fisiologicamente normal quando precisamos enxergar de perto é necessário que haja um aumento do poder refrativo para que aconteça a focalização dessa imagem. Por exemplo, para 33 cm que é a distância normal para ler é necessário contar com o aumento de 3 dioptrias para que se tenha nitidez.

Quem tem o olho normal, sem a presbiopia, consegue chegar a esse resultado através da contração de pequenos músculos que ficam dentro do olho, os chamados músculos ciliares. Essa capacidade de aumentar o poder dióptrico recebe o nome de processo de acomodação.

Causas da Presbiopia

São vários os fatores que podem causar a presbiopia como, por exemplo, o aumento constante do cristalino e a perda da elasticidade da cápsula do mesmo. Basicamente isso faz com que os músculos ciliares não tenham mais a habilidade de modificar o seu formato o que torna difícil fazer a focalização das imagens vistas de perto. Trata-se de um processo progressivo e que conforme se adquire mais idade vai piorando. Costuma se estabilizar por volta dos 60 anos.

Exames

Dentre os testes que o seu médico pode pedir para ter certeza de que você está com presbiopia estão exame da retina, exame de refração, teste para verificar a integridade do músculo, teste de acuidade visual e ainda o teste da lâmpada de fenda. É importante procurar um médico oftalmologista se você percebe que tem cansaço visual ou se perceber que está tendo dificuldade em enxergar objetos próximos a você, especialmente dificuldades para ler.

Sintomas da Presbiopia

Dentre os principais sintomas que a presbiopia pode causar estão a redução da capacidade de enxergar com nitidez objetos que estão próximos, sensação de fadiga ocular bem como dores de cabeça.

Correção

Para que seja possível corrigir o problema da presbiopia é necessário usar lentes corretoras multifocais, bifocais ou mesmo ter um óculos para realizar atividades como leitura. Já se estão testando algumas cirurgias experimentais que tem como objetivo aumentar o espaço em que o cristalino está inserido para que ele possa voltar a fazer o processo de acomodação.

Entretanto, esse tipo de cirurgia acabaria apenas fazendo com que o aparecimento da presbiopia fosse protelado e não existe estudos a longo prazo para saber se ela poderia causar algum tipo de complicação.

Outros Casos

Se a pessoa tem apenas presbiopia não necessitará de óculos para visão à distância e poderá usar apenas óculos de leitura ou meio óculos. Quem é míope pode conseguir tirar os seus óculos para fazer leituras a distância. Uma coisa interessante sobre pessoas que optam por lentes para fazer a correção é que algumas optam por corrigir um olho para a visão de perto e outras para a visão de longe.

Essa forma de correção recebe o nome de “monovisão” e acaba com a necessidade de usar óculos bifocais ou os óculos de leitura. Contudo fazer esse tipo de correção pode acarretar em problemas na percepção de profundidade. A monovisão ainda pode ser fruto da correção da visão a laser. Existem ainda lentes de contato bifocais que podem fazer a correção para perto e para longe dos dois olhos.

Exercícios Visuais

Uma opção natural e mais saudável é praticar os exercícios visuais que foram criados pelo Dr. William Horatio Bates que visam melhorar os músculos ciliares. Também é possível fazer uso temporário de óculos terapêuticos de PinHole que tem pequenos furos que em grande parte dos casos torna possível enxergar sem precisar de lentes de grau.

Uma das principais vantagens é que se faz o fortalecimento da musculatura do sistema ocular e assim se pode reprogramar as funções visuais do seu cérebro promovendo um melhor relaxamento para a musculatura o que faz com que o seu globo ocular volte a ter o seu formato original. Porém, vale ressaltar que esse tipo de tratamento ainda precisa de comprovações científicas de que dá resultado.

Possíveis Complicações

Nos casos em que a pessoa não procura a ajuda de um médico para corrigir o problema da presbiopia pode acabar tendo dificuldades em seu dia a dia como dirigir o seu carro, por exemplo. Problemas de visão precisam ser levados a sério já que podem ocasionar graves acidentes. Além disso, é possível corrigir a visão com óculos ou lentes de contato.

Prevenção

Não existe nenhum tipo de prevenção comprovada para presbiopia, a melhor forma de conviver bem como problema se ele aparecer é procurar um oftalmologista para corrigir o mesmo.

Outros Problemas de Visão

O Que é Miopia?

A miopia é um problema de visão que causa dificuldade em fazer a focalização adequada de uma imagem antes que ela chegue a retina. Quem é míope consegue ver objetos que estão perto com nitidez, mas aqueles que estão mais distantes estão sempre embaçados porque estão desfocados.

Numa visão normal é necessário que o ponto focal dos raios luminosos convirja para a área mais próxima dos receptores de luminosidade que estão na retina. Em pessoas míopes esse ponto se forma antes, o que pode ser causado por vários problemas como excesso de poder dióptrico, curvatura excessiva da córnea, alongamento demasiado do globo ocular ou todas as opções anteriores.

Astigmatismo

O distúrbio visual chamado de astigmatismo é causado pela córnea que possui uma forma irregular ou então pelo cristalino. A imagem se forma em vários focos que acabam se encontrando em eixos diferentes. A córnea normal é redonda e lisa, já no caso de quem tem astigmatismo é a córnea tem uma forma mais oval como a de uma bola de futebol americano.

Com isso os objetos que estão perto ou longe acabam ficando distorcidos. Esse embaçamento das imagens ocorre porque parte dos raios de luz são focalizados e outros não. É quase como a sensação que se tem quando se olha através de um vidro ondulado.

Presbiopia nada mais é quando os olhos perdem a capacidade de focar as coisas que estão mais perto. Um exemplo é quando uma pessoa possui dificuldades para ler algo de perto. Esta patologia também é conhecida como vista cansada e acontece quando os músculos  ciliares começam a se enrijecer, o que ocorre geralmente devido a idade.

Presbiopia

Presbiopia

Existem estudos que apontam que pessoas que possuem diabetes mellitus (aumento da glicose no sangue devido á pouca ou nenhuma produção de insulina pelo pâncreas) e a hipermetropia ( erro da focalização da imagem no olho)  tendem a ter a presbiopia mais precocemente do que as pessoas que não possuem estas doenças.

Sintomas da Presbiopsia 

Os sintomas da presbiopsia variam de pessoa para pessoa, pois existem as que não sentem absolutamente nada, apenas dificuldade de leitura, mas há aquelas que sentem terríveis dores de cabeças. Aqui estão alguns sinais e sintomas mais comuns nas pessoas que apresentam esta patologia: dificuldade para ler de perto, as pessoas costumam afastar livros e objetos para tentar enxergar melhor, cansaço, cefaleias (dores superficiais de cabeça), tensão nos olhos. Alguns sinais e sintomas tendem a piorar com o avanço da idade, mas pode se estabilizar em torno dos sessenta anos de idade, dependendo de cada pessoa.

Tratamento da Presbiopsia 

A presbiopsia não é considerada uma patologia grave, mas como toda doença deve ser tratada para melhor qualidade de vida das pessoas e para que não haja evolução de piora da doença.

Presbiopia

Presbiopia

No caso da presbiopsia existem alguns tratamentos que podem ser escolhidos pelo paciente juntamente com o médico, um deles é o uso de lentes de contato corretoras bifocais ou multifocais, que podem ser utilizadas também em lentes de óculos. Existem também os exercícios visuais que irão ajudar a relaxar a musculatura do globo ocular, deixando assim com formato natural. Entretanto, vale ressaltar que esta técnica do relaxamento muscular ainda não é totalmente comprovada cientificamente, ou seja, sua eficácia não foi comprovada.

Presbiopia

Presbiopia

Porém, houve melhoras em pessoas que realizaram o uso da mesma.Visitar o Oftalmologista é Necessário Sim!A maior parte da população brasileira não tem costume de ir ao médico de rotina, principalmente quando se trata do médico dos olhos, os oftalmologistas, e acabam deixando de lado esta parte do corpo que é tão importante para a vida, para o dia a dia. Por isso, as visitas devem ser rotineiras, sempre com a realização de exames para verificar se está tudo em ordem, principalmente com o avanço da idade, quando começam a aparecer as patologias  mais comuns. Sempre é bom cuidar da visão, pois enxergar as cores e as  belezas da vida não tem preço.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *