Sífilis Primária

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são  um assunto abordado em todas as idades, pois as campanhas de conscientização da população para sua prevenção estão estampada em vários locais e meios de comunicação.Uma DST bem conhecida é a sífilis, que se divide em sífilis primaria ou cancro duro, secundária, de latência e terciária ou tardia.

A sífilis primária ou cancro duro é caracterizada pelo aparecimento de lesões, normalmente indolores e de aparência lisa com sua base endurecida brilhante e com secreção escassa. Essa lesão surge depois de mais ou menos três semanas após o contato através da relação sexual desprotegida. Ela também pode ser transmitida de mãe para filho através da placenta (sífilis congênita).

Outra forma de transmissão é através de transfusão sanguínea, mas neste último caso. Outra forma de transmissão é rara.Os locais de aparecimento mais comuns na mulher são nos pequenos lábios, parede da vaginaa e no colo do útero. Já no homem é mais comum o aparecimento no sulco bálano-prepucial.O tratamento é realizado com penicilina e é bem eficaz no combate a sífilis, além de curar seu estagio primário não deixa danos permanentes para a pessoa.

Entretanto, a melhor forma de prevenção contra a sífilis e qualquer outra DST é o uso da camisinha nas relações sexuais, ter um parceiro (a) sexual fixa, manter uma boa higiene e visitar o medico regularmente ou caso note algo de diferente em seu corpo.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *