Principais Doenças dos Olhos e Anexos Que Afetam Os Indivíduos

Muitas doenças oculares não têm sintomas iniciais. Elas podem ser indolores, e a pessoa pode não pode perceber nenhuma mudança em sua visão até que a doença torna-se bastante avançada. Nesse artigo veremos quais as principais enfermidades e problemas dos olhos que afetam os seres humanos.

Como Proteger a Visão?

A única e melhor maneira de proteger sua visão é através de exames oftalmológicos regulares retaliados por profissionais qualificados. Claro que, se entre os exames, você notar alguma mudança em sua visão, ou você achar que seu olho possa estar lesado de alguma forma, deverá entrar em contato com o oftalmologista imediatamente.

Doenças da Visão

Doenças da Visão

Principais Doenças e problemas Oculares

Degeneração Macular

A degeneração macular relacionada está com a idade dos seres humanos e se caracteriza pela perturbação física sentida pela pessoa do centro da retina, chamada mácula.

Olhos Esbugalhados

Os olhos esbugalhados, ou proptose como é conhecido cientificamente, ocorre quando um ou ambos os olhos se projetam a partir do olho do individuo devido ao espaço existente, levando às lesões, tais como inchaço dos músculos, gordura e tecido por trás do olho.

Catarata

A catarata é uma forma degenerativa de doença ocular na qual a lente se torna gradativamente opaca e névoas na visão começam a ocorrer.

Catarata em Bebês

Em casos raros, as crianças podem desenvolver catarata nos primeiros anos de suas vidas.

Retinite por CMV

Retinite por CMV é uma infecção grave da retina que geralmente afeta pessoas com AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), e que também pode afetar pessoas com outras doenças imunológicas.

Daltonismo

O daltonismo não é, na verdade, a cegueira, no verdadeiro sentido, mas sim uma deficiência de visão de cores, na qual as pessoas que são afetadas por ele simplesmente não concordam com a maioria dos outros indivíduos sobre a correspondência de cores (Um exemplo clássico é a cor verde e azul).

Estrabismo

Olhos cruzados (ou estrabismo nome científico) ocorrem quando os olhos de uma pessoa não são capazes de se alinharem no mesmo ponto, ao mesmo tempo, e parecem estar desalinhados ou apontados em direções diferentes.

Edema Macular Diabético

O edema macular diabético é causado pela acumulação de fluido na mácula. Os pacientes com edema macular diabético normalmente experimentam visão turva que pode ser muito grave.

Flashes nos Olhos

Existem pessoas que veem pequenas manchas ou nuvens que se movem através de seu campo de visão, especialmente quando elas estão olhando para um fundo liso brilhante, como uma parede branca ou um céu azul sem nuvens.

Glaucoma

O glaucoma ocorre quando um acúmulo de líquido no olho cria uma pressão, danificando o nervo óptico, podendo causar perda total da visão.

Ceratocone

A ceratocone ocorre quando a córnea, a parte da frente do olho, que normalmente é redonda, torna-se fina e em forma de cone.

Olho Preguiçoso

Vulgarmente conhecida como olho preguiçoso, a ambliopia é a visão deficiente em um olho que não recebe o uso adequado durante a infância da pessoa.

Baixa Visão

Sempre que sem os óculos comuns ou lentes de contato a pessoa não tiver uma visão clara, ela será considerada como tendo baixa visão.

Hipertensão Ocular

A hipertensão ocular é um aumento na pressão intraocular que está acima do padrão considerado normal.

Descolamento da Retina

Quando a retina se descola, uma membrana sensível à luz na parte de trás do olho separa-se do tecido do nervo e por baixo, do fornecimento de sangue. Se não tratada imediatamente causará perda total da visão.

Espasmos da Pálpebra

Às vezes, uma pálpebra simplesmente se mexe causando um espasmo.

Uveíte

A uveíte é a inflamação no interior do olho, que afeta especificamente uma ou mais das três partes do olho que constituem a úvea.

Infecções e Irritação nos olhos

Saiba Mais

Saiba Mais

Como Qualquer Órgão, O Olho Está Sujeito A Problemas e Doenças. Muitas Delas São Facilmente Curadas, Basta As Pessoas Saberem Um Pouco Mais dos Seus Principais Sintomas:

Alergias

Se a pessoa sofre de alergias, seus olhos podem ser afetados também. Eles podem ficar vermelhos, com coceira, e seus olhos e pálpebras pode até ficar inflamados.

Desconforto com as Lentes de Contato

As lentes de contato macias são geralmente confortáveis a partir do início de utilização. O desconforto dessa lente pode ocorrer, mas geralmente é facilmente contornado pelo oftalmologista.

Olho Seco

O olho seco é a perda ou redução da capacidade do olho de produzir lágrimas normais. É uma das causas mais frequentes de visitas a um oftalmologista

Inflamação das Pálpebras

Inflamação da pálpebra, ou blefarite, é um distúrbio comum no qual as pálpebras tornam-se vermelhas, inflamadas, em torno de suas bordas.

Objetos Estranhos e Irritantes Para os Olhos

Um objeto estranho em seu olho que pode ser um pedaço de poeira, areia ou algo maior e mais grave deve ser retirado imediatamente.

Ducto Lacrimal Inflamado

Também chamado de dacriocistite, esta é uma inflamação do sistema de drenagem lacrimal em um ou ambos os olhos que causam lacrimejamento excessivo, e às vezes vermelhidão apesar de não haver presença de alergias, frio ou outros fatores desencadeantes.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da membrana transparente que reveste as pálpebras oculares. Esta inflamação geralmente pode ser causada por certos tipos de bactérias

Terçol

O terçol é uma infecção bacteriana, perto da raiz de um cílio. É uma infecção muito comum que raramente é grave, embora seja normalmente doloroso.

Olhos Cansados

Olho cansado é outro termo para o que é comumente conhecido como fadiga ocular, quando as pessoas sentem seus olhos doloridos, fraco ou forte devido a usos intensos.

Olhos Lacrimejantes

Olhos lacrimejantes acontecem quando os olhos produzem um excedente de lágrimas, ou em outras palavras, quando os olhos produzem mais lágrimas do que é efetivamente necessário.

Alergias

As alergias são a resposta natural do corpo humano para certos medicamentos ou substâncias, geralmente resultando em coceira, vermelhidão e inflamação, entre outros sintomas. Elas podem ocorrer durante determinados períodos do ano, ou durante todo o ano, dependendo do que a pessoa for alérgica. Se você sofre de alergias, seus olhos podem ser afetados também. As alergias são extremamente comuns nas pessoas.

O Que Causa Alergias?

Quando o corpo entra em contato com um alérgeno ou certos medicamentos, o sistema imunológico dos ser humano reage naturalmente, produzindo uma substância química chamada histamina. A histamina se liga ao tecido nos olhos, causando-lhes uma dilatação, que se manifesta como um dos sintomas de alergias.

Os alérgenos comuns que afetam os olhos incluem: pólen, grama, mofo, erva daninhas, poeira e caspa de animais, entre outros. Os sintomas mais comuns das alergias são: vermelhidão, excesso de lacrimejamento, prurido (Coceira) ocular, espirros. A melhor maneira de tratar alergias é evitar alérgenos.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *