Tricomoníase

Tricomoníase é uma DST, uma doença sexualmente transmissível. Esta doença ainda é muito desconhecida pela população brasileira. A tricomoníase é uma infecção que ocorre nos órgãos genitais, vagina e pênis, e é causada por um protozoário chamado de tricomonas vaginalis.Esta doença  não é considerada grave, mas como toda doença deve ser tratada corretamente seguindo os critérios médicos.Sintomas da Tricomoníase Esta doença pode apresentar diversos sintomas, o mais comum e visível são corrimentos vaginais abundantes que podem apresentar odor  desagradável e cores diferentes , podendo ser corrimento na cor branca e verde claro, com um aspecto espumoso, além de prurido (coceira) na vagina.

A vulva, parte externa da vagina, pode apresentar vermelhidão e irritação, dor ao urinar (disúria) e vontade excessiva de ir ao banheiro, além de dor abdominal quando a infecção está acometendo no trato urogenital superior.Os homens geralmente são assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas, podendo assim infectar suas parceiras sem saber, mas quando apresentam sintomas, é uma secreção espumosa e dor ao urinar.Tratamento da Tricomoníase O tratamento é realizado através de medicamentos prescritos pelo médico ou enfermeiro, dependendo da unidade. Geralmente são utilizados os nitroimidazólicos, metronidazol ou tinidazol, como são conhecidos.

É orientado ao paciente que tome os medicamentos em dose única e sempre após alguma refeição, de preferência o almoço.Estes medicamentos geralmente não causam efeitos colaterais, mas se ocorrer podem ser cefaléias (dores de cabeça), náuseas, boca seca e gosto metálico.É necessário que haja uma conversa com o paciente se ele tiver um parceiro fixo, tudo para orientar que os dois devem ser tratados para que não haja uma reinfecção. O casal só poderá manter relações sexuais depois de tratados e quando ambos  estiverem curados.Caso o paciente não possua parceiro fixo, o médico deve orientar quanto ao uso de preservativo, que no momento é a única forma de prevenir e evitar as doenças sexualmente transmissíveis, além de prevenir o HIV, que ainda é uma doença sem cura, e a gravidez indesejada.Prevenção da Tricomoníase A maneira mais fácil e correta de evitar a doença é fazendo o uso de preservativos.

Caso o homem não queira usar a camisinha masculina, a mulher pode optar pelo uso de camisinhas femininas, que também estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde e  que também são muito confortáveis, pois não atrapalham o prazer do casal.Nos casos de sexo anal, basta utilizar lubrificantes para não causar lesões no local e passagem de microorganismos causando a infecção. É importante sempre realizar uma boa higiene na região genital utilizando água e sabão, principalmente após as relações sexuais.A diminuição de parceiros também diminui as chances de adquirir doenças sexualmente transmissíveis. Outra opção é sempre realizar o auto exame dos próprios genitais vendo a cor, a aparência e o odor. Caso o paciente note algo anormal, basta procurar um profissional da saúde para solucionar o problema.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *